14/01/2023

O caderno do avô Heinrich, Conceição Dinis Tomé (Opinião)

Título: O caderno do avô Henrich

Autora: Conceição Dinis Tomé 

Número páginas: 96

Editora: Presença 

Data Publicação: Junho 2022

Período de Leitura: 2 a 6 Janeiro

Sinopse: 

Heinrich e Jósef conheceram-se na Polónia. Heinrich tinha chegado há pouco tempo da Alemanha, porque o pai não queria que o filho crescesse num país onde então dominavam o ódio, o preconceito, o abuso do poder e todas as formas de fanatismo. Naquele tempo, o homem que tinha subido ao poder resolveu dominar o mundo e perseguir todos aqueles que considerava serem de raças inferiores como os judeus ou os ciganos, e também todas as pessoas que lhe opusessem resistência. Esse homem chamava-se Adolf Hitler. Esta história, escrita com grande sensibilidade, conta-nos como Heinrich, e o seu amigo judeu, Jósef, apesar de tudo o que sofreram, conseguiram manter uma amizade que ficou para a vida. A autora mostra-nos ainda como o amor pelos livros e pela leitura, e a capacidade humana de criar beleza são importantes para promover a paz entre os povos.


Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.


OpiniãoEste pequeno livro foi um achado que fiz no ano passado mas guardei a leitura para o #hol78. É um livro pequeno e que dá conta de tantos temas! Fala de amizade sem olhar a credos, fala da guerra, da crueldade de tratamento dada aos judeus e seus defensores, fala da importância do livro como conhecimento, como casa e refúgio.

 

No início da história, assistimos à tomada de decisão da  família de Heinrich de ir viver para a Polónia, mas especificamente para Varsóvia. Isto porque o pai de Henrich é contra a ideologia nazi, isto era algo perigoso, pois ninguém podia ir contra o regime e ao fazê-lo podiam ser presos, torturados ou mortos. 

 

Assim a história progride e conta-nos como surge a amizade de Heinrich e Jósef, um miúdo com um talento musical enorme, mas judeu, e como tal levado a viver no gueto destinado aos judeus. Jósef foi poupado pelos alemães com um propósito, não tinha sido levado para um  campo de concentração, mas todas as semanas tocava o violino no o cortejo de judeus que seriam enviados para os campos. Henrich não desistiu do seu amigo, com a ajuda de um jardineiro consegue infiltrar-se no gueto, passar-lhe alimentos até ao dia em que são apanhados…

 

A mãe de Heinrich também vivia aterrorizada, sabendo das actividades do marido, com a perspectiva do marido, que ajudava os judeus, ser apanhado. O pai de Heinrich levava uma vida dupla e secreta que ele mais tarde descobre, assim como a irmã de Jósef, por quem ele nutria uma paixoneta secreta. 

 

Vemos o desenrolar dos acontecimentos pelos olhos das duas crianças e dos adultos, mas são relatos de crueldade, medo e incerteza pelo futuro. E quando o pai de Heinrich, a irmã de Jósef, o próprio Josef e Henrich são apanhados pelo soldados a vida deles nunca será a mesma… 

 

O caderno do avô é descoberto anos mais tarde pelo seu neto Henrique, que irá ler naquelas páginas o relato pela voz do avô e sabemos que os dois amigos anos mais tarde se encontraram e retomaram a amizade que os unia. A autora cativou-nos do início ao fim com esta história, uma história que enfatiza o poder dos livros, como estes são arma contra a ignorância, como são refúgio nos momentos difíceis, como unem as pessoas.


Classificação: 5 estrelas


Podem ler a sinopse ou adquirir o livro utilizando os meus links de afiliada! 

Wook: https://www.wook.pt/?a_aid=60fe8431a7210

 

Bertrand: https://www.bertrand.pt/?a_aid=6118def71f535

 

Saída de Emergência: http://www.saidadeemergencia.com/afiliados?uaft=153186&huaft=542cb012a81d8175bae861718d126dee



#desafiolivrólicosdecáedelá_2023 #aromas_de_cor #lereessencial #instabooks 

#bookstagram #bookstagrammerportugal



0 comentários:

Enviar um comentário