31/01/2015

Leituras de Outubro: As mulheres casadas não falam de amor, Melanie Gideon

Título: As mulheres casadas não falam de amor
Autor:  Melanie Gideon
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 459 
Editora: Suma das Letras


Sinopse:
Alice está casada com William há vinte anos. Recorda-se, como se fosse ontem, do dia em que o conheceu. No entanto, ultimamente, é ao Facebook, e não ao marido, que confia os seus pensamentos mais íntimos.
Um dia, recebe um questionário anónimo sobre amor e casamento da parte de um Investigador 101. Decide responder, sob o pseudónimo Mulher 22, sem imaginar que isso mudará a sua vida.

Confissão após confissão, Alice sente-se cada vez mais livre e também mais apaixonada pelo Investigador 101, genuinamente interessado nos seus sentimentos como há muito ninguém estava. Alice não tarda a ver-se confrontada com uma decisão potencialmente devastadora: cessar toda a comunicação com o Investigador 101 para salvar o casamento ou admitir que o coração lhe levou a melhor e está novamente apaixonada.
Com uma voz fresca, comovente e divertida, As Mulheres Casadas Não Falam de Amor é a história de uma mulher que, tentando reencontrar-se, corre o risco de descobrir que, afinal, quer estar onde sempre esteve.
Críticas de imprensa
«Excelente... O romance de Gideon é um retrato honesto de uma mulher que tenta reconciliar-se com os seus desejos e responsabilidades, assim como uma reflexão pertinente sobre o anonimato e a intimidade na era da comunicação digital. Uma estreia literária brilhante.»
Publishers Weekly

«As Mulheres Casadas Não Falam de Amor descreve a facilidade incrível com que revelamos a nossa intimidade a perfeitos desconhecidos, mas não àqueles que amamos.»
Vogue



O livro: A capa não tem muitos detalhes, apenas um coração e um cadeado, simbólico, leva-nos ao tema do livro, que o coração é um lugar guardado e com muitos segredos…

Temas: amor, família, relações, cumplicidade

Género/público: romance

Personagens favoritas: Alice, o centro do romance

Escrita: simples e agradável

História: Este romance foi uma lufada de ar fresco depois de algumas leituras mais pesadas e com uma carga emocional muito grande. Roça a comédia, a realidade e tem momentos que nos colocam algumas lágrimas nos olhos. Ideal para tardes de verão ou de chuva no sofá. Pelo que sei foi também o primeiro romance da autora. Um romance entre a realidade e a vida virtual de uma escritora de teatro, algo frustrada por não ter conseguido vingar no mundo do teatro. A realidade de uma mãe, esposa e amiga virtual que tenta combater a rotina participando num estudo sobre o casamento.
Alice agora Mulher 22, através de um questionário faseado, vai questionar a sua rotina e a sua relação de 20 anos com o seu marido William, ele também publicitário famoso, a atravessar também uma crise profissional/pessoal e a relação de ambos com os filhos. O que Alice não esperava é que esse estudo, essa viagem interior e a crise no casal a levassem a sentir um desejo de mudança, uma atracção cada vez maior pelo Investigador 101 que conduz o estudo.
Abordando de forma leve e descontraída os perigos das redes sociais, a autora enfatiza a falta de cuidado dos jovens e menos jovens com a partilha de informação nas redes sociais e as suas consequências. E vemos toda esta série de acontecimentos tornarem-se um enredo que vira peça de teatro.
Aliás todo o romance aborda com um tom ligeiro questões muito sérias, problemas reais: casamento, filhos, desgaste profissional e pessoal, as relações com o exterior: os amigos, as relações com colegas/pais/professores, ambições, decepção, a forma como os sentimentos são mais facilmente partilhados no mundo virtual que no mundo real e a maneira como o romance rapidamente dá lugar à rotina. E em alguns casos como nos identificamos com algumas situações.
Adorei a maneira como o enredo ia intercalando com o tal inquérito em que Alice participava, isto porque é uma história dentro da história, a história de Alice e de William antes do casamento e nos seus primórdios. E só por acaso descobri a meio do livro, que as perguntas estavam todas no final! Até nós nos questionamos sobre as condições para um casamento de sucesso, como manter acesa a relação com o outro, manter amigos e não cair na rotina instalada. O questionário é o meio pelo qual ficamos a conhecer o passado de Alice e William, a sua história, e este vai sendo intercalado com o presente o que faz com que a narrativa seja mais interessante, aguçando ainda mais a nossa curiosidade.
Também temos duas perspectivas na história, a de Alice e William, e não podemos ser impaciais, porque temos acesso aos sentimentos de Alice, preocupações, angústias, no entanto o mesmo não acontece com William. Ele é reservado ao longo do livro, temos pouca informação, e é sempre dada na perspectiva de Alice.
O texto deste romance é muito variado, temos narrativa, os mails, as mensagens e actualizações do Facebook, o questionário. Para quem não gosta de tanta diversidade pode ser uma leitura pouco confusa e atabalhoada. Mas no seu conjunto torna-se um romance leve, agradável que analisa as emoções do casamento e das relações com os outros. E que nos permite descontrair uma tarde e não ler nada tão profundo que nos tire o sono!

Citações favoritas: “When I'm in pain I want everyone I love on the island with me, sitting around the fire, getting drunk on coconut milk, banging out a plan.” 

Período de Leitura: 26 a 30 Outubro

Nota:


0 comentários:

Enviar um comentário