15/08/2021

Leituras 2021: Como água para chocolate, de Laura Esquivel

Tita, é a protagonista desta história, uma filha presa à sua mãe Elena, que rege a sua casa com mão de ferro e trata as filhas como se objectos fossem. O cenário do livro é uma quinta no México, e a história essa é dividida em meses e com cada um uma receita e parte da história. Os pratos refletem os sentimentos de Tita, que eleva a preparação das refeições a um ritual e a cozinha a um lugar sagrado, de resolução de todos os problemas.

Para a mãe Elena, Tita é aquela filha que deve ficar para cuidar ela na sua velhice, mas quer o destino que Tita se apaixone irremediavelmente por Pedro, mas a sua mãe cedo decide que haverá um casamento sim, mas o de sua irmã Rosaura e Pedro! O peso de uma tradição familiar que se impõe entre um casal que vive um amor fulgurante é que não consegue estar longe um do outro. Mas um casal com um protagonista fraco e de sentimentos dúbios, o único que lhe vejo é o desejo carnal por Tita, mas não deixa de se envolver com Rosaura, a irmã dela! Ele diz que é para estar perto de Tita, mas se a amasse teria fugido com ela! E assim vive este trio governado com mão régia pela mãe Elena. Os anos passam e Tita vive infeliz, Rosaur é infeliz, Pedro é infeliz, mas vive com as duas mulheres. Ambas amarguradas e de mal um com a outra pois partilham o mesmo homem… um filho… 

Os anos passam, vive-se um contexto de guerra civil, o clima político vai-se alterando, a quinta é ameaçada, Tita é acolhida por John e pensa viver um amor mais calmo, menos água para chocolate, mas o seu coração fervilha por Pedro. Foi sempre ele que preencheu o seu coração…

A escrita é deliciosa, a maneira como a autora descreve os dramas, as cenas mais fortes, os momentos mais cómicos e os mais delicados é fantástica. Há uma ponderação nas palavras, um equilíbrio que nos cativa, mas algo que nos prende à história de uma forma especial. Não é um livro para todos p, é um cruzamento de Isabel Allende, coma magia que se infunde não história e de Nicky Pellegrino com as suas histórias que envolvem sempre comida, amor e paixão.

Aconselho vivamente a sua leitura, para quem aprecia o género. E quem quiser saber mais sobre a história de Tita podem ler os volumes seguintes da trilogia: O Diário de Tita e O Meu Negro Passado.

Podem ler a sinopse e comprar o livro usando o meu link de afiliada Wook: https://www.wook.pt/?a_aid=60fe8431a721

#aromas_de_cor  #desafiolivrólicosjulho


0 comentários:

Enviar um comentário