25/05/2014

Geleia de Rosas


A maioria das rosas são comestíveis, o seu sabor é muito diferente e reconhecível, e podem ser usadas como um complemento delicioso de vários pratos.

A cor das pétalas normalmente passará para a geleia, pode usar uma cor ou várias, os resultados nunca são iguais conferindo a cada geleia uma cor única e autêntica.

Rosas vermelhas e com perfume forte são frequentemente escolhidas para geleia, as variedades mais escolhidas são: “parfum de l’Haye”, “Caprice de Meilland” ou ainda “Baron Girond de l’Ain” que mantêem o aroma depois de feita a geleia.

As pétalas devem ser tiradas do botão e a parte de baixo (branca) deve ser cortada, porque senão a geleia fica com um gosto amargo.

Ingredientes

350 gramas de pétalas
6 copos de açúcar (vai ser o equivalente a cerca de 800 gramas)
6 copos de água
Sumo de dois limões

Preparação

Cortar a parte branca das pétalas, o melhor será arrancar todas de uma vez e cortar a parte de baixo com uma tesoura. Colocar dentro de água e lavar em várias vezes, para retirar impurezas.

Num recipiente juntar as pétalas, o açúcar e o sumo de limão. Deixar repousar cerca de meia hora a uma hora. Eu coloquei as cascas de limão também para conferir mais sabor.


Levar a cozinhar em lume brando, quando as pétalas começaram a perder a cor retirá-las e ir mexendo.

Deixe ferver durante meia hora em lume brando e depois tirar um pouco para um prato para verificar a consistência. A minha geleia demorou cerca de 1h a fazer, sempre em lume brando.

Eu confesso que não é uma das minhas favoritas, mas a cor ficou espectacular, o sabor um pouco amargo, cítrico, isto porque deveria ter cortado mais a parte branca do fundo das rosas.


A cor lindíssima! O sabor dizem-me muito bom, mas eu não fiquei convencida!

0 comentários:

Enviar um comentário