10/10/2022

Regresso à tua pele, Luz Gabás (Opinião)


Título:  Regresso à Tua Pele

Autor: Luz Gabás

Editora: Marcador

Edição: 2014

Lançamento: Janeiro de 2019

Páginas: 448

Período de Leitura: 10 a 22 de Setembro 

Sinopse: Brianda, uma jovem engenheira, deixa uma vida agitada em Madrid para regressar temporariamente à sua casa de infância, situada numa aldeia fria e isolada nos Pirenéus. Aí algo a impele a explorar as suas raízes e a descobrir um segredo de família e um novo interesse amoroso, o enigmático Corso, que desafia o destino ao restaurar a mansão negligenciada que herdou. O mistério adensa-se quando Brianda descobre outra mulher com o mesmo nome nos arquivos da aldeia, uma mulher que viveu quatro séculos antes e desafiou convenções. 

Numa terra convulsionada por guerras, vinte e quatro mulheres foram acusadas num dos episódios mais dramáticos da história da feitiçaria espanhola. Entre elas está Brianda, que se torna um alvo e faz uma promessa ao seu verdadeiro amor, uma promessa que pode não viver para cumprir.

                                                                Fonte Imagem: Urban Sketchers


Opinião: Foi o meu romance de estreia com a autora, ainda tenho ali outro livro dela, o Palmeira na Neve, mas esta foi a primeira história que li numa leitura conjunta. O livro tem uma capa que só por si cativa, a sinopse vem claramente aguçar a nossa curiosidade para a história. É uma história que se passa em duas épocas, o presente inicialmente na cidade de Madrid e nas montanhas no norte de Espanha e nos passado no ano de 1592.

A história conta-nos a história de Brianda e Corso e de como o seu amor viveu através dos tempos até aos nossos dias… como? Através da reencarnação. Um tema pouco frequente a ser abordado em romances. Brianda no presente tem tudo o que uma jovem pode desejar, um namorado que a ama, uma casa confortável, um emprego estável e e,  teve uma promoção, mas os ataques de pânico que tem, levam a que tenha que abrandar e acaba sem trabalho, cansada da sua vida actual e a precisar de um descanso de tudo e todos, assim vê-se a caminho da casa da sua tia no norte de Espanha, onde conhece novas pessoas e histórias que vão alterar a sua vida actual.

Brianda encontra os seus familiares e também Neli, uma nova amiga (wicca) que a quer ajudar. E Brianda e  Corso reencontram-se no presente como dois estranhos que vivenciam uma atração muito forte, tão forte que Brianda começa a rejeitar o atual companheiro e Corso mais tarde também deixa a sua mulher para viver a história de amor que há muito (ou há muitas vidas atrás) partilham. 

A história de amor não vem só, é acompanhada, por uma muito triste e fatídica história, a da condenação de 24 mulheres por bruxaria. Assim, está é também de certa forma uma história de expiação, perdão e restauração da verdade pela injustiça cometida contras as mulheres.  Estas mulheres foram condenadas por bruxaria, mas a acusação surge por outros temas de interesse pessoal, de política,de desconhecimento, de algum fanatismo religioso e que no presente se revelaram acusações infundadas e fez-se justiça à memória dessas mulheres e fecha-se finalmente o ciclo da história.

Levei tempo a ler o livro pois o ritmo da narrativa é lento, com muitas personagens e acontecimentos, mas ficou muito por contar, eu fiquei curiosa com o seguinte, a amiga que Brianda faz no presente, Neli, será a reencarnação da sua criada no passado? Estas e muitas perguntas ficaram por responder.

Uma história boa para quem gosta do tema da reencarnação, um pouco de história, a vida nas cortes, o papel da mulher e da religião no século XVI, algum do contexto político que se vivia na altura. 

Classificação : 4 estrelas

 Podem ler a sinopse ou adquirir o livro utilizando os meus links de afiliada! 

Wook: https://www.wook.pt/?a_aid=60fe8431a7210

Bertrand: https://www.bertrand.pt/?a_aid=6118def71f535

Saída de Emergência: http://www.saidadeemergencia.com/afiliados?uaft=153186&huaft=542cb012a81d8175bae861718d126dee

#desafiolivrólicos2022 #aromas_de_cor 

#lereessencial #instabooks 

#bookstagram #bookstagrammerportugal





0 comentários:

Enviar um comentário