02/05/2021

Leituras 2021: Filha do Sangue, Anne Bishop

Este foi um dos livros que decidi ler pela capa, eu sabia que esta trilogia era bastante reputada e foi-me recomendada por várias pessoas. Mas confesso que custou a entrar na história. Porquê? Porque é um mundo intrincado, cheio de minuciosos detalhes e de uma riqueza extrema. E fazer parte deste(s)mundo(s) leva sempre algum tempo!

Isto porque a história se subdivide em reinos diferentes, onde convivem humanos, desprovidos de magia e os de Sangue, estes são criaturas com poderes mágicos. As sociedades são matriarcais, lideradas por belas e algumas pérfidas mulheres, existem Feiticeiras, Viúvas-Negras e Rainhas, sendo estas as mais importantes, e onde os homens têm um papel acessório de escravos ou servos. Existe também o reino dos mortos. Os seres mágicos têm os seus poderes ligados a jóias e são capazes de também de comunicarem a um nível psíquico.

Os poderes são determinados por jóias, herdadas ou ganhas mediante uma cerimónia. Cada indivíduo tem uma jóia por direito de progenitura, e podem ainda ganhar mais uma jóia, mediante a sua força.  Então a força de alguém é medida pelas jóias que possui e vê-se quão poderoso alguém é, pela intensidade da coloração da sua jóia, sendo que, as jóias negras são as que têm mais poder. Em suma é isto!

A história essa é outra, existe uma profecia de que uma feiticeira poderosa aparecerá para governar e unir todos os reinos! Saetan, e os seus dois filhos bastardos, Lucivar e Daemon, serão os mais afectados e envolvidos nesta história. Pois um será o pai, o outro o protector e o último o companheiro da nova feiticeira! Mas muita história tem ainda que ser contada até aí chegarmos! 

Quem é esta feiticeira? Janelle, uma menina de 7 anos, cuja família, não valoriza e coloca numa instituição onde ela é outras são barbaramente maltratadas. Janelle evade-se dessa instituição algumas vezes, fomentando amizades com pessoas de todos os reinos! É uma menina misteriosa, mas que é capaz de suscitar o melhor de cada um, até em Saetan, o senhor supremo do Inferno, e seu protector até ao fim dos tempos!

O livro é polémico, porque aborda alguns temas complicados e moralmente condenáveis, desde escravatura, violência sexual, através de sadismo, relações sexuais forçadas, violação, pedofilia. Há de tudo e as descrições são fortes e pungentes sem floreados. Daemon e Lucivar, dois príncipes de jóias quase negras, são forçados à escravatura sexual, por rainhas que os controlavam através de uma anel mágico preso ao seu sexo. Só aqui podem imaginar o que esperar. E quando chega as descrições do que se passava no local onde Janelle estava “para ser tratada” aí pensei em abandonar a leitura.

Mas queria saber como iria ser a história dessa menina, tão nova e tão poderosa, que conseguia fazer com que até o senhor do Inferno se tornasse dócil e capaz de um tão grande amor paternal por ela. Ela inspira também em Daemon um outro tipo de amor, que não é tão inocente, e aqui fiquei chateada, porque disse para mim que raio de história sai daqui com um homem de 1700 anos fique interessado numa menina tão nova??! Mas claro a história terá continuação e o tempo irá passar até que seja possível uma história de amor “ dentro dos padrões do aceitável”.

Neste livro a história conta-nos a realidade de dois reinos diferentes, Terreille e Kaeleer, em cada reino existem várias cidades lideradas por rainhas, mas a particularidade aqui é que a autoridade destas rainhas vem sendo minada e Dorothea SaDiablo, uma Feiticeira Suprema, quer governar todos os territórios e consequentemente todos os reinos, e o seu reinado será ameaçado pela história da chegada da poderosa feiticeira... e aqui está o mote para o desenvolvimento da história! Dorothea é cruel, escraviza homens poderosos, como Daemon, e torna-os objectos sexuais. Ela é também mestre em intrigas, e foi através destas que levou a que Saetan nunca reconhecesse como legítimos filhos Daemon e Lucivar, para os escravizar. 

Mas pouco sabe ela que Janelle, vai ser o elo que ligará a corrente familiar dos três homens mais poderosos que se irão aliar para proteger Janelle de uma família que não se apercebe do seu poder, de uma feiticeira ambiciosa e prepararem o mundo para o reinado da feiticeira mais poderosa que alguma vez existiu! Esta será uma história de magia, um mundo sombrio, de intrigas e de lutas pelo poder em que a luz da feiticeira será o início da mudança!

0 comentários:

Enviar um comentário