04/11/2020

Leituras 2020: Uma Receita de Família

 

Já tinha lido o livro anterior da autora e tinha adorado, este gostei mas custou-me a entrar na história. Isto porque ela é contada a várias vozes e em duas épocas diferentes. Mas não me arrependi nada da leitura e confesso que fiquei com pena de no final não saber mais, porque a história parece inacabada... será que a autora nos irá brindar com mais histórias do número 11?

A premissa do livro parecia ser a de uma família perfeita, e eu já estava a imaginar ao fim de algumas páginas qual o cataclismo que iria acontecer, quem iria morrer ou ficar doente, mas não foi nada disso! O livro fala sobre as relações familiares, mas acima de tudo em como essas relações são beneficiadas com o contributo das mulheres fortes daquela família!

As duas histórias paralelas retratam-nos Kanga, avó de Laura, e a própria Laura. Ambas mulheres fortes da sua época e dedicadas à família como ninguém. Mas o que acontece quando essa família é afectada por acontecimentos inesperados? Vemos descritos dois momentos distintos, Kanga que é afectada pela pior das guerras e se vê sozinha no mundo sem os pais e, Laura por uma traição e pela saída de casa das suas filhas, ficando com um ninho vazio. O que ambas fizeram? Lutaram! Há pois sim! Ao invés de se entregar ao sofrimento de vazio e perda, Laura ruma a uma mudança: na sua casa, no seu contributo para a sociedade e acima de tudo ela própria. Laura investe-se de recursos que resultam numa mulher conciente de si própria, capaz de traçar o seu caminho e imaginem que se vê a gerir um negócio de airbnb, um negócio próprio tendo por base as receitas da sua família e no final até o do seu marido para salvar a sua adorada casa, o número 11!

Gostei da maneira como  história foi apresentada, não perdemos o fio à meada mas o final esse foi precipitado e eu não gosto de finais assim, ficou muito por dizer e acima de tudo tivemos somente um vislumbre do futuro. Espero ter mais notícias do número 11, pois gostei muito desta família!



0 comentários:

Enviar um comentário