06/02/2021

Leituras 2021: A sombra da noite, de Robert Bryndza

Este é o segundo volume da série Erika Foster que conta actualmente com um total de 6 livros. Já li o primeiro há algum tempo, decidi pegar na série e lê-la de seguida e não me arrependo, pois foi mais fácil perceber a metodologia, a maneira de pensar da detetive e seguir o fio à meada da história.

 

Eu confesso que me é dificil perceber a detetive, mas neste volume parece estar a mudar e a confiar cada vez mais na sua equipa e parece-me que vai haver ali qualquer coisa. O que nos dá esperança em dias melhores para Erika!


 Neste segundo volume deparamo-nos com um assassino que procura vingança. A primeira vítima é um médico reputado, deixado despido na sua cama com um saco na cabeça. Todos apontam para que se trate de um crime sexual, mas Erika não se deixa convencer, como já é habitual, desafiando os seus superiores (que verdade se diga deixam muito a desejar em termos de competência) e levar a investigação a tomar outro rumo. 


E à medida que os dias passam novos casos vêm comprovar, dar razão à teoria de Erika de que o primeiro crime não se trata de um crime sexual e que os crimes estão interligados.


Eu fiquei  particularmente surpreendida com o facto de o autor nos tentar levar a sentir empatia pelo assassino, é surpreendente não é? Pois, mas o autor queria demonstrar as motivações o que a falta de acompanhamento e medicação numa doença  pode ocasionar, e o assassino tornou-se assim devido à negligência daqueles que o deveriam apoiar. O assassino é uma pessoa quebrada, de certa forma como Erika.  Mas esta canaliza a sua energia e foco para o trabalho, não tendo quase contacto social, enquanto que o assassino canaliza a sua raiva para uma vingança macabra contra todos os que lhe fizeram mal.


A leitura deste livro foi viciante, fiquei presa à narrativa, como a aranha que prende as suas presas à teia. Desconfiei de quem era a meio do livro mas a história está tão bem construída que só queria chegar ao fim para confirmar se efectivamente consegui fazer uma boa leitura das pistas.... migalhas mas estão lá! Os temas aqui são variados e abordados de uma forma muito direta, doença mental, desequilíbrio, falta de empatia, solidão, as salas de chat, o relacionamento virtual e a criação de personas, falta de profissionalismo sem consequências... tudo isto numa trama absolutamente bem construída! Estou a gostar desta Erika Foster e da maneira como enfrenta o mundo e aqueles que lhe fazem frente! Destemida como o autor que escreveu a história e sem medo de não agradar a todos! 

0 comentários:

Enviar um comentário