19/11/2014

Leituras de Outubro: Uma Villa em Itália, Elizabeth Edmondson


Título: Uma Villa em Itália
Autor: Elizabeth Edmondson
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 400
Editor: Edições Asa

Sinopse:
Quatro pessoas aparentemente sem nada em comum vêem o seu nome mencionado no testamento de uma mulher que não conhecem. Quem foi Beatrice Malaspina e porque exige que compareçam na sua villa em Itália? Enquanto esperam pelas respostas, a magia do lugar começa a exercer os seus efeitos sobre eles: os frescos desbotados, os jardins exuberantes e a magnífica torre medieval não se assemelham a nada que já tenham visto. Aos poucos, quatro pessoas que sempre fizeram os possíveis por esconder os seus problemas descobrem que a mudança - e até mesmo a esperança - é possível. Mas a misteriosa Beatrice tem um segredo que os afectará a todos…




O livro: A capa mostra-nos uma pessoa sentada numa varanda numa indumentária de Verão, sentada e descontraída numa cadeira observando a paisagem.

Temas: Mistério light e romance que baste

Género/público: pessoas que gostam de leitura leve, sem grandes debates morais.

Personagens favoritas: Beatrice Malaspina, pela aura de mistério e Delia, pela triste história de amor.

Escrita: A escrita é simples sem grandes floreados mas que nos cativa a pouco e pouco até nos envolver completamente na história. O enredo é lento acompanhando a aura de mistério que se sente ao longo da história. A história flui como se tratasse de um relato que no filnal se interliga de forma surpreendente.   

História: Comprei dois livros da autora já há algum tempo, estiveram na estante durante algum tempo a ganhar pó. Li os dois livros, mas confesso que não vão ser livros a manter, estão na lista de trocas/vendas. A história até é interessante mas não foi um livro que me cativou ao ponto de o guardar nas minhas estantes.

O enredo começa com a notícia da morte de Beatrice Malaspina que deixou a sua herança a quatro desconhecidos. Eles não conheciam Beatrice e vão ter de descobrir qual a ligação entre eles e a ligação com Beatrice. Os quatro: Delia, George, Lucius e Marjorie, com a ajuda de Jessica, amiga de Beatrice Malaspina, vão tentar desvendar o mistério e saber o que cada um deles recebeu em herança.

Delia, cantora de ópera, sofreu um desgosto de amor ao ver a sua imã casar com o amor da sua vida. George, um cientista de Cambridge atormentado pelo sofrimento, pois participou na concepção da bomba atómica. Lucius, um banqueiro que vive assombrado pelas memórias da sua participação na guerra. E finalmente Marjorie, uma escritora de romances policiais que sofre de um bloqueio de escritor. Todos se interrogam, quem seria Beatrice Malaspina e porque os mandou chamar? O que terão eles em comum?

Num cenário idílico, uma belíssima villa Dante em Itália, estes quatro estranhos vão ficar a conhecer a história de vida da sua falecida anfitriã. São de uma ou outra maneira afectados por tanta beleza, os jardins, a torre medieval, os frescos, a pouco e pouco deixam-se contaminar pelo misticismo e singularidade daquele lugar. 

Movidos pela curiosidade vão fazer descobertas surpreendentes. Acima de tudo a descoberta de si próprios, deparam-se com pedaços das suas vidas, os desgostos, desilusões e tristezas sobretudo. Ao longo desta descoberta nascem laços de amizade que vão unir os até então desconhecidos. Uma série de acontecimentos que acaba numa revelação surpreendente.

Uma leitura ligeira, para uma tarde de chuva ou de verão junto à praia, uma história simples e descomplicada, interessante pela componente de mistério.

Citações favoritas:

“Eram pequenos nadas que faziam com que a vida valesse afinal a pena.” 

“Podes viver a tua vida para agradar os outros e nunca te sentires completamente bem, totalmente viva, ou podes viver a vida que queres para agradar a ti própria.” 

Período de Leitura: 12 a 15 Outubro de 2014

Nota:



Editora: 
 

0 comentários:

Enviar um comentário