31/01/2015

Leituras de Outubro: Outubro, Kamile Girão

Título: Outubro
Autor: Kamile Girão
Edição/reimpressão:  2014
Páginas: 236
Editor:  Independente

 

Sinopse - Outubro - Kamile Girão

"Você sabe o por quê das folhas caírem no Outono?" Shau desconhecia a resposta para aquela pergunta - até conhecer Kaero Morgan. E, naquele Outubro de 2004, ele encontrou, no auditório da escola, aquela que lhe mostraria não apenas a razão pela qual as folhas abandonam suas árvores durante a estação que precede o inverno, mas que, também, ensinaria o rapaz de roupas largadas e desânimo constante a virar um homem. Outubro, 2013. Para Felipe Alves, seria somente mais um dia de árduo trabalho no hospital. Contudo, ao entrar no quarto 706, o jovem enfermeiro percebeu que aquele não seria um mês comum. Após tantos anos, a vida finalmente lhe deu a chance de rectificar os erros do passado e de livrar-se, finalmente, das folhas velhas que persistiam na árvore da sua vida.




O livro: A capa nos ebooks é difícil de descrever e no Kobo é a preto e branco, mas fui procurar uma edição bonita, com as cores outonais e as folhas que são tão simbólicas no livro.

Temas: amor, depressão, desilusões, escolhas que condicionam o futuro

Género/público: jovem adulto, drama, romance

Personagens favoritas: Kaero pela determinação e coragem de escolher o caminho que traçou sozinha.

Escrita: envolvente, intensa, natural.

História: O livro? Estava entre alguns para ler no e-reader. Andou lá uns tempos e como raramente levo um livro-livro para o trabalho, numa das pausas escolhi este para começar a ler. Gostei muito desta história, aborda temáticas controversas e algumas, ainda consideradas como tabu. Certamente não muito abordadas em romances: uma heroína doente com uma doença como o HIV e o aborto. A partir do momento em que comecei a ler fiquei agarrada às palavras daquela história de amor trágica.

A história roda em torno de Felipe (mais conhecido por Shau) e Kaero, uma promissora jovem pianista que dá aulas na escola local. Kaero e Shau apaixonam-se, vivem um breve romance com consequências trágicas para Kaero. Kaero é uma jovem com objectivos definidos e nada/ninguém se vai interpor nos seus planos de ir viver como o seu pai para Inglaterra e estudar para ser uma pianista famosa. Felipe está perdido, não sabe bem o que fazer com a sua vida, tem apenas uma certeza, a de que gosta muito de Kaero e faria qualquer coisa por ela. Kaero representa a ordem, o sentido que Felipe procurava para a sua vida. Mas nem mesmo o amor deles resiste… e separam-se.

O reencontro? Anos mais tarde num quarto de hospital onde Kaero está internada com pneumonia e portadora do vírus do HIV. E Felipe? Um agora enfermeiro, muito bom por sinal, que encontrou o sentido para a sua vida e o seu antigo amor.

A história alternada entre o passado em 2005 e o presente em 2013, a imaturidade versus a maturidade, a aceitação e a intensidade dos sentimentos de ambos. Felipe e Kaero vão mergulhar no seu baú de memórias e transportar-nos a uma linda história de amor, algo trágica, mas repleta de metáforas e alusões fantásticas. E então, naquele dia de Outubro, Felipe entra no quarto, terá oportunidade de finalmente virar a página e ficar em paz com o passado.

Kaero e Shau são quase metáforas para “bem” e “mal”, organizado e desorganizado, perfeição vs imperfeição. É aquela atracção que gradualmente cresce para um amor profundo que vem desequilibrar a balança. Kaero torna-se menos cuidadosa, Shau torna-se mais consciente de si e dos outros. Kaero é imprudente, Shau tenta assumir as suas responsabilidades e finalmente tudo culmina num acontecimento que vai mudar a vida de ambos para sempre.

Não quero contar a história do livro, como fiquei presa ao enredo, que desfilou perante os meus olhos e eu cada vez mais presa à narrativa. Só posso dizer que é um livro que nos toca, pela simplicidade, pela realidade, pela maneira como passado e presente se entrelaçam e no fim pela linda analogia que é criada com o Outono.

Citações favoritas: " Os bons momentos servem para ser guardados na memória, mas não podemos prendê-los, assim como não podemos forçar uma árvore a aceitar novamente aquela folha que já caiu. "


Período de Leitura: 20 a 8 Outubro

Nota:

2 comentários:

  1. Meu Deus, acabei de me deparar com a sua resenha e estou estupefata! Ainda é meio inacreditável para mim que meu livro tenha chegado em terras portuguesas, e isso me dá uma sensação de felicidade e surpresa.
    Muito obrigada pela linda resenha e pela chance que você me deu ao ler Outubro. Fico muito feliz por saber que o livro te tocou e te agradou... E estou mega feliz por saber que há alguém de Portugal que leu as histórias que produzi aqui no Ceará, Brasil <3
    Muito, muito obrigada! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kamile,

      Gostei muito do seu livro, fiquei com pena de não ter uma versão em papel, até porque vi que existem versões muito lindas. Ainda procurei em várias livrarias mas não encontrei. Um dia ainda o encontro e o coloco na minha estante! Obrigada por tudo. E continue a dar-nos histórias de amor assim simples e bonitas!

      Eliminar