04/05/2014

Leituras Fevereiro

February, when the days of winter seem endless and no amount of wistful recollecting can bring back any air of  summer. 
Shirley Jackson

E em Fevereiro também foram três livros, boas leituras!

1. O clube de Tricô, Kate Jakobs

Numa cidade tão grande e movimentada como Nova Iorque, é muito fácil perdermo-nos na multidão. Habituada a contar apenas consigo própria, Georgia tem um dia-a-dia esgotante em que tenta conciliar as exigências da sua loja com a educação da filha, Dakota. Em tempos não muito distantes, Georgia era uma jovem apaixonada e decidida a perseguir os seus sonhos, pelo menos até ao dia em que James - o grande amor da sua vida - soube que estava grávida e lhe despedaçou o coração ao fugir para Paris. Nesse dia, Georgia conheceu a solidão e decidiu traçar o seu caminho sozinha. Mas James tem outros planos.

http://www.wook.pt/ficha/o-clube-de-trico-de-sexta-a-noite/a/id/395963

Este foi um daqueles livros que comprei por impulso, acho que compro a maior parte deles assim! No OLX claro! Fiquei a olhar para a capa quando chegou e fique naquela de, ups, acho que fiz asneira! Vai ser um daqueles livros aborrecidos sobre a vida de mulheres que vivem na cidade, amarguradas que não arranjam marido ou que têm problemas com os maridos.

Estava à espera de algo do género do Sexo e a Cidade, que ao invés de martinis envolvia lãs, linhas e conversas de mulheres. Estava enganada! Não se tratavam de mulheres de aparência perfeita, sem conteúdo, antes pelo contrário ficamos a acompanhar um grupo de mulheres de diferentes meios sociais, de diferentes idades que encontram um ponto comum: a amizade.

Conhecemos Georgia, a dona e alma da loja, a sua filha Dakota, a sua amiga Anita, que a ajudou a superar o facto de ser mãe solteira e todas as dificuldades e dúvidas que tinha. Conhecemos Darwin, que quer estudar o grupo, Lucie que aos quarenta anos não encontrou um companheiro. O reaparecer do passado na vida de Georgia com o regresso de James, o pai de Dakota e Cat amiga de infância de Georgia, casada e no entanto traída e infeliz.

O desenrolar da história, como o desenrolar do fio de lã, calmo e ao mesmo tempo surpreendente com o resultado final. Adorei o livro! 

2. O clube de Tricô: Laços Eternos, Kate Jakobs

A época festiva que se aproxima é a altura ideal para a jovem Dakota Walker exibir os seus dotes culinários, isto se não estiver demasiado ocupada a tricotar na Walker & Filha, a mais acolhedora loja de lãs de Manhattan… Graças à família e às amigas do Clube de Tricô, Dakota conhece o verdadeiro valor da amizade. Nos anos que se seguiram à morte da mãe, todos a acarinharam e ajudaram a crescer. Entre confissões, desabafos, novas e antigas paixões, o grupo resiste à dura rotina nova-iorquina e continua a manter os seus hilariantes encontros de sexta-feira. Para Dakota abre-se agora a possibilidade de visitar a família materna, na Escócia, e rever as pessoas e os locais que marcaram a infância e juventude da mãe. Mas algo que pode ser determinante para o seu futuro está a prendê-la a Nova Iorque e a colocá-la perante um dilema que não permite segundas oportunidades…
http://www.wook.pt/ficha/lacos-eternos/a/id/9623980
Mais um livro que leio e que se passa na época natalícia. Porque? Vejo que os autores escolhem esta época para os seus livros, porque é uma época de memórias, de nostalgia, de saudade, de lembrança dos que já partiram e de que certa forma nos marcaram.

Este segundo livro (em Portugal mas que é o terceiro em inglês), foca-se sobretudo na família, no reavivar de laços perdidos, das alegrias e da amizade que daí advém. Georgia continua a fazer parte da vida de todos, e o livro é novamente centrado nela. No entanto, as mudanças são visíveis, o pai tem um novo relacionamento, Anita vai casar-se e o futuro da loja é questionado.

Partindo para a casa da bisavó materna Dakota, enfrenta o futuro, mergulhando em memórias e histórias da sua mãe que vão determinar o futuro do clube de tricô… fiquei com um sentimento de que o livro está inacabado. 

3. A filha do Capitão, José Rodrigues do Santos

O capitão Afonso Brandão mudou a sua vida quase sem o saber, numa fria noite de boleto, ao prender o seu olhar numa bela francesa de olhos verdes e voz de mel. O oficial comandava uma companhia da Brigada do Minho e estava havia apenas dois meses nas trincheiras da Flandres quando, durante o período de descanso, decidiu ir pernoitar a um castelo perto de Armentières. Conheceu aí uma deslumbrante baronesa e entre eles nasceu uma atracção irresistível.
http://www.wook.pt/ficha/a-filha-do-capitao/a/id/59973



Neste livro o autor leva-nos direitinhos às trincheiras da 1ª guerra mundial, em que os portugueses lutaram ao lado dos ingleses, em condições por vezes desumanas num cenário gélido e devastado.

Afonso Brandão, é um soldado oriundo de Rio Maior, de origens humildes, que ingressou no seminário em Braga sendo expulso devido aos seus sonhos por vezes demasiados reais de ser um futebolista.
Temos descrições de um Portugal anterior à guerra, com os avanços tecnológicos da altura: o automóvel, o cinema e acontecimentos que descrevem a criação da primeira equipa de futebol nascida numa farmácia: SLB.

Afonso que fez a preparação militar em Lisboa é chamado para servir no CEP, onde conhecerá Agnès, uma francesa que até então tinha vivido uma vida de luxo, com uma educação refinada mas indo já contra as convenções da época ao envergar trajes que incluíam calças e frequentando um curso maioritariamente masculino: medicina.

Conhecemos depois através de longas descrições a vida nas trincheiras feita pelos soldado oriundos do quartel de Braga, que ainda nos fazem esboçar um sorriso aqui e ali, pela sua maneira de falar e constante menção à comida de Trás-os-Montes, perante a escassez de comida.

A história como todas as outras não acaba bem, os protagonistas, à semelhança de outras histórias de amor acabam separados, ficando somente a prova desse amor, a filha de ambos.

Aqui ficam as minhas leituras de Fevereiro... sigam mais pelo Goodreads!

0 comentários:

Enviar um comentário