15/10/2015

As aulas de preparação para o parto (12ª aula): Trabalho Parto II – A respiração



Esta aula incidiu sobre as técnicas de respiração durante o trabalho de parto, considero ter sido uma das aulas mais importantes e que me ajudou muito na minha “hora pequenina”.

É sabido que o trabalho de parto pode durar muito tempo e passar por várias fases. Podemos dividir em antes e durante.

Antes e quando estamos com dores podemos fazer várias coisas para aliviar, podemos fazer exercícios durante e depois das contracções.


Existem três tipos de respiração que precisamos de aprender e que vão ser necessários durante todo o trabalho de parto.

- durante a contracção, o útero e outros órgãos, comprimem o bebé e o cordão e o bebé não recebe oxigénio. Sempre que sentir que se aproxima uma contracção deve-se respirar profundamente, para que o bebé possa ter uma dose extra de oxigénio.

- durante o período de expulsão, não se deve suster a respiração, deve-se expirar profundamente, e fazer dos pulmões e do diafragma ferramentas para empurrar o bebé para fora.

- a respiração “cheirar a flor/apagar a vela”, esta deve ser aplicada quando o médico durante o parto está a verificar se o bebé tem o cordão à volta do pescoço ou se a cabeça não estiver na posição certa. Este tipo de respiração ajuda o médico e o bebé.


Para além da respiração existem exercícios que podem ser feitos durante e após a contracção. Deixo em baixo duas imagens com a respectiva descrição.


Durante:


Após:


É normal que durante o trabalho de parto nos esqueçamos do que aprendemos e é por isso que é tão importante o papel do acompanhante.

Deixo aqui uma serie de links úteis a este tema:








This entry was posted in

0 comentários:

Enviar um comentário