14/06/2016

1. Leituras de Maio: O vestido cor de pêssego, R. A. Stival



Título: O vestido cor de pêssego

Autor: R. A. Stival

Edição ou reimpressão: 09-2014

Editor: Editorial Planeta

Páginas: 320



Sinopse:
O general Amadeus Barnard, da Cavalaria Ligeira da Grande Armée de Napoleão, tinha um título de nascimento. Propriedades. Uma biblioteca preciosa. Era um herói nacional. Bonito como o diabo.
Adeline Boissinot só tinha dois vestidos. Não: apenas um vestido - o que trouxera no corpo quando rumara até Paris, atrás de um sonho que nunca se realizaria... O outro, o vestido castanho que usava durante o dia e fora adaptado ao seu corpo delicado, era o vestido da criadagem.
E ele era o seu patrão.
 
Opinião:

Este foi um livro que primeiro me cativou pela capa. Foi esta num canto da livraria Bertrand que me fez deitar um olho duas ou três vezes antes de me decidir a ler a sinopse. Li e gostei do que li... mais fiquei curiosa. E eu e a curiosidade não nos damos bem... ela vence sempre.
 
Não conhecia a autora e confesso que pensei que ia apanhar uma trmenda seca com esta leitura, mas enganei-me! De todo! Fiquei logo cativada pela história da pequena heroína corajosa. A história desenrola-se durante a Revolução Francesa e conta-nos a história do garboroso general Amadeus Barnard e de Adeline uma sua criada.
A
deline habituada à vida no campo muda-se para Paris perseguindo aquele que ela julga vir a ser o seu marido, o filhos dos vizinhos dos seus pais, mas este futuro médico, não procura amor mas sim ajudar o próximo e dedica-se de corpo e alma à carreira. Derrotada por ter sido trocada e farta de assistir a tanta miséria umana, Adeline uplica por um trabalho como empregada doméstica junto da casa do general Amadeus.


Mal Adeline sabia que este acto lhe iria mudar a sua vida para sempre. Assim que o genral Amadeus entra pela porta da frente de sua casa eles apaixonam-se. Lutando contra as convenções da época, mesmo desafiando Napoleão, casam-se.


Período de Leitura: 4 a 8 de Maio
Nota: 5  estrelas

0 comentários:

Enviar um comentário