13/07/2013

Licor de Canela

Da canela, gosto do cheiro, do sabor mas não da textura. No entanto devo dizer que gosto muito do licor de canela, o primeiro foi-me oferecido pela cunhada que se dedicou a fazê-lo no Natal. O que depois vos mostro nas fotos, foi feito por mim, devo dizer que foi uma experiência engraçada, especialmente pelo cheiro de canela que cá ficou em casa! 

Ingredientes:

500ml de aguardente
8 paus de canela
600gr de açúcar
600ml de água


Preparação:

Este licor pode ser feito de uma maneira rápida ou mais lenta deixando todos os ingredientes a macerar. Foi um dos primeiros licores que fiz baseada numa receita do site da receita da Romy e da Economia cá de Casa.

Como já só faltava cerca de um mês para o Natal, fiz a versão mais rápida mas deixei os paus de canela no licor. Ficou muito bom!

Coloquei a água, o açúcar e a canela ao lume, brando. Deixei ferver até a água ficar amarelada e o aroma da canela ficar intenso. Ferveu cerca de meia hora até se fazer uma calda (tipo a das conservas de pêssego enlatado)

Depois de a mistura arrefecer juntei a aguardente, por ser caseira não coloquei meio litro mas menos. A intensidade do licor depende sempre da aguardente que se coloca.

Engarrafei e coloquei dois a três paus de canela por garrafa. No Natal estava amarelo escuro e muito bom!




Até ficaram bonitinhas as minhas garrafinhas... 

4 comentários:

  1. Boa tarde, estava a cuscar o seu blog (q estou a gostar muito) e deparei-me com esta receita de licor de canela... Desculpe a pergunta, mas a receita que apresenta tá certa? É que não me parece receita de licor de canela...apesar de a fotografia ter realmente aspeto de licor de canela penso que talvez se tenha enganado a colocar a receita.... ;) Se estiver errada peço desde já desculpa... Catarina A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina Anselmo,

      Receita corrigida! Espero que goste!

      Eliminar
    2. Ah assim sim! Eu costumo fazer este licor, e tb me baseei na receita da Joana Roque, mas acho q com as quantidades de acucar que ela indica, o licor fica muito forte, fica a saber mto a aguardente e desde então tenho tentado acertar os valores de açucar e agua... Mas a sua receita parece-me equilibrada, vou tentar p a próxima :) Obrigada

      Eliminar
  2. Sou muito apreciadora do aroma da canela e nunca experimentei este licor? Qual a receita ou quantidades que devo considerar? Aguardo! Obrigada

    ResponderEliminar