10/07/2021

Leituras 2021: Luz e Sombra, Leigh Bardugo

Uma palavra? Fantástico! Mas ficou tanto por contar!! Este foi um livro que poderia ter mais duzentas páginas que eu não me importaria pois ficou muito por contar. E contava com descrições mais detalhadas, mais ricas e coloridas, visto ser uma sociedade diferente.

Este é o primeiro volume da saga Grisha, este termo designa aqueles que têm talentos especiais. É de certa forma baseado na Rússia imperial, vê-se isto, no respeito pelas hierarquias, refletida na estrutura atribuída aos Grishas, nos uniformes, nos nomes, nos comportamentos frios, controlados e distantes. 

A história fala-nos de Alina e Mal, e de como ambos viveram sempre juntos desde que se conheceram no orfanato, Alina sempre lá por Mal e ela sempre lá por ela, um elo que parece inquebrantável, eles eram de certa forma a família um do outro, o porto seguro. Mas os sentimentos de ambos estão confusos, e  um acontecimento inesperado, faz o mundo de ambos ser virado do avesso! Ambos pertencem ao primeiro exército de Ravka, Alina sendo cartógrafa e Mal batedor, ainda que com posições diferentes sempre conseguiram andar a par um do outrora manterem-se juntos.

Para além do primeiro exército existem um segundo exército, composto por Grishas, que também eles têm categorias diferentes de acordo com as suas habilidades mágicas. Os Corporalki que controlam as funções do corpo humano, são capazes de abrandar o ritmo cardíaco de uma pessoa, de esmagar os seus pulmões, tanto fazer bem como mal. Os Etherealki que podem manipular os elementos como água, fogo, terra e ar. Os Materialki que criam e manipulam tudo o que tenha a ver com elementos materiais,criando por exemplo os uniformes à prova de bala que protegem os Grisha. O líder deles é o chamado Darkiling, pois tem o o poder de invocar as trevas.

Durante uma travessia ao Sulco, Alina para proteger o seu amigo Mal do ataque de um Volcra, uma das criaturas das sombras, vai realizar algo que nunca foi feito no mundo Grisha. Vai produzir luz própria, salvando e protegendo todos os que se encontravam no esquife. E é assim que se vai tornar o centro do mundo Grisha, porque ela era capaz de algo que mais ninguém realizou, ela torna-se. Conjuradora do Sol. Será ela a esperança de muitos, a de que Alina consiga unificar aquilo que o sulco separou, o país Ravka ocidental e oriental. A vivência de Alina no palácio Grisha, em Os Alta, foi uma parte que para mim foi pouco explorada. Temos vislumbres da vida de Alina no palácio. Mas não existe uma explicação muito detalhada, ou tanto como eu gostaria, por exemplo de como são classificados os Grishas por classes, de como surge a magia deles, como se desenvolve, o que é que eles fazem no palácio, estudam? Tem aulas? Tem deveres para com a população e se sim o que fazem? A ação é mais centrada em Alina e nos seus sentimentos, e em como ela vai amadurecer e com isso cimentar o seu poder, mas a autora poderia ter desenvolvido mais o conceito dos Grisha. Só vemos as interacções na sua perspectiva, com Baghra, Botkin, com Genya e o Darkling e com poucos outros.

Falando em sentimentos…Confesso que fiquei perdida de amores pela história dela com o Darkling, que já via um rumo diferente na história, pensei que bom, finalmente a luz e a sombra unem-se e salvam a história  toda… mas é isto que os livros têm de bom! Certo? Surpreendem-nos, arrebatam-nos e vemo-nos presos a esta história, que já não conseguimos parar de ler e que afinal leva um rumo bem diferente daquele que eu já estava a idealizar!

Eu adorei este mundo mágico, de certa forma parece-me um mundo semelhante ao de Harry Potter, não existe uma Hogwarths, mas existe o palácio dos Grisha, temos o “feiticeiro” charmoso mas que se revela a fonte de todo o mal, muito semelhante a Voldemort, e temos a heroína que com a ajuda do seu fiel amigo, vai fazer face ao mal e triunfar no final! Mas eu simpatizei com este vilão, ele não se tornou vilão intencionalmente, foram as circunstâncias que o tornaram assim. Ainda tenho esperança na sua redenção!! E ao mesmo tempo torço por Mal, para que ele volte para junto de Alina, para que a encontre e para que lhe fale finalmente, dos seus sentimentos. Eu suspeito que Mal também nos vai surpreender nos próximos livros, ele também deve ter certamente algum poder escondido, algo que vai surpreender todos os Grisha, mas isto sou eu a especular!

Quanto o livro, este primeiro volume, é um livro com mistério, ação, romance, aventura com uma história que nos envolve e com palavras quem os cativam e nos prendem à narrativa desde o início ao fim do livro. Estou ansiosa pela chegada do segundo volume!


0 comentários:

Enviar um comentário