09/04/2015

1. Leituras de Fevereiro: Se eu ficar, Gayle Forman

E hoje é dia de escrita, de colocar o blog em dia, já tenho muitas opiniões em atraso, pois é mais fácil ler do que escrever... Espero que apreciem e que acima de tudo façam boas leituras! 

Título: Se eu ficar
Autora: Gayle Forman
Edição/reimpressão:  2014
Páginas: 216
Editora:  Editorial Presença

  

Sinopse: Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.

Naquela manhã de fevereiro, quando Mia, uma jovem de dezassete anos, acorda, as suas preocupações giram à volta de decisões normais para uma rapariga da sua idade: permanecer junto da família, do namorado e dos amigos ou deixar tudo e ir para Nova Iorque para se dedicar à sua verdadeira paixão, a música. É então que ela e a família resolvem ir dar um passeio de carro e, numa questão de segundos, um grave acidente rouba-lhe todas as escolhas. Nas vinte e quatro horas que se seguem e que talvez sejam as suas últimas, Mia relembra a sua vida, pesa o que é verdadeiramente importante e, confrontada com o que faz com que valha mesmo a pena viver, tem de tomar a decisão mais difícil de todas.
                                    http://www.wook.pt/ficha/se-eu-ficar/a/id/15951133




O livro: A capa não é muito original, mostra-nos uma rapariga e uma estrada rodeada de neve; não deixa de ser uma antevisão ao que se vai passar no livro.

Temas: amor, tragédia, relações familiares, conhecimento de si.

Género/público: romance, jovens adultos.

Personagens favoritas: Mia pela sua coragem.

Escrita: de levar às lágrimas, envolvente e directa, que nos leva à raiz dos nossos sentimentos. Um pequeno livro com uma grande mensagem.

História: Li este livro em duas tardes num fim-de-semana e parece que estou um pouco presa às categorias de romance e jovens adultos. O livro é pequeno mas as questões abordadas e a temática são de grande complexidade. Fala-nos sobretudo de como as pessoas lidam com a adversidade, com a morte e com a ausência daqueles que estavam mais próximos.

A protagonista da história é Mia, uma jovem de 17 anos, com uma paixão incrível por música clássica, pelo seu violino e por Adam o seu primeiro namorado. A sua vida é normal, com uma família muito carinhosa e que apoia e que parece inseparável, cada um diferente do outro mas unidos numa harmonia de amor perfeita. Num dia como tantos outros em que um forte nevão fecha as escolas e os pais não podem ir trabalhar, a vida de Mia muda irremediavelmente: um terrível acidente de carro acontece. E Mia? Tem de decidir se fica cá, órfã, ou se parte e se junta à família…

Depois do acidente em que Mia se vê fora do seu corpo, vagueando pela estrada onde aconteceu, indo na ambulância, estando depois no hospital, ela presencia os acontecimentos em torno de si como espectadora, não sente a dor física, mas está num turbilhão de emoções, mas determinada em decidir o seu futuro. Mia vê-se visitada por parentes, amigos e Adam o seu namorado. E é ele quem vai desempenhar um papel fundamental na recuperação de Mia, lembrando-lhe o quanto ela gosta de música clássica e o quanto queria tocar violoncelo.

Este livro tocou-me pela simplicidade, pela complexidade dos sentimentos e por reconhecer a dor da personagem, é um livro agridoce, o celebrar por se salvar uma vida e dor por outras três terem partido por causa de um acidente estúpido.

Por incrível que pareça a personagem de quem gostei mais foi a do avô, porque ele tendo já vivido a sua vida, sabe sem ser por razões egoístas, que Mia tem mais razões para partir do que ficar. Ele sabe que a vida dela caso acorde, será repleta de dor, saudade e pela terrível questão: E se… e por isso e um dos momentos mais marcantes do livro, foi aquele avô mesmo tendo perdido o filho, nora e neto ser capaz de lhe dizer que ela podia partir se assim o quisesse porque ele compreenderia. E foi aqui que me “debulhei” em lágrimas. Mesmo agora a escrever isto, isto a rever as palavras do livro, fico assim meia comovida.

Para além deste momento marcante existem outros como as memórias de Mia, que ela vai revivendo, da sua família, dos seus pais, da mudança do seu pai de roqueiro inveterado a responsável pai de família. Do seu adorado irmão que não a larga e da sua doce relação com a mãe. Da sua paixão pela música e como o dia do acidente ficou marcado por aquela música clássica que não deixou de tocar. Adam é a âncora que a mantém presa à vida, mas será suficiente para a salvar da tempestade em que ela está? Eu estava desesperadamente a lutar para que ela decidisse ficar, tantos os avós, Kim a sua amiga e Adam já tinham perdido tanto, seria justo perderem ainda mais?

Um romance sobre como renascer, como uma fénix das cinzas, do emergir dos escombros e da dor. Mia emerge, marcada, diferente, mas uma guerreira que travou uma batalha com a pior inimiga: a morte e sobreviveu para contar a sua história.

Citações favoritas: "Morrer é fácil, viver é difícil."
"Eu não estou certa de que este é o mundo a que eu pertenço mais. Eu não estou certa de querer acordar."

Período de Leitura: 7 e 8 Fevereiro


Nota: 5 estrelas

0 comentários:

Enviar um comentário