13/10/2022

O êxtase de Gabriel, Sylvain Reynard (Opinião)

 

Título: O Êxtase de Gabriel

Autor: Sylvain Reynard 

Editor: Saída de Emergência 

Data Publicação: 05/04/2013

Páginas: 400

Período de leitura: 3 a 5 de Outubro 

SINOPSE: O professor Gabriel Emerson envolveu-se numa paixão escaldante e clandestina com a sua ex-estudante, Julia Mitchell. Ao levá-la para umas férias românticas em Itália, inicia-a nos deleites sensuais do corpo e os êxtases do sexo. Mas ao regressarem, veem a sua felicidade ameaçada por uma conspiração de estudantes, pela instituição académica e por um antigo amante ciumento.

Quando Gabriel for finalmente confrontado pela administração da Universidade, irá sucumbir ao destino de Dante? Ou irá lutar para manter Julia, a sua Beatriz, para sempre?

Nesta brilhante sequela, O Êxtase de Gabriel, Sylvain Reynard tece uma sofisticada história de amor que irá tocar para sempre a alma, o corpo e a mente do leitor.

Um livro obsessivo e viciante como As Cinquenta Sombras de Grey.

Opinião: este é o segundo volume da saga Gabriel’sInferno. Esta saga chegando pela chancela da SDE, mas eu adquiri os livros em segunda mão, não resisti a ter os livros na estante que tenho para as “mais belas histórias de amor”. Condenem-me se quiserem, mas a história deste casal,  assim como do casal da saga da Discovery of Witches tocou-me muito.

O êxtase como diz o título acontece quando Gabriel e Julianne após muita resistência, alguns contratempos e mal-entendidos sucumbem finalmente à paixão e em Florença vivem a sua primeira noite de romance. Gabriel vai finalmente apreciar a sua musa em toda a sua plenitude e levar o relacionamento deles ao patamar seguinte. Os primeiros capítulos mó steam o casal na sua nuvem cor de rosa e felicidade apenas ensombrado por vezes, pelos ciúmes de Gabriel. 

Mas tudo o que é bom acaba depressa e rapidamente o casal vê o seu relacionamento ensombrado por uma ameaça, a política de não confraternização da Universidade. Gabriel vai descer novamente ao Inferno, a volta de Paulina, a revelação da triste história de ambos (de dor, perda, falta de maturidade no relacionamento, drogas), a denúncia de assédio por uma aluna despeitada após ter sido rejeitada por ele, o efeito que desastroso que isto pode ter na carreira de Julianne… levam a que Gabriel se afaste do seu amor e que aceda a não contactá-la mais. Confesso que o meu coração falhou uma batida ou duas aqui nesta parte, então o fulano gostava tanto dela e afasta-se dando espaço ao “angel f***er” do Paul como ele lhe chamava, tira o tapete debaixo dos pés da frágil Júlia e parece deixá-la entregue à sua sorte. 

Julia vê-se, com tudo isto obrigada a crescer, a tornar-se mais madura e a tomar decisões por si mesma, a olhar para si como a mulher que é e a tornar-se mais confiante. Mas confesso que, mesmo achando a miúda um pouco pãozinho sem sal, não merecia ser abandonada daquela maneira. O autor aqui foi um pouco cruel, pois parecia querer mostrar que afinal o Gabriel era mesmo um filha da mãe todo estragado, e que Paul seria o melhor para ela… mas não! Gabriel sacrificou-se pela felicidade da sua amada e mais tarde vamos descobrir isso… isto é no próximo livro… 

Uma vez mais o autor consegui surpreender fazendo desta leitura uma história cativante e que nos leva a ler o livro quase de uma assentada! Ainda faltam mais dois… 

Classificação : 5 estrelas

 Podem ler a sinopse ou adquirir o livro utilizando os meus links de afiliada! 

Wook: https://www.wook.pt/?a_aid=60fe8431a7210

Bertrand: https://www.bertrand.pt/?a_aid=6118def71f535

Saída de Emergência: http://www.saidadeemergencia.com/afiliados?uaft=153186&huaft=542cb012a81d8175bae861718d126dee

#desafiolivrólicos2022 #aromas_de_cor #lereessencial #instabooks 

#bookstagram #bookstagrammerportugal





12/10/2022

O Inferno de Gabriel, Sylvain Reynard (Opinião)

Título: O Inferno de Gabriel

Autor. de Sylvain Reynard 

Editor: Saída de Emergência 

Data Publicação: 18/03/2013

Páginas: 512

Período de Leitura: 1 a 3 de Outubro

SINOPSE: O enigmático e sedutor professor Gabriel Emerson é um reputado especialista na obra de Dante. Mas à noite dedica-se a uma vida de prazer sem limites, não hesitando em usar a sua beleza de cortar a respiração para manipular as mulheres a satisfazerem cada capricho seu.

Talvez por isso se sinta torturado pelo passado e consumido pela crença de que está para lá de qualquer salvação.

Quando a jovem Julia Mitchell se inscreve como sua aluna de pós-graduação, Gabriel não consegue ficar indiferente. Ela é linda, deliciosamente inocente, um diamante em bruto para ele polir. Sempre que Julia se apercebe do olhar de predador dele, espera sentir receio, mas o que verdadeiramente sente é uma estranha luxúria que a assusta. Desejando desesperadamente possuí-la, Gabriel põe em perigo não só a sua carreira, como ameaça desenterrar segredos de um passado que preferia manter oculto.

Uma história inebriante sobre amor proibido, luxúria e redenção, O Inferno de Gabriel retrata a jornada de um homem que procura escapar do seu próprio inferno pessoal enquanto tenta conquistar o impossível: perdão e amor.

Opinião: Confesso que, tropecei nesta história, quando andava a organizar as leituras do mês de Outubro, para a iniciativa ligada a romances de época. Não sei como cheguei até ao livro, mas sei que os meus objectivos de em Outubro só ler romances de época, foram frustrados pois não consegui parar de o ler. Foi mesmo do aquilo, só mais um capítulo, que levou a que em dois dias e meio devorasse o livro ( e os próximos).

É um romance erótico q.b., não há exagero nas cenas de sexo, até porque no primeiro livro não existe interação a este nível. Mas é uma história de luxúria, de desejo e de conhecimento, pois sentimento logo com Gabriel e a Julianne a química de ambos e os sentimentos que cada um desperta no outro. Eu pensava eu seria muito ao estilo de Grey, mas pelo contrário, é um romance erótico sim, mas Gabriel venera Julianne, venera-a explorando os seus sentidos, sente-se o respeito pelo mulher, pelo seu corpo, pelos seus desejos, o que faz com que este livro se demarque do outro e tambem se exclui a ideia pré-concebida de que este livro é so mais um dentro deste género. 

É um livro que nos conta uma história de amor, de ódios, de expiação, de pecados, de novos começos, de perdão e tem um bonito romance. A história é passada entre os Estados Unidos, o Canadá e  a bela Florença, o que não poderia deixar se ser pela ligação de Dante com a cidade e todo o  simbolismo que representa para a história!

Acho que acaba também por ser um livro informativo. O mesmo revela um excelente trabalho de investigação por parte do autor. A personagem principal, o professor é versado em arte, música clássica e literatura, focado especialmente em Dante, e a sua obra: Inferno. Isso vê-se em muitas das suas referências, na forma de citações, de poesia, à menção de pinturas e outras obras de arte que ilustram e descrevem o relacionamento de Dante e Beatrice, uma analogia ao romance vivido por Gabriel e a sua aluna Julianne. Confesso que até seria um tema ao qual poderia dedicar o meu tempo.

No presente, tanto Julianne como Gabriel  são abalados pelos fantasmas do passado. Gabriel parece ter um passado muito negro e mal resolvido. Julianne não tanto, mas vamos descobrindo mais ao logo do livro. A história de ambos é um feito de um conjunto de peças quebradas que juntas se complementam até que e juntos irão conseguir resolver alguns dos assuntos que têm pendentes com o passado. 

Um dos pontos fortes deste livro é sem dúvida a escrita, o autor sabe como apelar aos nossos sentidos, confesso que nunca vou olhar para um bolo de chocolate da mesma forma! Apela aos nossos sentimentos e acabamos enredados na história e a querer saber quais são as cenas dos próximos capítulos. Recomendo! E dou 5 estrelas a este!

Classificação : 5 estrelas

 Podem ler a sinopse ou adquirir o livro utilizando os meus links de afiliada! 

Wook: https://www.wook.pt/?a_aid=60fe8431a7210

Bertrand: https://www.bertrand.pt/?a_aid=6118def71f535

Saída de Emergência: http://www.saidadeemergencia.com/afiliados?uaft=153186&huaft=542cb012a81d8175bae861718d126dee

#desafiolivrólicos2022 #aromas_de_cor #lereessencial #instabooks 

#bookstagram #bookstagrammerportugal


11/10/2022

Nova Iorque num minuto, Kate Spencer (Opinião)

Título: Nova Iorque num minuto

Autor: Kate Spencer

Edição/Reimpressão 07-2022 

Editor: Edições Asa 

 Páginas: 352 

Período de Leitura: 23 a 25 de Setembro

Sinopse: Francesca Doyle está seminua numa das linhas de metro mais movimentadas de Nova Iorque. Ah, e acabou de perder o emprego. E não, não é um pesadelo. É mesmo realidade. Pode dizer-se que está a ter a pior manhã da sua vida. Até que um atraente estranho a salva ao dar-lhe um casaco Gucci para se tapar e tentar recuperar alguma dignidade. 

É sem dúvida um gesto bonito mas ela só quer esquecer a humilhação e seguir em frente com a sua vida. Mas alguém posta o momento na internet, e de repente Franny e o Sexy de Fato são sensações virais. Parece que toda a cidade está a torcer para que aquele encontro digno de comédia romântica se transforme em amor verdadeiro. Todos exceto o suposto casal.

Franny e Hayes não podiam ser uma combinação mais desastrosa. Ela é extravagante, tagarela e criativa. Ele é sério, tímido e vive para os números. No entanto, Nova Iorque parece não conseguir mantê-los afastados. Quando um encontro de sexta-feira à noite os leva a passarem quarenta e oito horas juntos, Franny e Hayes arriscam e deixam todos os sentimentos platónicos para trás.

Só que o mundo de Franny está prestes a ser virado do avesso (outra vez!). Conseguirá ela encontrar a coragem para confiar em si e finalmente ter a vida - e o amor - que sempre quis?

                                                                             *****

Opinião: Este livro é um chicklit típico, “boy meets girl in trouble they fell in love”. É um livro perfeito para uma tarde de preguiça, porque não é um livro com temas pesados, com conteúdos difíceis e que nos deixa a pensar na vida por uns tempos. É um romance divertido, com algumas peripécias e situações caricatas até terminar com o sempre agradável final feliz! 

A nossa heroína, Franny Doyle, está a passar o pior dia da sua vida, é despedida, fica quase nua no metro após o seu vestido favorito ficar preso na porta e é socorrida por um gentil (e sexy) desconhecido. Hayes é um tipo discreto, que não mantém relações com sexo feminino após um divórcio difícil. Estes são os elementos para o romance principal. Esta é a história principal, outra história paralela é a da família de Franny (aka Francesca o seu nome italiano), Franny descobre que tem uma meia irmã por parte do pai em Itália, pai esse que a mãe pouco ou nada menciona, mas a meia irmã contacta-a e quer estabelecer um relacionamento com ela.

O que vale à nossa heroína, é que faz parte de um grupo coeso de amigas, um trio que se entreajuda na cidade de Nova Iorque, Franny tem em Cleo, Lola quase duas irmãs quea apoiam e incentivam em tudo. A par do romance de Franny e Hayes acompanhamos o romance de Lola com a prima de Hayes, Perrine a brilhante cirurgiã que é também a sua melhor amiga e confidente !! Pois é, coincidências que vêm aguçar a nossa curiosidade para esta leitura! 

O que é certo ao longo do livro vamos ver que tanto Franny como Hayes são maus no campo dos relacionamentos, têm muitas inseguranças, não sabem o que dizer ou dizem sempre algo incorrecto no momento errado, têm problemas em confiar um no outro, tomam decisões erradas (Hayes com a influencer loira e Franny que nunca sabe o que quer…). 

Tenho a sensação que o livro se leu muito depressa, as histórias são fugazes, têm poucos detalhes e são pouco exploradas, por exemplo passado pouco tempo Perrine e Lola ficam noivas, mas quase não temos vislumbres da história de ambas (a não ser que depois a autora nos vá noutro livro contar a sua história). Não sabemos como ficou o relacionamento de Franny com Anna, eles foram a Itália? Ela veio a Nova Iorque… ficamos com a sensação de que o livro conta o básico e essencial para chegarmos ao final feliz!

Uma leitura descontraída, para uma tarde de preguiça!!!

Classificação : 4 estrelas

 Podem ler a sinopse ou adquirir o livro utilizando os meus links de afiliada! 

Wook: https://www.wook.pt/?a_aid=60fe8431a7210

Bertrand: https://www.bertrand.pt/?a_aid=6118def71f535

Saída de Emergência: http://www.saidadeemergencia.com/afiliados?uaft=153186&huaft=542cb012a81d8175bae861718d126dee

#desafiolivrólicos2022 #aromas_de_cor #lereessencial #instabooks 

#bookstagram #bookstagrammerportugal


A cozinha inglesa de miss Eliza, Annabel Abbs ( Opinião)

Título: A  Cozinha Inglesa de Miss Eliza

Autora:Annabel Abbs 

Edição/Reimpressão 04-2022 

Editor: Edições Asa 

Páginas: 368

Período de Leitura: 19 a 25 de Setembro

SINOPSE

Especiarias exóticas, vegetais aromáticos e frutos exuberantes… Em 1837, Londres está a transbordar de novos ingredientes que ninguém sabe usar. Tudo isso passa ao lado de Eliza, uma jovem de boas famílias que tenciona dedicar a vida a escrever poesia e a partilhá-la com o mundo. Um sonho grandioso que termina quando o seu editor lhe sugere uma mudança de rumo. Se Eliza quer ser publicada, que escreva então algo aceitável para uma menina da sua posição. Como um livro de cozinha.

Para a aspirante a poetisa, que nunca sequer cozeu um ovo, qualquer ligação a um fogão é uma afronta… até ao dia em que a situação familiar a obriga a repensar tudo e a pôr, literalmente, as mãos na massa. Depressa vai descobrir não apenas um talento, mas uma paixão. Com a ajuda da sua jovem assistente Ann Kirby, entre papel e tachos, lágrimas e gargalhadas, segredos e confissões, Eliza vai descobrir as maravilhas da gastronomia e o poder da amizade. Mas quando Ann descobre um segredo do passado dela, tudo o que conquistaram se transforma numa ameaça.

Inspirado na história real da mulher que inventou o conceito do livro de culinária moderno, este é um romance que se aprecia como a uma iguaria, saboreando as vívidas descrições, absorvendo a intriga e fruindo de toda a experiência. Um prodigioso retrato da época vitoriana e um tributo a uma das pessoas que mais influenciou a arte da culinária ocidental.


Opinião: Este livro foi uma leitura conjunta do grupo Livrólicos de Cá e de Lá e posso dizer que até agora foi das melhores leituras que fiz este ano. É um livro que homenageia os alimentos, a conjugação de sabores, texturas e a riqueza que se obtém da combinação de ingredientes. 

A personagem de Miss Eliza, é baseada em Eliza Acton, uma precursora da cozinha moderna, e que vê a culinária como se poesia fosse. No livro Eliza é retratada como uma mulher solteira que escreve poesia e escandaliza a família com a mesma. O seu sonho é ser uma autora conhecida e publicada, mas não será a poesia, de acordo com os editores, o seu caminho. Numa visita a um editor conhecido que rejeita publicar os seus poemas, é sugerido a miss Eliza que se dedique a publicar um livro de culinária. 

Ainda que inicialmente ultrajada, e sem qualquer conhecimento culinário, Eliza começa a cozinhar. Cedo sente a necessidade de uma ajudante e contrata uma rapariga local de apenas 17 para a ajudar na cozinha, Ann Kirb, esta será a sua fiel ajudante que lhe descreve as iguarias de miss Eliza de como poesia se tratasse. Será amiga, confidente e dentro da cozinha semelhantes pois aprendem juntas e confeccionam iguarias nunca antes saboreadas em cozinhas inglesas.

Durante dez anos, de 1835 a 1845 seguiremos as aventuras de ambas na cozinha,  da sociedade vitoriana daquele tempo, com as suas crenças, a sociedade patriarcal, a importância do casamento e do decoro, as dificuldades sentidas pelos pobres, a maneira como os soldados e pessoas doentes eram tratadas nos asilos. O livro dá-nos também um vislumbre da sociedade da época, da vida na grande cidade e a clara distinção entre a vivência de ricos e pobres.

Miss Eliza acabou por ser alguém que descobrimos com a leitura do livro muito fora da convenção da sociedade daquele tempo, viveu sozinha em França, teve um noivo e amante francês, teve uma filha fora do casamento, escolheu ser solteira (quando o seu casamento com um homem rico a poderia salvar a si, e a família, da potencial pobreza), fez amizade com uma criada, considerada como alguém inferior pela nobreza da época. E por isso foi tão difícil largar o livro, a cada capítulo éramos bafejados com mais uma história desconcertante, ou um comportamento inesperado, que nos fazia ver como esta personagem de aparência comum, era afinal tão única e que nos podia surpreender do início ao fim da leitura. 

Este livro é uma ficção histórica, considerado uma das melhores obras de 2021, e foi sem dúvida uma leitura que me cativou e envolveu desde o início, foi difícil cumprir as metas a que nos foram propostas no calendário de leitura pois era difícil não querer saber mais. 

Classificação : 5 estrelas

 Podem ler a sinopse ou adquirir o livro utilizando os meus links de afiliada! 

Wook: https://www.wook.pt/?a_aid=60fe8431a7210

Bertrand: https://www.bertrand.pt/?a_aid=6118def71f535

Saída de Emergência: http://www.saidadeemergencia.com/afiliados?uaft=153186&huaft=542cb012a81d8175bae861718d126dee

#desafiolivrólicos2022 #aromas_de_cor #lereessencial #instabooks 

#bookstagram #bookstagrammerportugal



10/10/2022

Regresso à tua pele, Luz Gabás (Opinião)


Título:  Regresso à Tua Pele

Autor: Luz Gabás

Editora: Marcador

Edição: 2014

Lançamento: Janeiro de 2019

Páginas: 448

Período de Leitura: 10 a 22 de Setembro 

Sinopse: Brianda, uma jovem engenheira, deixa uma vida agitada em Madrid para regressar temporariamente à sua casa de infância, situada numa aldeia fria e isolada nos Pirenéus. Aí algo a impele a explorar as suas raízes e a descobrir um segredo de família e um novo interesse amoroso, o enigmático Corso, que desafia o destino ao restaurar a mansão negligenciada que herdou. O mistério adensa-se quando Brianda descobre outra mulher com o mesmo nome nos arquivos da aldeia, uma mulher que viveu quatro séculos antes e desafiou convenções. 

Numa terra convulsionada por guerras, vinte e quatro mulheres foram acusadas num dos episódios mais dramáticos da história da feitiçaria espanhola. Entre elas está Brianda, que se torna um alvo e faz uma promessa ao seu verdadeiro amor, uma promessa que pode não viver para cumprir.

                                                                Fonte Imagem: Urban Sketchers


Opinião: Foi o meu romance de estreia com a autora, ainda tenho ali outro livro dela, o Palmeira na Neve, mas esta foi a primeira história que li numa leitura conjunta. O livro tem uma capa que só por si cativa, a sinopse vem claramente aguçar a nossa curiosidade para a história. É uma história que se passa em duas épocas, o presente inicialmente na cidade de Madrid e nas montanhas no norte de Espanha e nos passado no ano de 1592.

A história conta-nos a história de Brianda e Corso e de como o seu amor viveu através dos tempos até aos nossos dias… como? Através da reencarnação. Um tema pouco frequente a ser abordado em romances. Brianda no presente tem tudo o que uma jovem pode desejar, um namorado que a ama, uma casa confortável, um emprego estável e e,  teve uma promoção, mas os ataques de pânico que tem, levam a que tenha que abrandar e acaba sem trabalho, cansada da sua vida actual e a precisar de um descanso de tudo e todos, assim vê-se a caminho da casa da sua tia no norte de Espanha, onde conhece novas pessoas e histórias que vão alterar a sua vida actual.

Brianda encontra os seus familiares e também Neli, uma nova amiga (wicca) que a quer ajudar. E Brianda e  Corso reencontram-se no presente como dois estranhos que vivenciam uma atração muito forte, tão forte que Brianda começa a rejeitar o atual companheiro e Corso mais tarde também deixa a sua mulher para viver a história de amor que há muito (ou há muitas vidas atrás) partilham. 

A história de amor não vem só, é acompanhada, por uma muito triste e fatídica história, a da condenação de 24 mulheres por bruxaria. Assim, está é também de certa forma uma história de expiação, perdão e restauração da verdade pela injustiça cometida contras as mulheres.  Estas mulheres foram condenadas por bruxaria, mas a acusação surge por outros temas de interesse pessoal, de política,de desconhecimento, de algum fanatismo religioso e que no presente se revelaram acusações infundadas e fez-se justiça à memória dessas mulheres e fecha-se finalmente o ciclo da história.

Levei tempo a ler o livro pois o ritmo da narrativa é lento, com muitas personagens e acontecimentos, mas ficou muito por contar, eu fiquei curiosa com o seguinte, a amiga que Brianda faz no presente, Neli, será a reencarnação da sua criada no passado? Estas e muitas perguntas ficaram por responder.

Uma história boa para quem gosta do tema da reencarnação, um pouco de história, a vida nas cortes, o papel da mulher e da religião no século XVI, algum do contexto político que se vivia na altura. 

Classificação : 4 estrelas

 Podem ler a sinopse ou adquirir o livro utilizando os meus links de afiliada! 

Wook: https://www.wook.pt/?a_aid=60fe8431a7210

Bertrand: https://www.bertrand.pt/?a_aid=6118def71f535

Saída de Emergência: http://www.saidadeemergencia.com/afiliados?uaft=153186&huaft=542cb012a81d8175bae861718d126dee

#desafiolivrólicos2022 #aromas_de_cor 

#lereessencial #instabooks 

#bookstagram #bookstagrammerportugal