04/05/2014

Leituras de Março



It was one of those March days when the sun shines hot and the wind blows cold: when it is summer in the light, and winter in the shade. ~Charles Dickens, Great Expectations


No mês de Março até me portei bem e coloquei os posts das leituras aqui! O número de livros lidos foi o mesmo dos meses anteriores: 3!


1. Sonhos Proibidos, Lesley Pearse

Uma incrível história de coragem e desejo, da autora de "Nunca me Esqueças" e "Procuro-te". Londres, 1910. Belle tem quinze anos e uma vida protegida. Graças aos cuidados da ama, ela nunca se apercebeu de que a casa onde vive é um bordel, regido com mão de ferro pela sua mãe. Porém, a verdade encontra sempre maneira de se revelar… Para Belle, será no trágico dia em que assiste ao assassinato de uma das raparigas da casa. Ingénua e indefesa, ela fica à mercê do criminoso, que a rapta e leva para Paris, onde se inicia como cortesã.Afastada do único lar que conheceu, a jovem refugia-se nas memórias de infância e acalenta o sonho de voltar aos braços do seu primeiro amor, Jimmy. Mas Belle já não é senhora do seu destino. Prisioneira da sua própria beleza, é alvo do desejo dos homens e da inveja das mulheres.Longe vão os anos da inocência e, quando é levada para a exótica e decadente cidade de Nova Orleães, ela acaba por apreciar o estilo de vida que o Novo Mundo tem para lhe oferecer. Mas o luxo e a voluptuosidade que a rodeiam não mitigam as saudades que sente de casa, e Belle está decidida a tomar as rédeas da sua vida. Um sonho que pode ser-lhe fatal pois há quem esteja disposto a tudo para não a perder. No seu caminho, como barreiras fatais, erguem-se um continente selvagem e um oceano impiedoso. Conseguirá o poder da memória dar-lhe forças para sobreviver a uma viagem impossível?


Tenho todos os livros desta autora, digamos que sou fã. A maneira como retrata a vida em sociedade, as dificuldades por que passa Belle, é excelente.
Belle é uma rapariga inocente, tão ingénua que não se apercebe que vive num bordel, num dos piores bairros de Londres. A mãe ainda que fria, protegeu Belle da crueldade do mundo em que vive, e esta, vive feliz e ignora todos os perigos da vida. Ignorando os avisos da sua mãe Belle permanece num dos quartos e assiste a um assassínio de uma das raparigas do bordel. Mais tarde por ter assistido a esse evento é raptada e é aqui que começa a trama, o sofrimento e a imersão na crueldade do mundo.
Belle é vendida a um bordel francês, é cruelmente violada, é novamente vendida e enviada para a América. É levada por Étienne, um homem de família coagido a tal. Aqui podemos comparar o homem que é Étienne e Jimmy, o namorado que Belle deixou em Inglaterra e que não cessou de a procurar. Belle passa os dias a sonhar com o regresso, com Mog, com Jimmy, com a liberdade e pelo meio aprende a fazer chapéus.
Fiquei algo desapontada com o fim, pensei que Belle escolhesse Étienne, alguém que compreendia a sua dor, que a conhecia pelo que ela era e tinha sido e não que escolhesse o doce mas também inocente Jimmy.

O link: http://aromasdecor.blogspot.pt/2014/03/eu-e-os-livros-sonhos-proibidos.html


2. Aconteceu em Roma; Nicky Pellegrino

Românticas ruelas de calçada, piazzas repletas de vida, cafés e bares vibrantes de música e desejo… Não há no mundo cidade como Roma. É aqui que Serafina vive rodeada pelo carinho da mãe e das duas irmãs. Habitam um minúsculo apartamento delapidado e têm pouco ou nenhum dinheiro, mas a alegria está sempre presente. Quando a mãe sai, sempre bela no seu vestido simples e feito em casa, as irmãs vão cantar para a rua. É um atrevimento que as diverte e lhes permite obter dinheiro para fazerem o que mais gostam: ir ao cinema. Elas suspiram e sonham com as estrelas das matinés. Mas Serafina nunca imaginou conhecer pessoalmente o seu ídolo: o ator e cantor Mario Lanza. Quando as portas da magnífica Villa Badoglio – lar da família Lanza – se abrem para a acolher, a jovem é apresentada a um mundo de sonho. E é rodeada pelo luxo e o glamour que conhece Pepe, o talentoso chef capaz das mais suculentas iguarias e das mais ternurentas emoções. Serafina está apaixonada e a viver dias dourados mas não consegue evitar sentir que aquele não é o seu mundo. Dividida entre a vida modesta que conhece e a promessa de um futuro melhor, Serafina vai ser obrigada a crescer. Vai sofrer, amar e descobrir que a realidade nunca é apenas o que parece. Que a vida é simultaneamente mais difícil e mais bela do que um sonho.

Quando leio os livros desta autora sou sempre transportada a Itália, juro que por vezes sinto o cheiro a manjericão e a pasta acabada de fazer! Desta vez conhecemos a Itália dos anos 50, pelos olhos de Serafina. Esta filha de uma prostituta, que não conhece o pai e que passa as tardes com as irmãs a deambular pela piazza e a assistir a filme ou ver revistas para ler notícias de Mario Lanza, o sue ídolo.

Por um acaso de sorte Serafina é contratada para servir a família Lanza e narra-nos a vida de sonho e daí talvez não daquela família. A acompanhá-la, Pepe, um talentoso e temperamental cozinheiro que tenta a todo o custo servir boa comida à família, em especial, Mário, que ora está em dieta ora come como se o mundo fosse acabar no dia seguinte.
Serafina vai ser obrigada a escolher entre o amor e a fidelidade à família Lanza, vai sofrer e descobrir que nada é eterno. Mostra-nos que a tragédia bate a todas as portas e que as pessoas não são perfeitas, Serafina tem vergonha da sua mãe, Mário é inseguro e tem problemas de saúde, Betty é dependente de Mário e não tem vontade de viver depois deste partir.



3. Cartas da Toscana, Domenica de Rosa

Emily tem uma vida de sonho: uma casa maravilhosa nas colinas da Toscana, três filhos lindos, um marido gentil, e um emprego que consiste em descrever tudo isto na coluna de um jornal inglês. Mas quando o marido a deixa por SMS, ela tem subitamente de enfrentar uma nova e dura realidade: está isolada numa região rural cuja língua não domina, sem dinheiro e entregue a uma empregada doméstica psicótica. E como se isto não bastasse, Siena, a filha mais velha, está perdida de amores pelo galã da zona; Paris, a filha do meio, está perigosamente magra; e Charlie, o seu bebé fofinho, está a transformar-se num fedelho irritante. 
Mas o seu trajeto rumo ao desespero tem também o efeito de a aproximar da aldeia de Monte Albano, um lugar mais intenso e mágico do que alguma vez imaginou. Depois de anos a descrever uma Toscana idílica nas suas Cartas, Emily descobre finalmente a vida genuína e complexa da região… e um homem intrigante que tem para lhe oferecer a maior aventura da sua vida.

Este mês, eu, certamente estava a sonhar com umas férias em Itália, logo dois livros seguido sobre a vida numa qualquer pacata vila italiana, perdida algures na Toscana.

A autora faz semanalmente uma descrição idílica da sua vida na Itália, o relato parece-nos perfeito, faz-nos mesmo invejar o seu estilo de vida. Até que nos apercebemos do caos que a sua vida de facto é.

Emily vê-se de um momento para o outro com vários problemas a braços, uma filha adolescente com um namorado italiano, uma filha que não come, uma bebé mimado e exigente, um marido que a deixa depois de terem mudado para Itália, pouco dinheiro, porque o jornal decide acabar com a sua coluna e ainda com o aparecimento de um arqueólogo e um mistério de morte que parece rondar a propriedade.

No entanto após todas as peripécias, Emily consegue superar todos os obstáculos e adopta as gentes daquela terra como amigos, algo que até então não tinha acontecido. Este livro vem mostrar-nos que nem sempre algo mau traz algo pior, pelo contrário, todos os eventos serviram para nos mostrar como com força de vontade a pessoa pode sempre tirar uma lição e prosseguir. Fiquei agarrada ao livro do princípio ao fim!

Foram livros  que apreciei bastante, que me transportaram até locais mais quentes e simpáticos que o chuvoso mês de Março!


0 comentários:

Enviar um comentário