05/10/2015

As aulas de preparação para o parto (11ª aula): Cuidados ao recém nascido: banho e muda de fralda


Nas minhas leituras pela net encontrei este link com informações muito úteis sobre os cuidados a ter com o bebé quando saímos da maternidade.

O Banho
Nas aulas de PPP houve um especial enfoque no banho, isto porque deve ser uma das situações mais aterradoras para os novos pais (eu que o diga que ainda tenho medo de “partir” a criança!).

Deve dar-se uma atenção especial á pele do recém-nascido, pois é muito frágil e é o seu único meio de protecção contra o meio ambiente.

 O banho é o momento de interacção entre pais e bebé e deve ser dado antes de o bebé ser amamentado. Deve ser feito com movimentos firmes e das partes mais limpas para as mais sujas.
O banho é um momento de felicidade e regresso ao ambiente em que se encontrava, um sítio calmo, quente e seguro. Não há uma regra para a questão dos banhos, há pediatras que recomendam todos os dias, outros que dizem dia sim dia não, mas limpando diariamente a cara: pescoço, mão e rabinho.
O banho deve ser dado antes de o bebé comer e a hora do  banho depende da reacção do bebé, se ele fica muito agitado deve ser dado de manhã ou se pelo contrário à noite antes de lhe dar a última refeição e o bebé ir para a cama.

O local/preparação:
Preparar o local do banho (verificar a temperatura do local e da água do banho);
Colocar todos os produtos necessários perto da banheira: gel, shampoo, compressas, esponja e toalha;

O banho:
Colocar o bebé na banheira com a cabeça e pescoço apoiados no nosso braço, a nossa mão deve segurar o ombro do bebé.
Limpar os olhos com compressas de dentro para fora (1 compressa por olho) e depois com outra compressa limpar o resto da cara.
Lavar a cabeça do bebé inclinando a cabeça para trás, temos de ter cuidado para não entrar água para os ouvidos, podemos usar o gel para o corpo, eu cá em casa uso Barral Baby Shampoo (por causa da crosta láctea).
Lavar o restante corpo, tendo em atenção os refegos e dobras do bebé.
Retirar o bebé da banheira e secar bem com uma toalha, hidratar com creme indicado.

Recomendações: Nunca deixar o bebé sozinho durante o banho; encher sempre a banheira antes já que a temperatura da água pode variar; os recém-nascidos perdem calor muito depressa pelo que o banho deve ser breve e deve ser logo aconchegado com roupa quente ou mantinha.


Vídeo sobre o banho do bebé:
https://www.youtube.com/watch?v=h8JWhMA7zF0


A muda da fralda:

A fralda do recém-nascido deve ser trocada frequentemente para que estes não fiquem assados.
Utilizar um trocador é sempre uma boa opção para as costas dos pais e segurança do bebé.


Como limpar as meninas? Deve limpar sempre da frente para trás, isto para evitar que entrem bactérias na vagina. Não a limpe por dentro dos lábios, simplesmente limpe suavemente o cocó com um algodão húmido.

E os meninos? Ao tirar-lhe a fralda cubra o seu pénis (sim isto vai evitar muitas regas inesperadas). Limpe à volta do pénis e do escroto com um algodão húmido. Não puxar o prepúcio para trás, pois estará pegado até que a criança cresça um pouco mais. Assegure-se de que elimina toda a sujidade.

Insista nas pregas das pernas para evitar assaduras.

Vídeo sobra muda da fralda: https://www.youtube.com/watch?v=-LmRedRREEs



Mais informações sobre cuidados aos recém-nascidos aqui.


This entry was posted in

0 comentários:

Enviar um comentário