13/02/2022

Géneros Literários > Ficção e Não-ficção


 GÉNEROS LITERÁRIOS

O género literário (português europeu) ou gênero literário (português brasileiro) é uma categoria de composição literária. A classificação das obras literárias podem ser feitas de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais e outros. As distinções entre os géneros e categorias são flexíveis, muitas vezes com subgrupos.

Na história, houve várias classificações de géneros literários, de modo que não se pode determinar uma categorização de todas as obras seguindo uma abordagem comum. A divisão clássica é, desde a Antiguidade, em três grupos: narrativo ou épico (1) , lírico (2) e dramático (3).

Esta divisão partiu dos filósofos da Grécia antiga, Platão e Aristóteles, quando iniciaram estudos para o questionamento daquilo que representaria o literário e como essa representação seria produzida. Essas três classificações básicas, fixadas pela tradição, abrangem inúmeras categorias menores, denominadas de subgéneros.

Todas as modalidades literárias são influenciadas pelas personagens, pelo espaço e pelo tempo. Todos os géneros podem ser não-ficcionais ou ficcionais. Os não-ficcionais baseiam-se na realidade, e os ficcionais inventam um mundo, onde os acontecimentos ocorrem coerentemente com o que se passa no enredo da história.

 

1.     Género Épico:

 

O texto épico relata fatos históricos realizados pelos seres humanos no passado. É relatar um enredo, sendo ele imaginário ou não, situado em tempo e lugar determinados, envolvendo uma ou mais personagens, e assim o faz de diversas formas.

As narrativas utilizam-se de diferentes linguagens: a verbal (oral ou escrita), a visual (por meio da imagem), a gestual (por meio de gestos), além de outras.

Quanto à estrutura, ao conteúdo e à extensão, podem-se classificar as obras narrativas em romances, contos, novelas, poesias épicas, crónicas, fábulas e ensaios. Quanto à temática, às narrativas podem ser histórias policiais, de amor, de ficção, etc.

 

Todo texto que traz foco narrativo, enredo, personagens, tempo e espaço, conflito, clímax e desfecho é classificado como narrativo.

 

Segundo alguns autores, esses três géneros correspondem, em termos gerais, às faculdades psíquicas da antiga tripartição da alma humana de Platão: sentimento, pensamento e vontade.

 

2.     Género lírico

O género lírico faz-se, na maioria das vezes, em versos (poesia, poema) e explora a musicalidade das palavras, embora elementos líricos sejam encontrados noutras formas, como o melodrama ou em narrativas românticas. É importante ressaltar que o género lírico trabalha bastante com as emoções, explorando os sentimentos. Embora atualmente "poesia" se identifique principalmente com poesia lírica, historicamente, existem também a poesia épica (epopeia) e a poesia dramática. Os géneros épico-narrativo e o dramático também podem ser escritos na forma de versos, embora modernamente prefira-se a prosa.

 

Poesia: Composição textual em versos, metrificados ou livres, geralmente associado à sonoridade e figuras de linguagem, podendo ou não ser de caráter subjetivo.

 

Género épico-narrativo: subcategorias

O género épico, em sentido amplo, ou narrativo, pode ser expresso na forma de prosa (em especial, contos, novelas e romances), de poesia (epopeias), ou mesmo como peça (teatro épico).

 Seguem, abaixo, modalidades textuais pertencentes ao género narrativo, de acordo com a forma, especialmente:

 Epopeia ou Épico, em sentido restrito: é uma narrativa feita em versos, num longo poema que ressalta os feitos de um herói ou as aventuras de um povo. Três belos exemplos são Os Lusíadas, de Luís de Camões, Ilíada e Odisseia, de Homero. 

Conto: Narração em prosa mais curta que o romance e a novela, geralmente finalizada por um clímax, é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, curtas, engraçadas e até folclores (conto popular) por personagens previamente retratadas. Inicialmente, fazia parte da literatura oral e Boccaccio foi o primeiro a reproduzi-lo de forma escrita com a publicação de Decameron.

Novela: Narração em prosa de extensão intermediária ao romance e ao conto que acompanha a trajetória de um único personagem. É um texto caracterizado por ser intermediário entre a longevidade do romance e a brevidade do conto. A personagem caracteriza-se existencialmente em poucas situações. Como exemplos de novelas, podem ser citadas as obras O Alienista, de Machado de Assis, e A Metamorfose, de Kafka.

 Romance*: com uma descrição longa das acções e sentimentos de personagens fictícias, adaptando factos da vida real à ficção, o romance não é simplesmente uma história de amor com final feliz ou triste. Comparado à novela, é mais complexo e extenso. (Exemplos: Romance de espionagem; Romance policial; Romance psicológico, ect., ver abaixo).

 Crónica: Narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal ou mesmo na rádio. Possui assim uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o leem. É uma narrativa informal, ligada à vida quotidiana, com linguagem coloquial, breve, com um toque de humor e crítica.

 Fábula: é um texto de caráter fantástico que busca ser inverosímil (não tem nenhuma semelhança com a realidade). As personagens principais são animais ou objetos, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.


3. Género dramático

 Em geral, é composto de textos que foram escritos para serem encenados em forma de peça de teatro, ou como roteiro para cinema (filme) ou televisão (teledramaturgia). Para o texto dramático se tornar uma peça, ele deve primeiro ser transformado num roteiro, para depois poder ser transformado então no género espetáculo. Entretanto, elementos dramáticos podem ser encontrados noutras formas, como na poesia dramática ou em narrativas dramáticas.

É muito difícil ter definição de texto dramático que o diferencie dos demais géneros textuais, já que existe uma tendência atual muito grande em teatralizar qualquer tipo de texto. No entanto, a principal característica do texto dramático é a presença do chamado texto principal, composto pela parte do texto que deve ser dito pelos atores na peça e que, muitas vezes, é induzido pelas indicações cénicas, rubricas ou didascálias, texto também chamado de secundário, que informa os atores e o leitor sobre a dinâmica do texto principal. Por exemplo, antes da fala de um personagem é colocada a expressão «com voz baixa», indicando como o texto deve ser falado.

Já que não existe narrador nesse tipo de texto, o drama é dividido entre as duas personagens locutoras, que entram em cena pela citação de seus nomes.Classifica-se de drama toda peça teatral caracterizada sem seriedade, ou solenidade, em semelhança à comédia propriamente dita. 

Apresenta um qualquer tema, estrutura-se em dois tipos de textos: rubrica e o discurso direto. Há ausência de narrador e é formado por atos, quadros e cenas porém o género dramático se encontra numa classe gramatical muito grande e alta o que dificulta o entendimento desse assunto.

 

Alguns subtipos:

Comédia

Comédia dramática: Tipo de drama. Estas obras geralmente apresentam uma história séria, porém abordada de forma engraçada. Os enredos normalmente gira em torno de um personagem que deseja conseguir alguma coisa que será sua realização pessoal ou que é obrigado a conseguir para que isso não lhe cause nenhum sofrimento. As tentativas, geralmente frustradas, acabam provocando risos da platéia. Um dos pré-requisitos desse género é que, após muitos risos e lágrimas, o personagem consiga o que deseja e tenha um final feliz.

Comédia musical

Commedia dell'arte

Farsa — é um texto onde os personagens principais podem ser duas ou mais pessoas diferentes e não serem reconhecidos pelos feitos dessa pessoa.

Melodrama

Pantomima

Performance

Teatro de marionetes

Teatro de máscaras

Teatro de improvisação

Tragédia: representa um fato trágico e tende a provocar compaixão e terror.

Tragicomédia

Vaudeville


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Ficção e não ficção

A ficção é inventada, a não ficção é um facto. Os livros de ficção são escritos para entreter os leitores e os livros de não ficção são escritos para dar mais conhecimento aos leitores. Exemplos de ficções são romances, contos, etc. Livros de história, autobiografia, etc. não são ficções.

 

A ficção é uma narrativa imaginária, irreal, ou para redefinir obras criadas a partir da imaginação. Em contraste, a não-ficção reivindica ser uma narrativa factual sobre a realidade. Obras ficcionais podem ser parcialmente baseadas em fatos, mas sempre contêm algum conteúdo imaginário.

Não ficção é uma descrição ou representação de um assunto que é apresentado como fato. Esta representação pode ser precisa ou não; isto é, pode fornecer uma descrição verdadeira ou falsa do assunto em questão. Todavia, geralmente assume-se que os autores de tais relatos acreditavam que eles eram verdadeiros na época em que foram criados. Deve ser observado que relatar as crenças de outrem em formato de não ficção não é necessariamente um endosso quanto à veracidade última de tais crenças, ou, em outras palavras, sabe-se apenas que é verdade que pessoas acreditam nisso (temas tais como mitologiareligião, etc).

Pode-se mesmo escrever não ficção sobre ficção (romancesnovelaspoesiasfábulas, etc), dando informações sobre estas outras obras.

A não ficção é uma das duas grandes divisões das obras literárias (sendo a outra a ficção), usada particularmente na catalogação de obras por bibliotecas. Todavia, não ficção não necessita de ser um texto escrito, visto que fotografias e filmes também podem representar a descrição factual de um assunto.

NÃO-FICÇÃO

 

Composição que reúne factos sobre a realidade. Podem ser ensaios, biografias, memórias, etc.

 

Ensaio: Texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões éticas e filosóficas a respeito de certo tema.É um texto breve, literário ou não, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões morais e filosóficas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico. Biografias e diários também costumam ser classificados como ensaio. 

Biografia

Género no qual o autor narra sobre a vida de uma pessoa ou de várias pessoas, também para as autobiografias, ou seja, biografias nas quais o autor narra sua própria história. Difere dos Romances Biográficos por não trazer o conteúdo sob a estrutura de um Romance (género textual).

Memórias

Género de literatura em que o narrador conta fatos da sua vida. É tipicamente um género do modo narrativo, assim como a novela e o conto, porém essa classificação é predominantemente atribuída a histórias verídicas ou baseadas em factos reais. Diferencia-se da biografia pois não se prende a contar a vida de alguém em particular, mas sim narrar as suas lembranças. 

Notícia: é um exemplo de texto não literário.

 

FICÇÃO

 Narrativa imaginária, irreal, que se opõe à Não-Ficção. Ainda que possa ser baseada em fatos reais, contará sempre com elementos de conteúdo imaginário.

Aventura

Refere-se às obras em que o protagonista, ou outros grandes personagens são constantemente colocados em situações perigosas.

Chick-Lit

Obras que abordam o universo feminino, sendo protagonizadas e majoritariamente escritas por mulheres. Geralmente são associadas a um conteúdo humorístico (embora nem todos os livros tenham essa característica de forma acentuada) e a um desenlace romântico, podendo ser associado ao Romance e ao Young Adult. 

Lad-Lit

Considerado, também, como um subgénero dos chick-lits, traz protagonistas homens em suas histórias, podendo ser escrito tanto por homens quanto por mulheres. Aqui será colocado como uma categoria à parte dos chick-lits por não necessariamente retratar o universo feminino, premissa básica do género. 

Sick-Lit

Género normalmente voltado a personagens adolescentes envoltos em doenças graves, como depressão, anorexia, cancro, tentativas de suicídio, etc. Geralmente associado a Drama e a Young Adult.

Clássicos

Obras consagradas pela crítica literária com o passar do tempo, podendo remeter ou não à antiguidade clássica.

Clássicos Contemporâneos

Autores e obras do século XX consagrados pela crítica literária.

Drama

Obras que trazem conteúdos, centrais ou não, caracterizados por sofrimentos e/ou tragédias, podendo ou não terem um desfecho triste.

Graphic Novel

Espécie de livro que normalmente conta “uma longa história através de arte sequencial (banda desenhada ou quadrinhos), e é frequentemente usado para definir as distinções subjetivas entre um livro e outros tipos de histórias em quadrinhos.” 

Banda desenhada (BD)

Forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados géneros e estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais.

Mangá

São histórias aos quadrinhos japonesas, que ao contrário das convencionais, são lidos de trás para a frente. 

Literatura fantástica:

Género literário em que narrativas ficcionais estão centradas em elementos não existentes ou não reconhecidos na realidade, pela ciência dos tempos em que a obra foi escrita. Subdivide-se em diversos subgéneros.

a. Distopia

“Distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma ‘utopia negativa’. As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, ‘caem as cortinas’, e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.

 b. Fantasia

Género que geralmente se utiliza de enómenos sobrenaturais, mágicos e outros como um elemento primário do enredo, tema ou configuração.

c. Ficção científica

Género literário desenvolvido no século XIX, que lida principalmente com o impacto da ciência, tanto verdadeira como imaginada, sobre a sociedade ou os indivíduos.”

d. Sobrenatural

Género derivado dos livros de Horror, originados dos romances góticos do século XVIII. A ideia desses romances era a de provocar medo nos seus leitores. Porém, com a evolução do género, o que temos hoje é a presença de seres sobrenaturais como vampiros, lobisomens, fantasmas, zumbis, etc, mas nem sempre acompanhados pela ideia do medo.

 

Literatura Infantil

Obras voltadas ao público infantil, geralmente de até 10 anos.

 

Literatura Infanto-Juvenil

Obras voltadas ao público geralmente entre 11 anos e 14 anos.

Young Adult

Género que abrange personagens normalmente entre 14 e 21 anos. “Separa-se de Literatura Infanto-Juvenil por deixar de lado a ingenuidade dos protagonistas e concentrar-se em temáticas mais adultas”. Pode estar associado a diversos outros géneros, como os Chick-Lits, Romances, Literatura Fantástica, Sick-Lits, etc. Conforme esclarecido, os livros de temática/narrativa mais intensa com personagens acima de 16/17 anos podem ser considerados, no blog, como New Adults. 

New Adult

Género que aborda uma fase de transição da adolescência para a vida adulta, com personagens, geralmente, menores de 25 anos, saídos do Ensino Médio/High School. São normalmente associados aos Romances, Romances Adultos e Dramas, sendo obras caracterizadas pela intensidade de suas histórias. No blog, o critério de idade pode não ser levado em conta, ou seja, livros que trazem personagens mais novas, ainda na escola, podem ser assim classificados se as outras características da trama forem predominantes à idade.

 

 

*Romance 

Género narrativo da prosa literária no qual há um maior detalha e encadeamento de ações, além da possibilidade de estarem presentes diversos personagens. Género que envolve histórias de conteúdo amoroso, sendo esse o centro ou não da trama.

a. Romance Adulto (hot)

História que traz, geralmente, conteúdo erótico, não sendo recomendável a menores de 16 anos. 

b. Romance Contemporâneo

História de amor que se passa em meio aos dias atuais. 

c. Romance Cristão

História baseada em conceitos cristãos e religiosos. 

d. Romance da Banca

Romance publicado em formato de banca: edições de bolso, económicas, antigamente vendidas apenas em bancas de jornais. Geralmente associado ao Romance Adulto, podendo, também, associar-se ao Romance de Época. 

e. Romance de Época

Género que aborda “histórias fictícias ambientadas em uma determinada época – e, consequentemente, a cultura da época em questão -, mas que não são, necessariamente, contextualizadas em um período histórico”, sendo o desenvolvimento romântico o foco do enredo. Geralmente associado ao Romance Adulto.

f. Romance Biográfico

Difere da Biografia por trazer o desenvolvimento de uma história com ações e personagens por meio de uma narrativa e diálogos, e do Romance Histórico por trazer personagens geralmente verídicas.

g. Romance Epistolar

A Carta é “o meio de comunicação escrita que segue uma estrutura mais rígida do que um bilhete, ainda que simplificada em comparação a outros meios de comunicação escrita. Normalmente compõe-se de local, data, destinatário, saudação, corpo, despedida e assinatura. De acordo com seu destinatário e propósito, pode ser classificada como carta pessoal, carta aberta, carta comercial, carta ao leitor, carta de despedida, entre muitos outros.” É então uma narrativa fictícia desenvolvida por meio da troca de cartas, bilhetes, emails, etc.

h. Romance Histórico

Narrativa na qual a história desenvolvida “está embasada n uma época com acontecimentos históricos que de fato aconteceram,  mesmo que o seu enredo” e personagens sejam fictícios. Pode ou não trazer conteúdo amoroso no seu enredo, e é uma classificação diferente da do Romance de Época por ter um foco maior no contexto e nos factos históricos retratados.

i. Romance Psicológico

“Género literário que se volta menos aos condicionantes exteriores do meio ambiente social e cultural e, mais, aos motivos íntimos das escolhas e ações humanas, no fluxo de afetos e memórias do inconsciente para o consciente, determinando comportamentos.”.

Terror

Género criado com o intuito de causar medo, aterrorizar. São obras fictícias que podem ter elementos místicos ou não com, em geral, o objetivo de atormentar e aterrorizar o leitor. Polémica por conta do motivo de seus leitores gostarem do horror em sí.

Thriller

Thriller ou suspense é um género que usa o suspense, tensão e excitação como principais elementos.

 a. Thriller da Conspiração

“Os protagonistas costumam ser jornalistas ou investigadores amadores que, geralmente sem saber, ‘puxam um fio’ e acabam por descobrir uma grande conspiração e a investigam até descobrir todos os segredos por trás dela, se tornando, assim, uma ameaça e alvo para os conspiradores.”

b. Thriller de Época

Thriller (policial ou de qualquer outra subcategoria) que se passa em uma época do passado.

c. Thriller Jurídico

Esse subgénero tem como cenário principal o tribunal, no qual aqueles que ignoram a lei são julgados por ela. Frequentemente, um advogado encontra um caso, muitas vezes atípico, e, a partir disso, vidas entram em jogo.

d. Thriller Médico

Aqui, pode haver dois diferentes pontos de partida para o desenvolvimento do enredo. Um deles é a ameaça à vida de um médico. O outro, é a propagação de uma doença misteriosa, e muitas vezes artificial, que foge de controle.

e. Thriller Policial

Uma sequência de crimes é apresentada, e o protagonista precisa investigá-los para descobrir quem são os criminosos e os seus motivos. Nesse subgénero, geralmente se foca no criminoso e não no investigador/policial, ainda que possa acontecer de a vida desses protagonistas também ser descrita durante o enredo. Podem-se, também, ser enfatizados os aspectos psicológicos dos personagens. Os temas mais comuns nesse subgénero são serial killers, assassinatos, assaltos, perseguições e tiroteios.

f. Thriller Psicológico

Nesse subgénero, “os personagens não são dependentes da força física para superar seus inimigos (que é frequentemente o caso típico de thrillers de ação), mas dependem de suas capacidades mentais, seja pela inteligência lutando com um oponente formidável, ou por tentar se manter em perfeito estado psicológico. Uma das características nesse género é que o escritor/roteirista busca descrever os eventos do ponto de vista do personagem, sendo assim, na maioria das vezes, narrados em primeira pessoa, ou seja, o próprio personagem é quem conta a história.”

g. Thriller Romântico

Subgénero no qual, além de algum mistério sendo desenvolvido e/ou investigado, há o desenrolar de uma situação amorosa, que, geralmente, está ligada ao suspense da trama.

 

Outros géneros e subgéneros: 

Elegia

É um texto de exaltação à morte de alguém, sendo que a morte é elevada como o ponto máximo do texto. Um bom exemplo é a peça Romeu e Julieta, de William Shakespeare.

Epitalâmia  

É um texto relativo às noites nupciais líricas, ou seja, noites românticas com poemas e cantigas. Um bom exemplo de epitalâmia é a peça Romeu e Julieta nas Noites Nupciais. 

Sátira  

É um texto de caracter ridicularizador, podendo ser também uma crítica indireta a algum facto ou a alguém. Uma piada é um bom exemplo de sátira.

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