03/04/2021

Leituras 2021: Uma mulher em fuga, Lesley Pearse


Novamente Lesley Pearse nos dá a conhecer uma história de uma mulher forte, que a custo sobrevive a acontecimentos dramáticos até que por fim encontra paz e alegria junto do homem que estava destinada a amar.

Rosie, uma pequena menina de 8 anos, com uma família disfuncional, tenta cuidar da casa e dos homens da mesma, o seu pai e dois meios irmãos de um relacionamento anterior do pai. No entanto, o pai decide levar para casa Heather, que se assume como o mais próximo de uma figura materna que Rosie irá conhecer, até ao dia em que ela desaparece e a abandona assim como ao seu irmãozinho mais novo, Alan. Rosie vê algo, que só anos mais tarde quando o irmão de Heather, Thomas regressado da guerra, a fazem pensar que o misterioso desaparecimento tem algo a ver com um dos seus odiosos meios irmãos.

Numa reviravolta do destino, Rosie e Alan são levados, e os irmãos e o pai presos, um deles consegue fugir e o pai e outro irmão vão a julgamento como assassinos, responsáveis pelas mortes de duas das mulheres de Cole, o pai de Rosie. Rosie, assume uma nova identidade, para se desligar daquele trauma e não ser associada à família, e com esta nova identidade, após ter permanecido com uma família que a auxiliou, vai trabalhar num hospício. E aqui novamente vemos a reviravolta que a sua vida dará. Rosie cuida de pacientes com acessos vilpolentos, outros que não falam, outros que têm alguns problemas cognitivos, como Donald. No entanto Rosie, vai trabalhar com ele e ambos descobrem que têm uma paixão comum, a jardinagem, e essa paixão permitirá a ambos, a liberdade e uma vida diferente para ambos.

 Ainda que a sombra do passado de Rosie paire por cima da sua cabeça, nesta fase da sua vida, Rosie vive uma vida normal, com a família de Donald, que com a sua ajuda, se integrou na vida familiar, na comunidade e tem o seu negócio de jardinagem. Tem um namoro que vemos que não vai dar em nada, pois o seu destino foi traçado há muito, naquela tarde em que conheceu Thomas. Pena que a sua história não tenha sido mais bem explorada e que só tenhamos tido alguns vislumbres do seu passado.

A narrativa está bem conseguida, mas para mim um pouco arrastada e depois o final acaba por ser um pouco apressado, a meu ver. Considero que a história está muito bem conseguida, e que a autora nunca nos desilude.



0 comentários:

Enviar um comentário