20/10/2020

Leituras 2020: Nas Trevas da Noite

 

Este é o segundo volume da conhecida Trilogia A Noite de Todas as Almas. Enquanto no primeiro volume ficamos a conhecer os dois protagonistas principais, Diana uma à partida famosa historiadora de Oxford (mas uma poderosa bruxa que desconhece os limites da sua magia) e Matther Clairmont, um vampiro poderoso e misterioso que se apresenta como um reputado professor universitário.

 Ambos encontram-se quando Diana encontra um famoso manuscrito mágico, denominado Ashmole 782, e de repente se encontra na mira de todas as criaturas mágicas.

 Neste segundo volume Diana, que vem a descobrir também ser uma viajante do tempo, vai com Matthew até à Londres de 1590, e descobre que não somente a rainha é uma pessoa muito influente, assim como Matthew é um espião ao serviço de sua majestade. Diana fica a conhecer uma nova faceta do agora seu marido, conhece também o seu pai Philippe que abençoa a união de ambos e os vai ajudar na sua senda pela procura do manuscrito perdido.

Diana fica a conhecer também o grupo de amigos do seu marido na época isabelina, um grupo algo desordeiro, de livres pensadores e algo problemáticos, desde Christopher Marlowe, ao matemático Thomas Harriot e a outras criaturas menos recomendáveis da sociedade londrina a par com a caça às bruxas que se instalava. Como podemos ver um ambiente propício para Diana aprender a usar a sua magia e para que ambos continuem a procura pelo manuscrito perdido que explicaria melhor as origens de ambos.

Adorei ler este livro, porque a escrita simples mas detalhada, nos deixa conhecer a época isabelina, que a meu ver, é uma época fantástica, pois temos lado a lado: as superstições e a ciência, o fervilhar de ideias, o desenvolver de novos projectos, investigações científicas, mas ainda arreigadas os medos e as velhas tradições, os grandes escritores que “conhecemos” de maneira diferente sob os olhos de Diana.

 O livro acaba por ter três grande momentos: a estadia em Sept Tours, um momento mais intimista e romanceado, que acaba por nos dar a conhecer o pai de Matthew e de certa forma conceder a ambos alguma paz de espírito. A estadia em Londres, onde Diana conhece o grupo de amigos de Matthew e desenvolve os seus dons de bruxa, e mesmos com os maneirismos da época não se deixa intimidar e limitar a ser a mulher apagada do canto, e a ida até Praga, onde conhecemos o detestável Rudolph, e finalmente o desenvolvimento que esperávamos desde o início do livro.


Uma história que nos prende do início ao fim e que mistura um pouco de tudo magia, superstição, aventura, mistério e um romance algo tórrido... com consequências inesperadas!

 

Este é o 2º volume da trilogia. O 1º volume é A Noite de Todas as Almas

 


 

0 comentários:

Enviar um comentário