23/07/2021

Leituras 2021: Antes do Amanhecer, de Sara MacDonald


Sinopse: Quando a jovem Fleur conhece David, piloto de helicópteros do exército britânico, apaixona-se imediatamente e não hesita em abandonar o seu sonho de ser bailarina para se dedicar ao casamento. Tudo parece perfeito: embora longe de Inglaterra, o casal tem em Singapura uma vida repleta de exotismo e duas encantadoras filhas gémeas, Nikki e Saffie. Mas esta felicidade tem um fim abrupto quando David morre num acidente. Desamparada e só, Fleur prepara-se para regressar a Inglaterra com as filhas, quando Saffie, com cinco anos, desaparece misteriosamente. 

Vinte e oito anos depois, Nikki vive na Nova Zelândia e aguarda com ansiedade a visita da mãe, a quem sempre culpou pelo desaparecimento da irmã. Mas agora é Fleur quem desaparece durante um voo de escala em Singapura, o epicentro de todos os dramas. Nikki inicia então uma viagem arriscada com o objectivo de encontrar a mãe e enfrentar os fantasmas do seu passado. 

Nenhuma delas poderia imaginar a dimensão dos segredos que a história da família esconde…


Opinião: A leitura deste livro veio através de um desafio, precisava de um livro de capa rosa, este tem rosa na capa e na lateral é também cor de rosa. Pensava eu que seria um romance daqueles melosos e com um final feliz. Enganei-me, é uma história triste, de perda, de desentendimentos e com uma verdade surpreendente.

A história alterna psssado e presente, mãe e filha. Um pai que as deixa precocemente é um acontecimento trágico que pauta a relação de ambas como distante e pouco fácil. Fleur quer aproximar-se da filha, agora grávida e decide ir ter com ela â Nova Zelândia, onde vive com o seu companheiro, mas na escala em Singapura algo potência o seu desaparecimento e faz com que o passado volte ao de cima!

Fleur regressa ao lugar onde perdeu a filha Saffie, a gémea de Nikki, e quase 30 anos volvidos, vai finalmente saber o que lhe aconteceu, conseguindo fazer as pazes com o passado e com a filha que lhe resta. Ambas viajam e revivem os acontecimentos que vêm revelar algo surpreendente sobre o falecido marido de Fleur.

Este é um livro de emoções, de ligações e laços que se formam entre gémeos que mais ninguém parece entender. É um livro que fala de preconceito, de vergonha e de vivência escondidas e vidas aparentes. Acima de tudo é uma história muito bem conseguida que nos prende pela cadências das palavras e pela história tão bem conseguida!


0 comentários:

Enviar um comentário