21/01/2023

Todos os lugares desfeitos, John Boyne (Opinião)

Título: Todos os lugares desfeitos

Autora: John Boyne

Número páginas: 368

Editora: Porto Editora 

Data Publicação: Outubro de 2022


Período de Leitura: 6 a 12 Janeiro


Sinopse: A aguardada sequela do bestseller mundial O Rapaz do Pijama às Riscas
Gretel Fernsby tem 91 anos e vive em Londres há décadas, sempre no mesmo quarteirão de luxo. Leva uma vida confortável e tranquila, apesar do seu passado sombrio. Nunca fala da sua fuga da Alemanha, mais de setenta anos antes. Nunca fala dos anos do pós-guerra, passados em França com a mãe. Sobretudo, nunca fala do pai, o comandante de um dos mais infames campos de concentração nazis.
É então que uma jovem família se muda para o apartamento por baixo do seu, e Gretel acaba por fazer amizade com Henry, o filho do casal, apesar de o seu rosto lhe trazer memórias que ela prefere esquecer. Quando Gretel é confrontada com a escolha entre a sua própria segurança e a de Henry, sabe que está perante a oportunidade de expiar a sua culpa, mesmo que isso a obrigue a revelar os segredos que passou a vida a proteger.

Todos os lugares desfeitos é uma história devastadora e imensamente bela sobre uma mulher marcada por um terrível passado e por um presente onde nunca é tarde para a coragem e para a redenção.


 

Opinião: Este livro foi lançado 16 anos depois do livro Rapaz do Pijama às riscas, e se neste tínhamos a história contada na perspectiva do pequeno Bruno em todos os lugares desfeitos teremos a história contada na perspectiva de Gretel, a irmã que sobreviveu. E confesso que não queria simpatizar com a velhinha simpática, afinal era a filha de um dos generais responsável por um dos maiores campos de concentração e que tratava os judeus como se gado fossem ( ou pior). Gretel tinha 12 anos na altura, e ainda que vivesse num mundo muito seu, e muito rosa pois sonhava acordada com um soldado que servia o seu pai, já tinha noção de certo e errado, e claramente sabia que aquele ódio e tratamento não era normal. Era uma criança e mal sabia o que fazer nessa altura pois vivia ainda o luxo do Reich.

Mais tarde sabemos que Gretel e a mãe fugiram para Paris, onde se fizeram passar por francesas originárias de Nantes, a sua história era no entanto pouco convincente, foram descobertas e castigadas pela resistência francesa. Daí e já sozinha, Gretel foge para a Austrália, onde o passado a encontra novamente na forma do soldado Kurtz, a sua paixoneta de adolescente. Até que decide ir para Inglaterra e começar tudo de novo… e aí conhece David, o seu grande amor que é judeu e Edgar o homem que a ama apesar de todo o seu passado. Gretel não esconde os seus segredos de ambos, o amor da sua vida desaparece e será como Gretel Fernsby que vive os seus dias tranquila, caindo numa rotina familiar e cercada de poucas pessoas de confiança.


Será a nova família que ocupa o apartamento debaixo do seu a espoletar as suas memórias, os seus medos e acima de tudo a fazer Gretel reviver, ao ver nos olhos do vizinho aparentemente charmoso, o mesmo olhar dos soldados alemães, do seu pai, memórias que ela não queria reviver, mas que será forçada a confrontar para ajudar Henry e a sua mãe. 


Com um final surpreendente, uma escrita que nos envolve e cativa com cada palavra acabei este livro tão surpreendida como chateada, por no final empatizar com Gretel. Não queria, pois sendo ela filha de um general nazi, tendo presenciado tantas atrocidades, tendo tanta informação que poderia ter ajudado a reconhecer tantos criminosos de guerra, ela optou por viver na sombra e optando pelo esquecimento, mas acaba por sacrificar o seu silêncio para salvar um menino, coisa que foi incapaz de fazer há muitos anos atrás… e com este acto acaba por expiar os seus pecados e deixar que a sua história não permaneça somente nas suas lembranças.

 

Classificação: 5 estrelas


Podem ler a sinopse ou adquirir o livro utilizando os meus links de afiliada! 

Wook: https://www.wook.pt/?a_aid=60fe8431a7210

 

Bertrand: https://www.bertrand.pt/?a_aid=6118def71f535

 

Saída de Emergência: http://www.saidadeemergencia.com/afiliados?uaft=153186&huaft=542cb012a81d8175bae861718d126dee



#desafiolivrólicosdecáedelá_2023 #aromas_de_cor #lereessencial #instabooks 

#bookstagram #bookstagrammerportugal

1 comentário:

  1. Olá Helena 🙋‍♀️
    Comprei esse livro ontem e pela sinopse ja me convenceu 🙏

    ResponderEliminar