29/08/2021

Leituras 2021: Sol e tormenta, Leigh Bardugo

 Neste segundo volume da Trilogia Grisha acompanhamos a fuga de Alina e Mal do Darkling depois do conflito no Sulco. Eles refugiam-se em Novyi Zem, um lugar onde vivem miseravelmente e rapidamente são encontrados pelo Darkling e o seus nichevo’ya, criaturas das sombras nunca antes vistas. Enquanto Alina moderava o seu poder para não ser detectada, o poder do Darkling está mais forte que nunca. 

Alina e Mal são capturados e rapidamente se vêem envolvidos numa nova aventura, a procura por mais um amplificador para que os poderes de Alina sejam ainda maiores. E Mal tem um papel fulcral na captura de Rusalye – um lendário dragão de gelo, pois Darkling apercebeu-se que não é somente Alina que tem um poder único, mas que Mal também tem algum tipo e poder, pois ele é um rastreador como nenhum, e por isso será a ele que o Darkling incumbe de descobrir a outra criatura mítica. Possuir este segundo amplificador aumentará ainda mais o poder da Conjuradora do Sol, que subjugada ao Darkling, fará tudo o que ele pedir para que Mal não seja morto. Aqui assistimos novamente ao início de uma trama, com a partida para umanova aventura, com novas personagens, enigmáticas e misteriosas, com Alina a tecer planos para deter o Darkling, com alianças novas e inesperadas…

E com o que é que o Darkling não estava a contar?? Que o famoso “pirata” Sturmhond, que os leva no seu navio em busca dos amplificadores, seja alguém que é tudo aquilo que o Darkling não esperava… Nikolai Lantsov, o segundo filho do Rei e, portanto, princípe de Ravka, e será ele que muda as peças do jogo, Alina poderá não ter que de submeter ao jugo de Alexander!

Alina encara a busca dos amplificadores como o meio para destruir de uma vez por todas a escuridão. E será através do diário de um dos primeiros Grishas, que ela percebe que para o seu poder ser pleno e absoluto deve ter os três amplificadores, como descritos no diário. Alina enfrenta também a dualidade da sua situação, é encarada por uns como a salvadora, a Santa Alina, que vai salvar o país da pobreza e unificar a nação, e por outros a traidora que virou as costas inclusive aos seus, os Grisha. Cabe a Alina, Mal e a um improvável grupo de encontrarem os três amplificadores de forma a conseguirem derrotar o Darkling e consequentemente fazer desaparecer o Sulco para libertar Ravka e entregar o seu domínio a Nikolai Lantsov.

Neste volume continuo com dificuldades na compreensão da dupla amorosa, confesso que me é difícil ver Alina e Mal como casal, ele não confia nela, nas suas habilidades e deseja que ela seja norma. Ainda pensei que Alina iria mesmo ser capaz de retirar toda a escuridão de Alexander e reabilitá-lo com o seu amor… mas não a autora introduz mais uma reviravolta na história, fazendo do Darkling o vilão definitivo… e quando pensávamos que o casal Mal e Alina estava cimentado aparece Sturmhond, o príncipe Nikolai, que oferece a Alina a possibilidade de ocupar o trono de Ravka como rainha. Se a trama amorosa para mim é uma decepção o facto de a autora aprofundar as lendas, as histórias, a estratégia militar e política de Nikolai foram os elementos que vieram enriquecer e salvar a trama deste livro. Aliás o príncipe salvou a trama, com a sua aura de mistério, a sua tripulação, os seus recursos, o seu código de conduta.

Estou certa que o terceiro volume nos vai trazer mais surpresas e reviravoltas inesperadas e teremos o adensar da trama e o livro vai culminar num final surpreendente!

Classificação: ★ ★ ★ ★



0 comentários:

Enviar um comentário