01/07/2021

Leituras 2021: A minha pequena livraria, Wendy Welch


Este livro foi um achado! Esteve que tempos na estante e só este ano lhe peguei. É um livro baseado em acontecimentos reais, como um casal decide largar os seus empregos seguros, uma vida pacata e a trocam por uma aventura com livros e no meio de uma pacata vila pitoresca! Vi há pouco que a Tales of Lonesome Pine Used Books,está permanentemente encerrada, mas fica a história que essa é intemporal, retratada num belíssimo livro! Um livro que fala a todos os livrólicos (sim a palavra não existe mas gosto dela)!

Este é um livro sobre livros, como eu gosto! E como um livro pode sempre mudsrcalguem, como permite o início de uma conversa, o desenrolar de uma amizade e uma partilha por uma paixão que nem todos entendem! O sonho de muitos de nós ou é ter uma livraria, como a autora, ou trabalhar numa biblioteca. Confesso que a opção um é aventureira e a opção dois seria a mais segura, recomendar livros sem o peso de sobreviver à custa da venda dos mesmos. Pois a autora e o seu marido atiraram-se de cabeça a este projecto, sem olhar a estudo de mercado, sem saberem o que era necessário para abrir uma livraria, mas diziam eles com stock para dar e vender!

Wendy e o marido, deixam o que designam de Poço das Serpentes, e na pequena vila na Virgínia, com menos de 5000 habitantes, uma vila decandente, que vivia do negócio do carvão, instalam-se para viverem o sonho! Só que nem tudo é um mar de rosas, Wendy e o marido têm que aprender a gerir um espaço, a organizar e limpe esse mesmo espaço, a avaliar livros, a identificar quais as tendências e livros que se vendem, aqueles que podem doar e os que reutilizam para artesanato ( esta parte revirei os olhos porque nunca me imaginei sequer a rasgar um livro que fosse).

Num registo divertido, retrata a pouco e pouco as situações mais caricatas, as difíceis, como construíram a sua marca, como ganharam a confiança dos habitantes locais que se tornaram clientes e passaram a palavra fazendo o negócio crescer. 

Gostei da história porque a livraria, é-nos apresentada como um ponto de encontro, para conversas, histórias, trocas de ideias, conselhos e iniciativas fantásticas. Acima de tudo com este livro.  percebemos o papel aglutinador dos mesmos, como unem pessoas sem motivo aparente, que num acaso se encontram e se ligam através de uma paixão comum que une todos os livrólicos, a do amor aos livros.

Se quiserem uma visita virtual aqui fica o link: https://wendy-welch.com/2012/08/28/a-virtual-tour-of-tales-of-the-lonesome-pine-used-books/


0 comentários:

Enviar um comentário