04/05/2014

Leituras de Janeiro


Bom dia alegria! Hoje é dia de arrumar os posts atrasados do blog e são muitos! Não  falei das minhas leituras do início do ano, não partilhei a maioria dos passeios do ano passado já que faltavam as fotos organizadas. Hoje vou começar aquilo a que me propus no início do ano: organizar e começo por aqui!

Feeling a little blue in January is normal.
Marilu Henner


Durante o mês de Janeiro li três livros, dois em papel e um ebook no meu Kobo.
Noite de Reis
Desejos de Chocolate
Anjo Branco (ebook)

1. Noite de Reis da Trisha Ashley

O Natal sempre foi uma época triste para a jovem viúva Holly Brown, por isso, quando lhe pedem para cuidar de uma casa remota nas charnecas do Lancashire, a oportunidade de se esconder é irresistível - a desculpa perfeita para esquecer as festividades.

Escultor, Jude Martland, decidiu que este ano não haverá Natal depois de o irmão ter fugido com a sua noiva, e faz questão de evitar a casa da família. No entanto, terá de voltar na Noite de Reis, quando a aldeia de Little Mumming celebra as suas festividades e toda a família é obrigada a comparecer.


Enquanto isso, Holly começa a descobrir que, se quer evitar a Natal, veio para o local errado. Quando Jude regressa inesperadamente na véspera de Natal não fica nada contente ao constatar que Holly parece estar a organizar a festa de família que ele esperava evitar.


De repente, uma tempestade de neve surge do nada e toda a aldeia fica isolada. Sem fuga possível, Holly e Jude encontram muito mais do que esperavam - parece que a quadra natalícia vai ser bastante interessante! LINK: http://www.wook.pt/ficha/noite-de-reis/a/id/14160562
Não tive tempo para a leitura deste livro durante o Natal, contribuiria na certa para aumentar o espírito natalício, no meu caso prolongou-o! Confesso que comprei o livro por impulso, li o resumo e fiquei cativada com a descrição e com a capa! Não conhecia a autora, nem nunca tinha lido algum livro da sua autoria.

A história desenrola-se em torno de Holly, que não tem de todo boas memórias desta época do ano: a avó era muito rigorosa e séria, e não celebrava o Natal, nunca tinha havido na sua casa as coisas típicas de Natal: árvore, comidas especiais, enfeites… até aparecer um homem especial e que a fez ver a época com outros olhos, para depois acontecer a tragédia de perder o marido nesta época e também a avó. Não querendo fazer nada de especial nesta altura, Holly aceita tomar conta de uma casa numa aldeia remota, e do nada vê-se com uma família, com animais e com o dono da casa, Jude, que vai ser o ponto de viragem da história.

Algo de que gostei particularmente foi a atenção dada pela autora à comida! As descrições são tão vívidas, que dava por mim a quase sentir o cheiro da comida… ou talvez estivesse com fome! Gostei imenso desta leitura, adorei o cenário natalício, cheio de neve e muito, muito frio. É uma leitura, leve, que nos enche de tranquilidade, algum saudosismo com aquela descrição da reunião familiar e foi sobretudo uma leitura agradável.



2. Desejos de Chocolate, Trisha Ashley


Na perfeita aldeia de Sticklepond, Lancashire, Chloe faz e vende chocolates deliciosos e inspiradores, que contêm uma previsão ou uma frase encorajadora para cada cliente. Se a sua vida fosse tão fácil de prever, talvez Chloe pudesse ter visto que iria ser abandonada junto ao altar… Mas quando um novo vigário chega à aldeia, os rumores aumentam de intensidade. Para além de ser o carismático ex-líder da banda rock Mortal Ruin, Raffy Sinclair é também o primeiro amor de Chloe e o homem que lhe destroçou o coração. Por mais que tente, Chloe não consegue ignorar aquela aparição do seu passado. Poderá ter chegado agora o momento de pedir um desejo - e atrever-se a acreditar que este se pode transformar em realidade? Uma heroína simpática que faz chocolates, um irmão adolescente (e gótico), um avô escritor que é também feiticeiro, uma tia cigana que lê cartas de tarô e folhas de chá, um herói invulgar (e lindo!) e uma aldeia cheia de personagens excêntricas e adoráveis são os ingredientes deste encantador romance de Trisha Ashley, autora publicada pela primeira vez em Portugal pela Quinta Essência. 
LINK:http://www.wook.pt/ficha/desejos-de-chocolate/a/id/10401295
Confesso que com a leitura deste livro, me senti tentada mais de que uma vez a ir à caixa dos chocolates!  A história desenrola-se numa qualquer aldeia em que o invulgar é o sagrado e o profano se cruzarem quase diariamente. A protagonista é obcecada por anjos e é muito dedicada à família. Que de normal nada tem, o avô quer abrir um museu sua eu dedicado ao oculto, a tia é cigana, a mãe desapareceu, tem dúvidas quanto à sua paternidade e ainda tem de lidar com um irmão gótico, Jake.
A juntar a estas personagens caricatas temos ainda os amigos pouco sortudos nas questões de amor: Poppy e Félix e ainda o misterioso Raffy, o amor do passado que volta e reaviva velhos sentimentos, até então adormecidos.
Chloe vive dedicada ao seu negócio de Desejos de Chocolate, o seu adorável jardim murado até à chegada do novo vigário, Raffy! Por entre histórias, peripécias e perdão chegamos ao fim do livro. Foi uma leitura agradável, mas ao mesmo tempo fiquei desmotivada, dei por mim a saltar páginas para ver o que acontecia mais à frente, porque achava algumas das descrições um pouco longas.
3. Anjo Branco, José Rodrigues dos Santos
A vida de José Branco mudou no dia em que entrou naquela aldeia perdida no coração de África e se deparou com o terrível segredo. O médico tinha ido viver na década de 1960 para Moçambique, onde, confrontado com inúmeros problemas sanitários, teve uma ideia revolucionária: criar o Serviço Médico Aéreo.

No seu pequeno avião, José cruza diariamente um vasto território para levar ajuda aos recantos mais longínquos da província. O seu trabalho depressa atrai as atenções e o médico que chega do céu vestido de branco transforma-se numa lenda no mato.

Chamam-lhe o Anjo Branco.

Mas a guerra colonial rebenta e um dia, no decurso de mais uma missão sanitária, José cruza-se com aquele que se vai tornar o mais aterrador segredo de Portugal no Ultramar.

Inspirado em factos reais e desfilando uma galeria de personagens digna de uma grande produção, O Anjo Branco afirma-se como o mais pujante romance jamais publicado sobre a Guerra Colonial - e, acima de tudo, sobre os últimos anos da presença portuguesa em África.  LINK: http://www.wook.pt/ficha/o-anjo-branco/a/id/9632550
Gostei muito de ler este livro, só tinha lido a sinopse, pouco sabia sobre ele. Só mais tarde me apercebi de que falava do pai do autor, um relato baseado na sua vida que nos cativa com uma descrição emocionante do princípio ao fim.
Podemos dizer que o livro se divide em três partes: a infância vivida em Portugal, a idade adulta e a partida para África e uma terceira parte durante a guerra colonial.

A primeira parte relata-nos a vivência de José e o seu crescimento até ao dia em que conhece aquele que viria a ser o seu grande amor Mimicas. José cresce e reencontra mimicas que tinha partido. Tornam-se inseparáveis e é a partir daqui que se começa a desenrolar a acção. Não se focando no romance dos dois, mas antes focando-se no trabalho do médico e de como em África ele aplicou e se manteve fiel aos seus ideais de médico levando ajuda no seu avião às populações de Moçambique.

A última parte será a da guerra colonial, as descrições são de tal forma vívidas que por vezes se torna difícil prosseguir com a leitura, o relato do massacre de Wiriyamu dando-nos assim a conhecer a realidade da guerra do Ultramar, o lado negro da guerra.

É um livro que relata o terror da guerra, e da coragem de um homem que tenta melhorar as condições de vida daquelas pessoas já tão marcadas pelo sofrimento.

E por aqui fica o relato das minhas leituras de Janeiro... espero que gostem!

0 comentários:

Enviar um comentário