30/07/2021

Leituras 2021: Um verão sem homens, Siri Hustved


 Este foi um livro diferente, uma leitura que fiz com pausas e outros livros pelo meio. É um livro que nos apresenta Mia, abandonada pelo marido, e creio a ter uma crise de meia idade. Uma reflexão sobre o que a eu vida foi e o que poderia ter sido. Que nos mostra cruamente como por vezes as nossas escolhas nem sempre são as que nos trazem felicidade e de como as escolhas do outros influenciam também os nossos estados emocionais.

É um livro sem capítulos, e que se apresenta como uma reflexão, a de Mia, que expõe as suas vivências nuas e cruas, com uma linguagem direta e sem floreados. A desilusão de ser abandonada pelo marido, o não saber viver sem ele que a conduz a uma espiral descendente que culmina com um internamento, mas e aqui está o ponto de viragem, Mia rodeia-se de mulheres, diferentes, cada uma com as suas histórias e estás servem como um bálsamo para a sua tristeza e revolta.

Não é certamente um livro para todos, muitos desistem, eu quase o fiz, e menciono em cima que o fui lendo a par com outras leituras, e a autora também o sabe: “(…) se ainda está comigo agora, na página, quero dizer, que se chegou até este parágrafo, se não desistiu e não me atirou a mim, a Mia, para o outro lado da sala, ou mesmo se o fez e então se pôs a pensar que talvez alguma coisa acontecesse em breve e me foi buscar outra vez e continua a ler, então quero estender os braços para si e segurar-lhe a cara com ambas as mãos e cobri-la de beijos, beijos nas suas faces e queixo e em toda a testa e na cana do seu nariz (seja qual for o formato), porque sou toda sua, toda sua. Só queria que soubesse.” É uma leitura que se faz ao ritmo de cada um, isto é eu li devagar, mas haverá alguém que lerá mais rápido na ânsia de conhecer e ler melhor está Mia. Quanto a mim li devagar, pois a sua história não é fácil, vi o seu cansaço e a sua luta por não se abandonar ao desespero. E no fim fiquei contente por Mia avançar e, também, por conhecer as vozes de todas as mulheres que a rodearam, nos deram a conhecer facetas/fases diferentes de uma mulher, se por assim o podemos dizer, a mulher idosa, a mãe, a adolescente e como estas vozes a ajudaram de certa forma, a ultrapassar esta fase mais negra do seu percurso.

É uma leitura que recomendo, que pode não agradar a todos, mas que nos enriquece pela multiplicidade de experiências e histórias relatadas.


0 comentários:

Enviar um comentário