13/01/2023

A prenda de Natal, Glenn Beck (Opinião)

Título: A prenda de Natal

Autora: Glenn Beck

Editora: Lua de Papel

Data Publicação: Outubro de 2010

Páginas: 312

Período de Leitura: 24 a 27 de Dezembro

 

Sinopse: Eddie sonha com uma bicicleta há muito, muito tempo. Apesar de ter apenas doze anos, sabe que o sonho vai ser difícil de concretizar, pois a família debate-se com problemas financeiros desde que o pai morreu. Ainda assim, acredita que a sua mãe vai conseguir o milagre, e que na manhã mágica do dia 25, junto à modesta árvore de Natal, encontrará a tão desejada prenda… Em vez disso, depara-se com um pequeno embrulho. Lá dentro uma camisola, "uma estúpida e feia camisola tricotada à mão", que o rapaz enfurecido atira para um canto do quarto. 

Demasiado novo para perceber o valor simbólico da prenda que a mãe lhe tricotou com tanto amor, Eddie inicia uma dura caminhada para a idade adulta, que o levará a questionar tudo e todos. Até que, no mais profundo momento da sua revolta, conhece um enigmático vizinho, que aparece e desaparece sem deixar rasto. É um homem sábio, de idade indefinida, que ensina ao rapaz um segredo: na vida, há sempre uma segunda oportunidade, podemos sempre voltar atrás e desfazer todo o mal que fizemos. 

A Prenda de Natal é um romance mágico, uma história que ficará para sempre na nossa memória.

 

Opinião: Este livro já andava cá por casa há uns anos, e sempre que chegava a altura de Natal eu ia buscá-lo com o intuito de o ler… foi em 2022, mas a meio zanguei-me com ele e ainda pensei em deixá-lo de lado. É que fiquei mesmo zangada com a história, e pensei um menino não merece passar por tanto!


 O livro tem páginas com ilustrações e é visualmente um livro muito bonito.

 

A história está muito bem contada e a escrita ajuda a que depressa estejamos enredados na história. Acompanhamos Eddie, um menino de 12 anos que vive com a mãe após terem perdido o pai numa batalha contra um cancro. Com o pai, Eddie e a sua mãe perderam também a sua segurança financeira, a estabilidade e passam pouco tempo juntos. A mãe tem vários trabalhos para conseguir sustentar ambos… Nesse ano Eddie porta-se excepcionalmente bem, acompanha a mãe, mostra-se solicito e disponível para ajudar, isto porque ambiciona receber com o seu bom comportamento, uma bicicleta para o Natal! Na manhã de Natal ao contrário da almejada bicicleta Eddie recebe uma camisola tricotada à mão pela sua mãe. E tal como o Grinch estraga o natal com a sua atitude negativa, má atitude para com a mãe, porque não compreendeu que infelizmente achar não lhe pode dar mais que o seu amor, tricotado na forma de uma camisola.

 

Eddie e a mãe empreendem uma viagem nessa manhã para passarem a quadra natalícia com os seus avós, Eddie passa o dia a rezingar e pouco agradável com a sua mãe. Insiste num regresso a casa nesse mesmo dia, não tendo em conta os sentimentos da mãe e ignorando o pedido dos avós para ficarem mais um dia. E acontece o inesperado, a mãe adormece e têm um acidente de viação, de onde só Eddie sai vivo… já perceberam porque me zanguei e chorei???

 

Após este acontecimento, Eddie cai num poço de escuridão, onde deixamos de ver o menino esperançoso, feliz e animado para encontrarmos um Eddie revoltado, que ignora a família, despreza Deus e ambiciona não sentir mas somente possuir bens materiais para assegurar a felicidade futura. Nesse período Eddie conhece uma outra família e faz um amigo que ao que parece tem tudo (excepto o amor que Eddie tem em casa na figura dos avós), conhece Russel um vizinho que conversa com ele sobre o sentido das coisas e de quem ele é e o que se queria tornar… e Eddie terá que enfrentar a tempestade emocional por que está a passar e decidir o que verdadeiramente é importante.

 

Mas no final e após a tempestade, é dada a Eddie uma segunda oportunidade de ser feliz com o pouco (muito) que tem, afinal nem todos tem o amor que ele tem nos avós e na mãe que tão carinhosamente lhe tricotou uma camisola. A mãe voltou!! Afinal tudo não tinha passado de um sonho após a sua birra no dia anterior!!

 

O ensinamento que podemos tirar deste livro é que por vezes o que precisamos está ao nosso lado e não se compra nas lojas em forma de presentes caros, mas queremos sim a presença daqueles que nos amam.  Gostei muito do livro, a maneira como o autor constrói a história baseada na sua própria camisola de Natal é muito bonita. Recomendo esta leitura!

 

Classificação: 5 estrelas

 

Podem ler a sinopse ou adquirir o livro utilizando os meus links de afiliada! 

Wook: https://www.wook.pt/?a_aid=60fe8431a7210

 

Bertrand: https://www.bertrand.pt/?a_aid=6118def71f535

 

Saída de Emergência: http://www.saidadeemergencia.com/afiliados?uaft=153186&huaft=542cb012a81d8175bae861718d126dee



#desafiolivrólicos2022 #aromas_de_cor #lereessencial #instabooks 

#bookstagram #bookstagrammerportugal

 

  

0 comentários:

Enviar um comentário