30/01/2023

Desafio Livrólico de Fevereiro 2023

 Olá!


Deixo aqui o nosso segundo desafio do ano no grupo Livrólicos de Cá e de Lá! 

Chegou o mês do amor, da doação de livros, da luta contra o cancro. 

Creio que estes temas são excelentes para irmos em busca de leituras interessantes, eu tenho cá muitos que ler que se encaixam tanto no tema como nas categorias! O que vão ler por aí? 

O nosso desafio tem 4 categorias e o tema do mês é o #romance&books, por isso podem começar a busca por livros adequados ao tema do mês e com autores que gostem!

 

O desafio anual com todas as categorias, está nos ficheiros do grupo, o lembrete nos comunicados, assim como o nosso novo caderno de leituras!

 

Boas leituras, e lembrem-se o grupo é vosso, eu só faço as imagens bonitas!! E estamos juntos na leitura! Na paixão pelos livros!

 

Tags do mês: #desafiolivrólicosdecáedelá_2023 #aromas_de_cor #romance&books

 

 

Podem encontrar o grupo aqui: https://www.facebook.com/groups/1747457015531387/?ref=share_group_link




Autores Nacionais que celebram o seu aniversário em Fevereiro

 


Lénia Rufino 
nasceu em 1979, em Lisboa. Cresceu nos subúrbios, rodeada de livros. Estudou Publicidade e Marketing, mas devia ter estudado Psicologia Criminal, a sua grande paixão a par da escrita. Aos dez anos escreveu o seu primeiro conto e decidiu que, um dia, haveria de ser escritora. Demorou trinta e dois anos a conseguir.

Publicou vários contos no DNJovem e lamenta a extinção desta plataforma de divulgação de novos talentos. É autora de blogues desde 2003. Atualmente, colabora com Repórter Sombra (www.reportersombra.com), onde publica contos mensalmente. O Lugar das Árvores Tristes é o seu primeiro romance.

 

Tânia Ganho nasceu em Coimbra, onde estudou e deu aulas de tradução como assistente convidada da Universidade. Depois de ter feito legendagem de filmes durante vários anos e de ter passado pela redação da SIC como tradutora de informação, decidiu dedicar-se exclusivamente à literatura. É tradutora de autores como David Lodge, Ali Smith, Rachel Cusk, Chimamanda Ngozi Adichie, Annie Proulx, Abha Dawesar, Jeanette Winterson e Anaïs Nin, entre muitos outros. Tem já publicados os romances A Vida sem Ti, Cuba Libre, A Lucidez do Amor e A Mulher-Casa.

 

Júlio Magalhães é o ex-Diretor de informação da TVI e autor de Os Retornados – Um amor nunca se esquece, em 15ª edição e Um Amor em tempos de guerra, em 10ª edição, dois bestsellers com mais de 75.000 exemplares vendidos. Nasceu no Porto a 7 de fevereiro de 1963, foi para Angola com 7 meses. Em 1975 regressou a Portugal, para a cidade do Porto. Aos dezasseis anos, iniciou a sua carreira como colaborador de O Comércio do Porto na área do desporto. Dois anos depois integrou os quadros do mesmo jornal. Trabalhou no jornal Europeu, no semanário O Liberal, na Rádio Nova. Estreou-se na RTP em 1990, onde, foi jornalista, repórter e apresentou o programa da manhã e o Jornal da Tarde. Actualmente na CNN.

 

Francisco Moita Flores é dos autores de língua portuguesa mais conhecido quer pela sua obra literária: A Fúria das Vinhas, Segredos de Amor e Sangue, A Opereta dos Vadios, Mataram o Sidónio!, O Mensageiro do Rei, O Mistério do Caso de Campolide e Os Cães de Salazar, que deu origem à série O Atentado, entre muitos outros títulos; quer pelos brilhantes trabalhos para cinema e televisão, onde se recordam: A Ferreirinha, Ballet Rose, Alves dos Reis, O Processo dos Távora e O Bairro, além da adaptação de clássicos, nomeadamente de Eça de Queirós, Júlio Dinis e Aquilino Ribeiro. Mestre na arte dos diálogos, dá corpo e alma às personagens à medida que desenvolve a narrativa dramática, assumindo em cada romance a sua dimensão humanística e de intervenção cívica através de uma narrativa simples carregada de duplo sentido.

 

Rui Pinto Ferreira é apaixonado por cinema e literatura de ficção científica, gosta de escrever sobre mundos imaginários, sobretudo com apontamentos distópicos. O seu interesse por automóveis, atletismo e jogos de estratégia influenciou a sua escrita. O teor da sua poesia é fundamentalmente melancólico. Nasceu na cidade invicta há mais de 40 anos e atualmente trabalha e reside em Penafiel com a sua esposa, os seus dois filhos, Rui e Davide, e a sua gata Nana.


Filipe Faria nasceu em 1982, em Lisboa. Frequentou a Escola Alemã de Lisboa desde o jardim de infância até completar o 12º ano de escolaridade. O contacto e convívio com aquela cultura de origem germânica, tão diferente da nossa, possibilitou a abertura de novos horizontes. Impulsionado pelo forte interesse demonstrado pelo período negro da Idade Média, e pela descoberta algo fortuita de uma verdadeira relíquia na biblioteca escolar - a Tolkien Bestiary -, cultivou, desde cedo, a paixão pela literatura fantástica. As «Crónicas de Allaryia» assinalam a sua estreia no mundo literário. Uma obra que nasceu de uns esboços de uma aventura, iniciados há cerca de quatro anos, que lentamente ganharam corpo e forma e evoluíram para um livro de quase 600 páginas. Em 2001 foi o vencedor do Prémio Branquinho da Fonseca, organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian e Jornal Expresso. Em 2002 ganhou o Prémio Matilde Rosa Araújo - Revelação na Literatura Infantil e Juvenil. Actualmente encontra-se a frequentar o curso de Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. E o resto é uma história ainda por escrever…

 


Autores Internacionais que celebram o seu aniversário em Fevereiro

 


Nicky  Pellegrino nasceu em Liverpool, filha de mãe inglesa e de um italiano apaixonado pela gastronomia do seu país. Esse fascínio pela culinária foi herdado por Nicky, que transpõe para as suas obras de ficção verdadeiros festins de aromas e sabores, que aguçam o apetite de tão vívidos. A viver atualmente na Nova Zelândia, com o marido, dois cães e dois cavalos, Nicky dedica o seu tempo ao jornalismo em regime freelance e à escrita de romances. Os seus livros foram já traduzidos para doze línguas.

 

Megan Maxwell é uma reconhecida escritora espanhola com mais de 3 milhões de exemplares vendidos. Filha de mãe espanhola e de pai americano, publicou vários romances, traduzidos em todo o mundo. Em 2010 ganhou o Premio Internacional Seseña de Novela Romántica; em 2010, 2011 e 2012 recebeu o Prémio Dama de Clubromantica.com; e em 2013 o «AURA», galardão outorgado pelo encontro «Yo Leo RA»(Romântica Adulta). Vive numa encantadora aldeia nos arredores de Madrid e tem um clube de fãs denominado Las Guerreras Maxwell.

 

Santa Montefiore nasceu em Inglaterra em 1970, de mãe anglo-argentina. A sua formação na Universidade de Exeter dá-lhe a conhecer as línguas espanhola e italiana. Mora em Londres com o marido, o historiador Simon Sebag Montefiore, e com os filhos, Lily e Sasha.

 

Lucinda Riley (nascida Edmonds, 16 de fevereiro de 1965 - 11 de junho de 2021) foi uma autora de ficção histórica popular da Irlanda do Norte, originalmente uma atriz.

Lucinda Edmonds nasceu em Lisburn e passou os primeiros anos de sua vida na vila de Drumbeg, perto de Belfast, antes de se mudar para Inglaterra. Aos 14 anos, matriculou-se na Italia Conti Academy of Theatre Arts em Londres para estudar teatro e ballet. Aos 16 anos, conseguiu o seu primeiro papel importante na televisão na adaptação para a BBC de A História dos Caçadores de Tesouro, seguido logo depois por um papel convidado em Auf Wiedersehen Pet. Continuou a trabalhar como atriz durante sete anos, casando-se com o ator Owen Whittaker.
A sua carreira de atriz foi interrompida por um longo surto de mononucleose. Isso fez com que ela voltasse a escrever, e o seu primeiro romance Lovers and Players foi publicado em 1992. Em 2016, a produtora Raffaella De Laurentiis comprou os direitos televisivos do seu romance série As Sete Irmãs.

Em 2019, Riley revelou ao jornal norueguês Verdens Gang que tinha cancro do esófago. Continuou a trabalhar, produzindo cinco romances durante os quatro anos da sua doença, mas foi incapaz de completar o romance final planeado na série As Sete Irmãs. Faleceu a 11 de junho de 2021.


Fonte: Wook (biografias)



0 comentários:

Enviar um comentário