11/10/2022

A cozinha inglesa de miss Eliza, Annabel Abbs ( Opinião)

Título: A  Cozinha Inglesa de Miss Eliza

Autora:Annabel Abbs 

Edição/Reimpressão 04-2022 

Editor: Edições Asa 

Páginas: 368

Período de Leitura: 19 a 25 de Setembro

SINOPSE

Especiarias exóticas, vegetais aromáticos e frutos exuberantes… Em 1837, Londres está a transbordar de novos ingredientes que ninguém sabe usar. Tudo isso passa ao lado de Eliza, uma jovem de boas famílias que tenciona dedicar a vida a escrever poesia e a partilhá-la com o mundo. Um sonho grandioso que termina quando o seu editor lhe sugere uma mudança de rumo. Se Eliza quer ser publicada, que escreva então algo aceitável para uma menina da sua posição. Como um livro de cozinha.

Para a aspirante a poetisa, que nunca sequer cozeu um ovo, qualquer ligação a um fogão é uma afronta… até ao dia em que a situação familiar a obriga a repensar tudo e a pôr, literalmente, as mãos na massa. Depressa vai descobrir não apenas um talento, mas uma paixão. Com a ajuda da sua jovem assistente Ann Kirby, entre papel e tachos, lágrimas e gargalhadas, segredos e confissões, Eliza vai descobrir as maravilhas da gastronomia e o poder da amizade. Mas quando Ann descobre um segredo do passado dela, tudo o que conquistaram se transforma numa ameaça.

Inspirado na história real da mulher que inventou o conceito do livro de culinária moderno, este é um romance que se aprecia como a uma iguaria, saboreando as vívidas descrições, absorvendo a intriga e fruindo de toda a experiência. Um prodigioso retrato da época vitoriana e um tributo a uma das pessoas que mais influenciou a arte da culinária ocidental.


Opinião: Este livro foi uma leitura conjunta do grupo Livrólicos de Cá e de Lá e posso dizer que até agora foi das melhores leituras que fiz este ano. É um livro que homenageia os alimentos, a conjugação de sabores, texturas e a riqueza que se obtém da combinação de ingredientes. 

A personagem de Miss Eliza, é baseada em Eliza Acton, uma precursora da cozinha moderna, e que vê a culinária como se poesia fosse. No livro Eliza é retratada como uma mulher solteira que escreve poesia e escandaliza a família com a mesma. O seu sonho é ser uma autora conhecida e publicada, mas não será a poesia, de acordo com os editores, o seu caminho. Numa visita a um editor conhecido que rejeita publicar os seus poemas, é sugerido a miss Eliza que se dedique a publicar um livro de culinária. 

Ainda que inicialmente ultrajada, e sem qualquer conhecimento culinário, Eliza começa a cozinhar. Cedo sente a necessidade de uma ajudante e contrata uma rapariga local de apenas 17 para a ajudar na cozinha, Ann Kirb, esta será a sua fiel ajudante que lhe descreve as iguarias de miss Eliza de como poesia se tratasse. Será amiga, confidente e dentro da cozinha semelhantes pois aprendem juntas e confeccionam iguarias nunca antes saboreadas em cozinhas inglesas.

Durante dez anos, de 1835 a 1845 seguiremos as aventuras de ambas na cozinha,  da sociedade vitoriana daquele tempo, com as suas crenças, a sociedade patriarcal, a importância do casamento e do decoro, as dificuldades sentidas pelos pobres, a maneira como os soldados e pessoas doentes eram tratadas nos asilos. O livro dá-nos também um vislumbre da sociedade da época, da vida na grande cidade e a clara distinção entre a vivência de ricos e pobres.

Miss Eliza acabou por ser alguém que descobrimos com a leitura do livro muito fora da convenção da sociedade daquele tempo, viveu sozinha em França, teve um noivo e amante francês, teve uma filha fora do casamento, escolheu ser solteira (quando o seu casamento com um homem rico a poderia salvar a si, e a família, da potencial pobreza), fez amizade com uma criada, considerada como alguém inferior pela nobreza da época. E por isso foi tão difícil largar o livro, a cada capítulo éramos bafejados com mais uma história desconcertante, ou um comportamento inesperado, que nos fazia ver como esta personagem de aparência comum, era afinal tão única e que nos podia surpreender do início ao fim da leitura. 

Este livro é uma ficção histórica, considerado uma das melhores obras de 2021, e foi sem dúvida uma leitura que me cativou e envolveu desde o início, foi difícil cumprir as metas a que nos foram propostas no calendário de leitura pois era difícil não querer saber mais. 

Classificação : 5 estrelas

 Podem ler a sinopse ou adquirir o livro utilizando os meus links de afiliada! 

Wook: https://www.wook.pt/?a_aid=60fe8431a7210

Bertrand: https://www.bertrand.pt/?a_aid=6118def71f535

Saída de Emergência: http://www.saidadeemergencia.com/afiliados?uaft=153186&huaft=542cb012a81d8175bae861718d126dee

#desafiolivrólicos2022 #aromas_de_cor #lereessencial #instabooks 

#bookstagram #bookstagrammerportugal



0 comentários:

Enviar um comentário