04/03/2016

2. Leituras de Outubro: Longbourn, Jo Baker


L
ongbourn


Autora: Jo Baker

Edição/reimpressão:2014

Páginas: 392

Editor: Editorial Presença

 

 

Sinopse
Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.

Para todos os que admiram a obra de Jane Austen, esta é uma oportunidade única de revisitar o seu universo, mais concretamente o de Orgulho e Preconceito, mas numa perspetiva completamente nova. Jo Baker conseguiu a proeza de pegar num clássico e reimaginá-lo, com brilhantismo, a partir do ponto de vista dos criados. Enquanto no andar de cima tudo gira em torno das perspetivas de casamento das meninas Bennet, no andar de baixo os criados vivem os seus próprios dramas pessoais, as suas paixões e angústias. À semelhança da obra que a inspirou, também Longbourn é uma história de amor apaixonante e uma comédia social inteligente, que nos dá a conhecer o quotidiano daqueles que serviam nas mansões rurais inglesas do século XIX. Uma obra admirável, que capta na perfeição a atmosfera da Inglaterra de Jane Austen.

 

Críticas de imprensa

«Uma recriação de Orgulho e Preconceito do ponto de vista dos criados»
The Guardian

 

«Tal como Jane Austen, Jo Baker criou uma história de amor inebriante e, também como em Jane Austen, o prazer da sua leitura reside na ironia e na inteligência que emanam deste romance.»

The Guardian

 

«Os admiradores de Jane Austen, e em particular de Orgulho e Preconceito, terão a satisfação de descobrir as semelhanças entre ambos os romances. Maravilhoso.»
The Observer

 

«Jo Baker leva o leitor numa viagem de regresso a uma época marcante da sociedade inglesa do século XIX, que nos oferece na mesma medida um retrato da pobreza e da guerra bem como da comédia social e do romantismo característicos dessa época.»
Metro

 

http://www.wook.pt/ficha/longbourn/a/id/15677512

 

Opinião:

 

Quem me conhece sabe que sou uma apaixonada por Austen, e que um dos meus livros favoritos é mesmo o Orgulho e Preconceito, isto é o reflexo da minha veia romântica incurável a manifestar-se.

 

Longbourn apresenta-nos a história por detrás da história se assim podemos dizer, na perspectiva dos criados e da vida destes, é um livro que desconstrói a soiciedade da época e é ao mesmo tempo uma crítica assumida aos maus tratos as servos e a relações fora do casamento e o tratamento dado aos filhos bastardos. Pelo que podemos ver a família Bennet não deixa os seus criados passarem fome, nem os trata mal, mas dão-lhes uma carga de trabalho bem pesada para os quatro criados que são,  Sarah, Mr. E Mrs. Hill e Polly. A história segue o enredo de Orgulho e Preconceito, mas na perspectiva dos criados e da sua vida laboriosa e difícil.

 

As tarefas deles fica mais leve quando um quinto elemento, um jovem homem, se junta ao grupo e traz consigo uma atmosfera de mistério para Longbourn. Quem era aquele estranho? E porque não estava a servir na guerra como a maior parte dos homens da sua idade?

 

Gostei muito deste livro, a perspectiva da história dos Bennet do ponto de vista dos criados complementa a história original, mencionando alguns pormenores interessantes da época.

Período de Leitura: 12 a 26 Outubro

Nota: 3 estrelas

0 comentários:

Enviar um comentário