14/03/2016

1. Leituras de Novembro: A doçura da chuva, Deborah Smith


Título: A Doçura da Chuva


Autora: Deborah Smith


Edição/reimpressão:2012

Páginas: 560

 

Sinopse

Kara Whittenbrook tinha uma vida privilegiada. Filha de dois ambientalistas famosos, cresceu entre a selva amazónica e os melhores colégios da elite americana. Com a morte dos pais num acidente de aviação, torna-se herdeira, não só de uma enorme fortuna, mas também de um segredo que abalará por completo o seu mundo - o facto de ter sido adotada.
Decidida a encontrar os seus pais biológicos, Kara parte para o Nordeste da Califórnia, onde conhecerá Ben Thocco, um rancheiro que vive rodeado de gente singular. Em pouco tempo, ela fará parte de um universo diferente, que lhe abrirá as portas de um amor inesperado e de amizades genuínas, e a ajudará a tomar as mais difíceis decisões...
Em A Doçura da Chuva, Deborah Smith dá-nos a conhecer uma galeria de personagens cativantes, que nos envolvem e nos levam a reconhecer nos pequenos gestos do quotidiano as fontes da alegria e da felicidade.

 

http://www.wook.pt/ficha/a-docura-da-chuva/a/id/13054237

Opinião:

Gostei muito deste livro, é um livro sobre sentimentos, sobre escolhas, sobre sofrimento e reencontro. Nem sei bem como descobri o livro, mas sei que comprei os três livros da autora e que os li de seguida. Recentement saiu mais um chamado Milagre mas esse ainda não o adquiri.

Gostei muito da escrita da autora, é tão suave que nem se sente a leitura e quando dei por mim tinha acabado o livro! Mas é uma escrita intensa, as nossas emoções ficam ao rubro: revolta, desespero, esperança, alegria, tristeza... podemos sentir tudo isto em questão de minutos.

A história começa com Kara Whittenbrook que procura conhecer a verdade sobre os seus pais biológicos e a sua busca vai entrelaçar-se com a tentativa de Ben Thocco para conseguir manter o seu rancho e os seus habitantes peculiares, cada um com uma doença e de certa forma ostracizados pela sociedade. São personagens que sofre agressões físicas e verbais, que são considerados inválidos e desprezados mas que encontraram no rancho de Ben um refúgio e onde trabalham e se sentem bem, pois Ben trata-os como iguais. Kara acaba por se integrar pois apesar de vir de uma família rica e poderosa sofreu de bullying na escola por ser gaga e gordinha e isso teve bastante importância na sua personalidade fazendo dela uma pessoa solitária e tímida. 

Ben também teve uma infância conturbada e com a morte dos seus pais aos 16 anos teve de lutar para conseguir dar uma vida digna ao seu irmão mais novo, doente cardíaco. Para tal fez coisas de que pouco se orgulhava, nomeadamente ser um lutador de wrestling e ter tido um caso com uma mulher muito mais velha que ele vivendo no México. Encontrou o seu refúgio na Flórida, num pequeno rancho que abriga pessoas especiais. Quando Kara lá chega o rancho está em perigo pois um grande empresário quer construir casas naquele santuário.


Kara e Ben vão aliar-se para salvar o rancho, curar as suas feridas e Kara acaba por descobrir a verdadeira história dos seus pais naquele canto perdido da Florida, encontra um lar cheio de pessoas especiais e encontra talvez algo mais...

Citações preferidas: "Lily aproximou a cabeça das nossas.

- Sei o que aquela formiga está a pensar.

- O que é? - perguntei gentilmente.

- Que tudo o que é preciso é cada um chegar ao cimo da sua própria folha de erva. Se o conseguirmos, somos especiais, e não interessa a que altura as outras pessoas conseguem subir nas suas folhas de erva."

 

Período de Leitura: 11 a 16 NOV.

Nota: 4 estrelas

0 comentários:

Enviar um comentário