28/10/2015

1. Leituras de Março: O Prisioneiro do Céu, Carlos Ruiz Záfon

Livro: O Prisioneiro do Céu

Autor: Carlos Ruiz Zafón 
Edição/reimpressão:2012
Páginas: 400
Editor: Editorial Planeta

Sinopse
Barcelona, 1957. Daniel Sempere e o amigo Fermín, os heróis de A Sombra do Vento, regressam à aventura, para enfrentar o maior desafio das suas vidas. Quando tudo lhes começava a sorrir, uma inquietante personagem visita a livraria de Sempere e ameaça revelar um terrível segredo, enterrado há duas décadas na obscura memória da cidade. Ao conhecer a verdade, Daniel vai concluir que o seu destino o arrasta inexoravelmente a confrontar-se com a maior das sombras: a que está a crescer dentro de si.
Transbordante de intriga e de emoção, O Prisioneiro do Céu é um romance magistral, que o vai emocionar como da primeira vez, onde os fios de A Sombra do Vento e de O Jogo do Anjo convergem através do feitiço da literatura e nos conduzem ao enigma que se esconde no coração de o Cemitério dos Livros Esquecidos.

O livro: uma capa vulgar sem grandes indícios do que a história do livro nos trará.

Temas: mistério, drama, amor

Género/público: romance

Personagens favoritas: Fermín

Escrita: envolvente, dramático

História: Eu adorei a trilogia se assim a podemos chamar. E fiquei muito contente por conhecer finalmente a história de Fermín, até porque já há algum tempo andava intrigada com esta personagem.

A sua história triste lembra-me um pouco a do conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas, mas confesso que Fermín é mais divertido e não tão sombrio como Edmond Dantes.

Este livro fecha um círculo porque nos são apresentadas personagens marcantes da vida de Daniel Sempere, como David Martín e sabemos finalmente o que aconteceu com a mãe de Daniel e que a sua morte não foi tão acidental quanto se pensava.

A história é narrada tanto por Daniel como por Fermín, este perdido nas suas memórias, vai finalmente narrar-nos o seu drama, a sua prisão e tortura e como se escapuliu a uma morte certa. Coo o seu destino estava interlaçado com o escritor David Martín, com a mãe de Daniel e como de repente todo este passado que julgava deixado para trás, volta para o assombrar.

Eu gosto muito da escrita de Zafón pela construção da trama que nos envolve, pela intensidade das sensações que desperta e pela autenticidade da sociedade que nos é descrita.

Citações favoritas: “-Louco é quem se acha sensato e pensa que não tem nada a ver com a categoria dos tolos.”

 “(...) uma vez perdida toda a esperança, o tempo começava a correr depressa e os dias sem sentido adormeciam a alma.”

Período de Leitura: 12 a 14 Março


Nota: 4 estrelas

1 comentário:

  1. Olá!
    Nomeei o teu blogue para responder a uma TAG.
    Gostava muito de ler as tuas respostas. Espero que adiras.

    Beijinhos** Boas leituras!

    http://sinfoniadoslivros.blogspot.pt/2015/11/tag-habitos-de-leitura.html

    ResponderEliminar