03/04/2021

Leituras 2021: Meu amor, meu segredo, Julie Cohen


Para o desafio do mês de Março, precisava de um livro com um animal na capa e vendo o que cá tinha decidi-me por este. Esta foi uma opinião difícil de escrever sem evitar spoilers, por isso sugiro a quem quer ler que não passe destas primeiras linhas, isto porque preciso muito de desabafar! É um livro que li e de que preciso muito de falar. Porque fiquei muito chateada, mesmo muito com o final! Até me sinto algo ludibriada ou mesmo manipulada pela autora. Pensava que era um livro sobre uma história de amor, mas acaba por ser uma história com um final chocante que me chateou bastante!

A maneira de contar a história é algo invulgar, começamos do presente para o passado, mas no final apercebemo-nos que não poderia ser contada de outra maneira pois, aí está, estragaria o final. Assim sendo não fazia sentido ser contada de outra maneira. Inicialmente parece uma bela história de amor, algo trágica, com muitas adversidades, vemos os efeitos que uma doença como o alzheimer pode causar, sentimos pena pelo protagonista e criamos logo empatia pois achamos que o mesmo está a rememorar a sua vida, antes de se esquecer de vez! Desenganem-se... aqui começa a trama, adensa-se o mistério e começamos a ser conduzidos pelo caminho que a autora deseja, o da pena, admiração, altruísmo, o sacrifício pelo outro... a história de amor que teve o final feliz, o casal a ultrapassar as dificuldades e a ter a família perfeita!

O enredo continua e cada vez mais o mistério fica complicado, será que foram julgados pela traição, por ocultarem algo em relação ao filho mais novo que levou a família a julgar e a afastarem-se do casal? Ficamos a pensar que família é pouco unida... o que leva a uma maior cumplicidade e aproximação do casal, fazendo-os procurar uma nova comunidade, para não serem reconhecidos e julgados pelos seus erros. 

Mas não!! Eles foram julgados pelo segredo, por optarem mesmo seguir em frente face ao mesmo, por optarem por seguir em frente quando os seus atos vão contra aquilo que é aceitável, por optarem viver a sua história de amor contra tudo e todos... muito guerra dos tronos, muito Cersei e Jaime... não consigo aceitar que se tenha passado assim.

Porque fiquei então chateada? Porque me coloquei do lado do casal, porque senti alegria pelo reencontro, tristeza pela família lhes virar as costas, orgulho por ultrapassarem as dificuldades e no final depois de todos estes sentimentos, tive que lidar com a desilusão deste final chocante!! O livro é lindo até que chega à parte em que nos é revelado o segredo e aí há que lidar com a desilusão e frustração...





0 comentários:

Enviar um comentário