02/05/2014

Cabo Espichel


A monumentalidade do mar e das falésias é esmagadora.

Ontem foi dia de passeio, o marido foi trabalhar mas chegou cedo e por isso lá rumamos nós num passeio até ao cabo de Espichel. Situa-se perto da vila de Sesimbra, é delimitado pelo oceano Atlântico e na sua extremidade vislumbra-se a fantástica Baía dos Lagosteiros.
                 

No cabo Espichel podemos encontrar: o Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua (Igreja da Nossa Senhora do Cabo), Ermida da Memória, Casa dos Círios, Terreiro no Cabo Espichel, Cruzeiro, Casa da Água e Aqueduto no Cabo. Perto daqui também se encontram outros vestígios arqueológicos e pegadas de dinossauros.
      
A ermida foi construída no século XIV e à sua volta foram crescendo algumas casa e posteriormente as casas para receber os peregrinos. Mais tarde foram então construídas ashospedarias (chamadas Casa dos Círios) e também haviam lojas. Hoje claramente ao abandono fechadas e só existe uma loja de artesanato.
A lenda deste lugar remonta ao século XIII, onde um homem diz ter visto uma grande luz a brilhar sobre o cabo. Ao aproximar-se viu Nossa Senhora em cima de uma mula. O local foi muito popular entre os peregrinos.  A igreja está de costas para o cabo e está rodeada da chamada casa do Círios. No início do santuário encontra-se o cruzeiro. Do lado direito encontra-se a Ermida da Memória com azulejos em tons de azul mas muito degradados.
Para os curiosos, aqui vos deixo uma ligação sobre a história mais completa da lenda do cabo:www.lendarium.org/narrative/lenda-da-nossa-senhora-do-cabo-espichel/?tag=864
​ 

Fora do espaço do santuário ainda podemos ver a Casa do Aqueduto e o Aqueduto do Cabo Espichel, rodeados de uma magnífica paisagem em tons de verde, salpicada por tons de amarelos, lilases, brancos e rosas.

Por perto, para os apreciadores da natureza, podemos visitar as pegadas dos dinossauros, percorrer os vários trilhos pedestres que se encontram assinalados ao longo da serra. Logo ao lado o farol do Cabo. E podemos também  ir até à vila de Sesimbra, onde podemos ver o castelo e a magnífica praia.


Existem também cruzeiros realizados ao cabo de Espichel, para visitar algumas grutas que existem por ali (Conhecidas: gruta do Meio, gruta da Garganta, gruta da Contenda).  




0 comentários:

Enviar um comentário