06/05/2022

O leitor do Comboio, Jean-Paul Didierlaurent

 

Autor: Jean-Paul Didierlaurent

Título Original: Le liseur du 6h27 (2014)

Data de lançamento: 09/03/2017

Editora: Clube do Autor

Páginas: 196

Período de Leitura: 26 Fevereiro a 11 de Março

SinopseO poder dos livros através da vida das pessoas que eles salvam. Uma obra que é um hino à literatura, às pessoas comuns e à magia do quotidiano.

Jean-Paul Didier Laurent é um contador de histórias nato. Neste romance, conhecemos Guylain Vignolles, um jovem solteiro, que leva uma existência monótona e solitária, contrariada apenas pelas leituras que faz em voz alta, todos os dias, no comboio das 6h27 para Paris.

A rotina sensaborona do protagonista desta história muda radicalmente no dia em que, por mero acaso, do banquinho rebatível da carruagem salta uma pendrive que contém o diário de Julie, empregada de limpeza das casas de banho num centro comercial e uma solitária como ele… Esses textos vão fazê-lo pintar o seu mundo de outras cores e escrever uma nova história para a sua vida. 

Opinião: este é um pequeno livro que pensava eu se leria rapidamente, mas estava a passar uma fase de “preguiça de leitura”. Gostei muito da história, é peculiar, e as descrições feitas pelo autor muito caricatas, principalmente as da “Coisa” e do amigo de Guylain que só respondia em versos alexandrinos. 

Guylain Vignolles, personagem central, é para mim uma personagem extraordinária, alguém que nutre uma tal paixão por livros e literatura trabalha num local onde se destroem livros!! Eu certamente passaria mais tempo a “roubar” livros à “coisa” que a trabalhar! E Guylain é ainda mais extraordinário (ou fora do comum) porque todos os dias rouba, uma página, a que chama pele “ à coisa” e lê a mesma página durante a sua viagem de comboio em voz alta para todos os passageiros da carruagem onde vai!


Guylain  vive a sua vida através dos livros, nos textos que lê e vê-se envolvido numa aventura maravilhosa por causa deles! E é isto que a leitura tem de mágico, junta pessoas que nada têm em comum, apenas amor pela literatura e aos livros, e faz deles amigos, companheiros e algo mais! Espero que a história da pacata vida de Guylain tenha continuação, pois, penso que o autor poderia dar o devido seguimento a parte da história que ficou por contar! Ou pelo menos para sabermos mais sobre os outros personagens tão peculiares que o livro apresenta, Yvon Grimbert, o amigo de Guylain, segurança que apenas usa versos alexandrinos e Giuseppe, o velhote que ficou com uma perna presa na “coisa”, consequentemente teve de ser amputado, e que coleciona os exemplares de “Jardins e Hortas de Outrora” pois foram feitos com pasta de papel retirada da coisa nesse dia fatídico.

Um livro que recomendo a todos os amantes de livros sem dúvida!


Classificação: 5 estrelas

Podem ler a sinopse ou adquirir o livro utilizando os meus links de afiliada! 

Wook: https://www.wook.pt/?a_aid=60fe8431a7210

Bertrand: https://www.bertrand.pt/?a_aid=6118def71f535

Saída de Emergência: http://www.saidadeemergencia.com/afiliados?uaft=153186&huaft=542cb012a81d8175bae861718d126dee

#desafiolivrólicos2022 #aromas_de_cor #lereessencial #desafiodeleituramantadehistorias



0 comentários:

Enviar um comentário