Autora: Kelly Bowen
Edição/Reimpressão 07-2022
Editor: Bertrand Editora
Páginas: 368
Período de Leitura: 1 a 6 de Setembro
SINOPSE
Uma história belíssima sobre a paixão, a intriga e a coragem durante a hora mais negra do mundo e a batalha de uma mulher para desvendar a verdade mais de meio século depois.
Paris, 1940: As tropas nazis podem ter ocupado Paris, a cidade do amor, mas a glamorosa Estelle Allard brilha num mundo alheio às agruras da guerra. Porém, quando assiste impotente ao desaparecimento dos seus amigos e conhecidos, promete a si própria tudo fazer para ajudar à derrota dos alemães. Custe o que custar. Ao mesmo tempo que combate o inimigo que pretende destruir tudo o que lhe é mais precioso, Estelle não pode adivinhar que as suas ações se estenderão até às gerações seguintes...
Paris, 2017: Quando Aurelia Leclaire obtém por herança um faustoso apartamento em Paris - que se revela uma cápsula no tempo intacta desde a Segunda Guerra Mundial -, fica chocada ao descobrir aquilo que parece ser um passado de segredos da sua avó, incluindo uma surpreendente coleção de obras de arte e vestidos de alta-costura. Uma pintura obscura, em particular, levá-la-á até Gabriel Seymour, um avaliador e restaurador de obras de arte que tem ele próprio o seu passado misterioso... Juntos, tentarão descobrir a verdade que se esconde no interior das paredes do apartamento de Paris.
A 75 anos de distância, sob a luz de uma Paris ameaçada e de uma Paris resplandecente, tanto Estelle quanto Lia terão de convocar toda a coragem para enfrentar os perigos de um mundo ameaçado, e em mudança, influenciando diretamente o curso da história - e o futuro da sua família - para sempre.
Opinião: Este é um livro que se lê num ápice. É um livro que me surpreendeu. E fala de um tema que é abordado superficialmente nos livros desta temática, o roubo de obras de arte aquando da ocupação nazi.
É também um livro passado em duas épocas, o presente em que uma jovem rapariga tenta descobrir o passado da sua avó, teme que está tenha sido uma colaboracionista nazi e o passado em que assistimos à ação paralela e que explicará à jovem a história da sua destemida avó. Esta trabalhava como espia para a resistência francesa, no entanto aos olhos dos nazis não passava por uma colaboracionista fútil e superficial que cantava bem e trocava jóias por favores e nem lhe passava pela cabeça que ela albergava fugitivos, escondia arte e tentava salvar também judeus.
Alternando os capítulos entre o presente em que a neta Lia tenta desvendar a história do apartamento da avó cheio de arte, e ainda por cima de extremo valor, em que descobre que Gabriel o perito em pintura, é também alguém a quem a história diz respeito e que se vai a pouco e pouco interessando cada vez mais por ele. E claro o passado, o exuberante hotel Ritz, onde a avó de Lia, Estelle e Sophie a tia-avó de Gabriel vêm a sua vida entrelaçada na teia e rede de espionagem. Sophie acaba por desempenhar um papel fulcral para descobrir os códigos da nova máquina de comunicação alemã, dica essa que sabemos foi recolhida e reportada por Estelle.
Ambas as mulheres tiveram um papel fundamental para o esforço de guerra, não combateram a guerra física, mas assumiram riscos, missões e tiraram informação vital para combaterem o exército alemão e descobrirem os estratagemas e planos do mesmo.
Este é uma leitura que recomendo, não contém violência e situações que sejam chocantes, é um livro ligeiro que enfoca a II Guerra Mundial e o papel essencial de alguns homens e mulheres no garante de segurança de pessoas, valores e alguns objectos de arte. Boas leituras !
Classificação : 4 estrelas
Podem ler a sinopse ou adquirir o livro utilizando os meus links de afiliada!
#desafiolivrólicos2022 #aromas_de_cor #lereessencial #bookstagram #instabooks #bookstagrammerportugal
0 comentários:
Enviar um comentário