04/01/2024

Opinião: Corte de Espinhos e Rosas, Sarah J. Maas

Título: Corte de Espinhos e Rosas 

Autora: Sarah J. Maas

Páginas: 392

Leituras: 1 a 3 Janeiro

Classificação: 4,5/5 (porque o livro em certas partes deveria ter melhores descrições)

Sinopse: Feyre, uma caçadora de dezanove anos, mata um lobo na floresta. Como consequência, uma criatura monstruosa aparece em busca de vingança e arrasta-a para uma terra encantada conhecida apenas através de lendas. Ali, porém, a sua prisão é um palácio magnífico e o seu carcereiro não é um monstro. Tamlin, o Grande Senhor da Corte da Primavera, trata-a como uma princesa.

Durante a convivência forçada com ele, os sentimentos de Feyre passam de fria hostilidade a uma paixão que será vivida apesar das advertências. Mas há um mal antigo a corroer aquele reino e a espalhar-se para o dos mortais. Feyre terá de arranjar forma de o deter ou Tamlin e o seu mundo estarão condenados para sempre.

 

Opinião: Tenho andado sem vontade de ler, mas decidi que em 2024 teria que mudar e voltar ao mundo dos livros. E depois de ver várias opiniões, comentários sobre a série ACOTAR decidi dar-lhe uma oportunidade. 

Bem li o primeiro livro em três dias… acho que vou ter de reler algumas partes mais tarde porque o li com tanta avidez que certamente devo ter perdido algum detalhe importante! Mas é uma leituras dessas, das que no tiram da realidade e nos transportam para um mundo feérico cheio de criaturas mágicas, fadas supremas, grandes senhores e humanos que não se enquadram.

A nossa heroína, Feyre, é uma comum mortal, caída em desgraça após ter atacado uma dessas criaturas, é levada para uma das cortes das fadas e vive uma relação de amor-ódio com o grande senhor Tamlin. Ele governa a corte da Primavera ajudado por Lucien, o seu homem de confiança. Existem outras cortes, outros reinos feéricos a que vamos sendo apresentados ainda que brevemente, a corte de Outono, a corte de Verão, a corte da noite… e por aí em diante. O livro no início tem um mapa que nos ajuda a situar e a conhecer os diferentes reinos.

Existe uma vilã, Amarantha (esta é a personificação do mal num corpo de beleza extrema), Rhys o senhor da corte da noite que aparenta ser o vilão  (mas acho que vamos ter mais desenvolvimentos e que ele não é de todo o mau da fita), uma maldição que enfraquece a magia de todos os seres mágicos, desafios, medo, mortes, sentimentos que mudam, sinergias que se criam e reviravoltas que fazem com que rapidamente se chegue ao fim deste livro. 

Quando Feyre é levada por Tamlin deixa a sua família, as suas irmãs Nestha e Elin e o seu pai pobre e magoado. No entanto a sorte destes muda pois Tamlin dá-lhe muitas riquezas e ajuda-os a voltarem à vida abastada que tinham anteriormente. Confesso que não fiquei nada fã desta família Archeron.

Li este primeiro livro num sopro e vou começar o segundo já de seguida…

 

 

1 comentário:

  1. Olá :)
    Se for como eu, vais gostar ainda mais do segundo livro!
    Um beijinho
    🌸 Rosana 🌸

    ResponderEliminar