Com a chegada do Verão parece que há mais tempo para as leituras, os livros esses foram sendo comprados no OLX a um preço bem mais agradável que nas livrarias ou supermercados e tenho tido a sorte de estarem impecáveis.
A primeira leitura escolhida foi um livro da Nicky Pellegrino, Os Ingredientes do Amor, em baixo deixo o resumo e depois as minha citações favoritas.
Sob o sol italiano, um Verão de paixão e segredos…
Olhei pela janela, para a desfocada Inglaterra a passar, e decidi que dali em diante cada dia seria um bónus. O meu tempo seria usado sabiamente. Eu ia espremer tudo o que a vida tinha para dar.
A receita para a vida devia ser simples: amor, família, amigos, saúde e uma boa dose de delícias gastronómicas. Mas a vida raramente é simples. Alice sabe também como ela pode ser frágil, por isso quer desfrutá-la ao máximo… e nunca se sente tão viva como quando está a cozinhar. Por seu lado, Babetta passou a vida a cuidar da família. Mas agora a filha já seguiu o seu próprio caminho e o marido caiu num misterioso silêncio, deixando-a a sós com a sua horta numa pequena casa isolada junto à costa italiana.
Um Verão, as vidas destas duas mulheres vão unir-se numa pequena vila no Mediterrâneo, sob a linguagem comum da comida e do amor pela terra. Vai ser aí, sob o calor do sol italiano, ou a sombra da romãzeira, que segredos serão desvendados, e medos e esperanças partilhados. Mas as lições da vida nem sempre são fáceis de aprender…
Porque o amor e a coragem são alguns dos ingredientes essenciais para uma vida repleta de sabor, Nicky Pellegrino está de volta com um romance de fazer crescer água na boca e inspirar os corações mais obstinados.
As minhas citações favoritas:
"Pensa no que estás a comer, o que tem de bom e de mau. Apaixona-te Alice. Enche a tua vida de comida."
"Quando provou o caldo com uma colher de madeira, Babetta deu por si a ponderar se as pessoas seriam como um caldo lentamente cozinhado. Com o passar do tempo, seriam os sabores dos seus temperamentos reduzidos e concentrados em algo mais forte, com alguns a tornarem-se mais azedos, outros mais sonhadores, ao passo que outros, como Nunzio, tinham uma melancolia que se concentrava numa profunda tristeza?"
"-Para mim cozinhar é a coisa mais íntima que se pode fazer por alguém - Faço algo para ti com as minhas mãos e depois tu coloca-lo dentro do teu corpo. Haverá algo mais íntimo do que isso?"
Um daqueles livros que não se consegue deixar de lado, uma leitura agradável, uma história de várias vidas e lugares que se interligam num tema comum a comida!
0 comentários:
Enviar um comentário