28/12/2013

O nosso Natal: a mesa, as receitas...

Pois até agora ainda não tinha vindo aqui partilhar alguns do nossos momentos de Natal, não foi falta de tempo, foi mais a gripe que me apanhou desprevenida e me fez ficar em casa uns dias forçados. A nossa Consoada foi em família, como é hábito, com os mesmos de sempre.

Esteve um dia muito mau, eu não saí de casa, mas a nossa coroa voou da porta, a chuva e o vento foram mais que muitos, e nem saí para desejar boas festas aos vizinhos. 

A mesa
A nossa mesa vestiu-se de branco, com uma toalha branca, anti-nódoas do Continente e que dá para as ocasiões mais importantes. Tenho toalhas com motivos de Natal, mas prefiro esta acima de todas. A loiça é de porcelana com motivos amarelos, também não dá para combinar com muitas cores diferentes, daí preferir, os tons claros, crus e os castanhos. 

-toalha branca
- loiça (de festa, não tenho especial de natal)
- runner (de linhos cru e branco)
- velas e castiçais (dourados e pequenos para poupar espaço)
- pinhas pequenas cor natural (apanhadas no Gerês)
- estrelinhas pequenas vermelhas

Esqueci-me, mas o objectivo era de fazer um laço com fita de cetim verde e alecrim, tipo pergaminho, em torno dos guardanapos amarelos (grossos da Renova).

Aqui fica uma foto da nossa mesa de Consoada, com algumas das entradas já colocadas.


A mesa de apoio (o aparador)

Na mesa de apoio coloquei os doces que não precisavam de frigorífico, os frutos secos, a máquina de café e os cafés.


Os cabazes e a árvore de Natal

A casa tinha decoração um pouco por todo o lado, de preferência bonecos de neve. A árvore estava decorada na sala, deixo aqui uma foto tirada ainda sem os presentes e os cabazes já preparados. 


 Os cabazes, este ano ficaram mais pequeninos porque como fiquei doente já não preparei as bolachinhas nem as misturas de bolos ou especiarias que planeava. Os frascos ficaram armazenados. O plano era fazer bolachas pepparkakor, são bolachas de especiarias típicas desta época. E também preparar bolos no frasco (chocolate) e bolachas no frasco mas pronto como fiquei doente ficou tudo a meio gás. Fica para o próximo ano.

Deixo em baixo algumas das fotos do antes e do depois da "decoração" feita. Os licores: chocolate branco, canela, morango, poejo, framboesa e maçã-canela. As compotas: framboesa, maçã e ananás.



Ficaram simples mas acho que agradaram a todos...
This entry was posted in

0 comentários:

Enviar um comentário