Título: O livro dos amigos perdidos
Autora: Lisa Wingate
Edição/Reimpressão 09-2021
Editor: Edições Chá das Cinco
Páginas: 400
Período de Leitura: 28 a 31 de Julho
SINOPSE: Três jovens embarcam numa jornada épica neste romance poderoso e comovente inspirado em acontecimentos verídicos
Luisiana, 1875. No tumultuoso rescaldo da Guerra Civil, três jovens mulheres embarcam relutantemente numa viagem perigosa: Lavinia, a mimada herdeira de uma plantação arruinada; Juneau Jane, a sua ilegítima e livre meia-irmã crioula; e Hannie, a antiga escrava de Lavinia. Divididas pela sociedade, pela lei e por ressentimentos antigos, todas carregam traumas privados e segredos poderosos enquanto se dirigem para o Texas, a terra da esperança, em busca dos familiares desaparecidos.
Luisiana, 1987. Para Benedetta, professora primária, um emprego numa escola rural parece a solução para amortizar as suas dívidas - até chegar a uma pequena cidade costeira do rio Mississipi. Augustine, no Luisiana, permanece firme nas suas crenças, suspeitando de novas ideias e de novas pessoas, e Benny dificilmente consegue compreender a vida de pobreza dos seus alunos. Mas entre os carvalhos retorcidos e as plantações degradadas existe uma história centenária de três jovens mulheres, de uma viagem antiga e de um livro escondido que pode transformar as suas vidas.
Opinião: Este é um livro que nos fala de duas épocas diferentes, que nos relata a história de mulheres fortes e determinadas, que nos fala de liberdade, de perda e de justiça.
Acompanhamos o período conturbado do final da guerra colonial americana, do fim da escravatura e de como três ainda meninas se aliam para chegar ao Texas, cada uma com um objectivo diferente. Hannie, escrava liberta, para descobrir o que aconteceu à sua família, escravos vendidos por todo o país. E as companheiras improváveis de viagem, as duas filhas do senhor da fazenda. Lavinia, a filha legítima e sua irmã, filha da amante e do e do seu pai desaparecido. As três embarcam numa perigosa viagem cujo destino é o Texas, com muitos percalços e aventuras e nem todas com um resultado muito positivo. Neste percurso passam de meninas a mulheres, conhecem o sofrimento para além dos limites do aceitável e dão um rumo às suas vidas.
Nesta viagem Hannie encontra uma publicação numa igreja, com publicações de pessoas em busca dos seus familiares perdidos. Ela própria começa a anotar no seu caderno, nomes e dados de pessoas que se perderam dos familiares e vai tentar descobrir o paradeiro de algumas famílias. E no final para Hannie a sua busca termina bem!
Intercalada com a história acima temos a história de Benny, uma jovem professora que procura motivar os jovens de uma comunidade, onde ainda cem anos volvidos, se continuam a sentir as diferenças raciais e de classes, onde os forasteiros são vistos e olhados de lado e a comunidade se fecha e, si própria. Benny procura fazer com que os seus alunos se interessem por literatura, pela história local, pelas histórias das famílias que ali vivem. E pouco a pouco os alunos despertam, começam a partilhar, a investigar e vemos como as duas histórias acabam por se ligar!
Classificação: 5 estrelas
Podem ler a sinopse ou adquirir o livro utilizando os meus links de afiliada!
#desafiolivrólicos2022 #aromas_de_cor #lereessencial
0 comentários:
Enviar um comentário