08/07/2021

Leituras 2021: Que importa a fúria do mar


Vou ser honesta, eu não gostei do livro. Bem não foi da história porque dessa gostei, mas foi a forma de contar a história. A linguagem é muito complexa, e ao invés de aproximar o leitor, afasta-o pela sua complexidade. Não creio que a intenção da autora fosse ser pretensiosa, mas se a cada frase precisarmos de ir ver o significado de uma palavra a leitura torna-se mais longa e perdemos o fio da história, obrigando a uma releitura. Não é que não goste de aprender, gosto, mas o lazer tem que ser descontraído e, ler por obrigação, já o fiz, não estou a dizer que o li por obrigação, mas demorei mais tempo pois aí está, tinha que redobrar a atenção e acompanhar a narrativa.

O tema confesso foi novo para mim, as descrições são pungentes e não poupam o leitor da realidade dura que ali se viveu. Mas o que me prendeu foi sempre a história de amor de Joaquim e do seu molho de cartas. Eugénia, essa aborreceu-me um pouco, a sua falsa segurança e a sua superioridade, porque é que a história de Joaquim tinha que ser contada, ou ouvida por alguém tão pouco interessada. 

E foi aí que se fez clique, talvez a linguagem usada,  e a personagem de Eugénia tenham o propósito de, penso eu, chocar o leitor, ou o de originar um sentimento de desconforto enquanto lemos, com que objectivo? O de prestarmos a devida atenção à história! À construção das personagens, aos paralelos que se estabelecem: fascismo, democracia, amor, ódio, vivências, esquecimento… todos estes estados, vivências e sentimentos tão bem descritos através de Joaquim e Eugénia.

Mas não gostei mesmo nada do livro pela crueldade que senti nele, pela forma das descrições de maus tratos aos animais infligidos por diversas personagens, pareceu-me demais, sente-se que quase que o prazer na descrição dessas cenas com tanto detalhe. Para mim aqui o livro peca, porque é demasiadamente gráfico. E é com este sentimento que terminei o livro, e por isso não sei se irei ler algo mais da mesma autora.


0 comentários:

Enviar um comentário