23/01/2014

Carne estufada à lavrador

Esta receita nada tem de especial é a combinação de memórias durante uma conversa à hora de almoço no trabalho. Falávamos das comidas de antigamente, das sopas das avós com feijão, massa, carne. legumes feitas na panela no lume da lareira. De estarem quase todas as pessoas da casa na chamada "cozinha do lume" à volta da fogueira a ver ferver a panela. Das castanhas, das chouriças, do presunto e do pão de milho, do tempo frio e da chuva... aqueles dias cinzentos tornavam-se melhores com um colher daquela sopa ou uma rodela daquele chouriço. Ou então do pão quente... e a manteiga.

Basicamente, o que nos chegaram foram as saudades, das pessoas, dos aromas, do tempo em que éramos felizes somente com um pouco conversa entre os tachos, neste caso panela. 

E como a conversa é como as cerejas lembrei-me que gostava tanto de carne estufada com grão, sim grão e cenouras! E pronto não resisti no dia seguinte a marmita levou o quê? A carne com grão, estava muito boa, mas é uma refeição algo pesada para o trabalho, dá sono e vontade de trabalhar depois nem vê-la!

Ingredientes

1 embalagem rojões porco
2 dentes de alho
1 cebola grande
1 folha louro
salsa
tomate
manjericão
pimenta preta
sal
vinho branco
azeite
cenouras
grão


Preparação:

Para que a carne ganhe mais gosto, temperar 1h antes com sal, pimenta e alho. Cortar a cebola em cubos e levar a refogar em lume brando com azeite e louro. Juntar a carne, e ir mexendo até esta ficar alourada. Adicionar a salsa, o manjericão e o vinho. Colocar a tampa e deixar em lume brando. Por fim juntar o tomate maduro cortado em cubos. Adicionar um pouco de água e deixar cozinhar em lume brando.
Por fim juntar a cenoura e deixar cozer por mais meia hora. O grão é cozido à parte, ou se não tiver tempo pode usar dois frascos de grão cozido.

Em baixo uma foto já na marmita pronta a levar, posso dizer que estava delicioso!


Bom apetite!

0 comentários:

Enviar um comentário