24/01/2023

Sob um Céu Escarlate, Mark Sullivan (Opinião)

 

Título: Sob um Céu Escarlate

Autor: Mark Sullivan

Editora:  Cultura Editora

Lançamento: Novembro de 2018

Páginas: 464


Período de Leitura: 16 a 21 de Janeiro 

Sinopse: Pino Lella não quer nada com a guerra ou com os nazistas. Ele é um adolescente italiano normal - obcecado por música, comida e miúdas, mas os seus dias de inocência estão contados. Quando a sua casa em Milão é destruída pelas bombas dos Aliados, Pino junta-se a uma via-férrea subterrânea ajudando judeus a escapar dos Alpes e apaixona-se por Anna, uma bela viúva seis anos mais velha do que ele.

Numa tentativa de protege-lo, os pais de Pino forçam-no a alistar-se como soldado alemão - julgando que assim o manteriam longe de combate. Mas Pino é ferido e depois recrutado, aos dezoito anos, como motorista pessoal do general Hans Leyers, o caudilho de Adolf Hitler na Itália, e um dos comandantes mais misteriosos e poderosos do Terceiro Reich.

Agora, com a oportunidade de espiar o Alto-Comando Alemão, Pino luta em segredo, suportando os horrores da guerra e da ocupação, tendo a sua coragem reforçada pelo seu amor por Anna e pela vida que ele sonha que um dia compartilhar.

 

Opinião: Já li alguns livros sobre este tema, passados em vários países, mas pouco conhecia sobre o que se tinha passado na Itália. Não sabia como  Milão tinha sido severamente atacada e que acontecimentos tão bárbaros lá tinham tido lugar, o papel importante da resistência para passar aos Aliados informações vitais para o término da guerra. Não conhecia este herói desconhecido, Pino Lella, como tantos outros que ajudou judeus a fugirem do país e passou informação vital aos aliados.

Este é um romance biográfico, sobre Pino Lella, não se trata de um livro que podemos pousar e dizer pronto é um livro, uma história fictícia baseada nas atrocidades da II Guerra Mundial, não. Esta é a sua história, da sua família, amigos, de como a sua vida em três anos passou da felicidade para um terror marcado pela perda e destruição.

O autor visitou Pino na Itália, e com ele percorreu os locais que vemos mencionados no livro, relatou os acontecimentos que aí sucederam e a par com uma pesquisa exaustiva nasce este romance, que nos dá a conhecer parte de uma história como nunca antes contada. 

A história conta-se pela visão de Pino, como ele percepcionou os acontecimentos, como os seus familiares e amigos viram os acontecimentos. Pino desempenha um papel chave na ajuda prestada ao judeus, numa primeira fase, na casa Alpina, ainda adolescente, leva as pessoas por caminhos de montanha até à Suíça para que escapem. Já maior de idade junta-se a uma organização nazi, com o intuito de espiar e passar toda a informação que consiga, e se consegue! Através do general Leyers, Pino recolhe muita informação, que passa ao seu tio Alberto, este encaminha-a para a resistência.

Ainda assim, vemos como as pessoas ignoravam o destino dos judeus, dos que se opunhas à doutrina de Hitler, que a informação que recebiam era a de que estas pessoas iam para campos de trabalho. Quando Pino começa a ver os trabalhadores nos túneis quando acompanha o general, os comboios com vagões carregados de pessoas como se fossem gado, é que percebe, nessa altura, que o seu trabalho como espião era vital e que tinha que ajudar o mais que pudesse. Correndo riscos enormes expõe-se a Anna, a empregada da amante do general, que acaba por ajudá-lo nos seus planos para descobrir mais detalhes sobre os planos do general, a encobrirem a resistência, em especial um operador de rádio. 

Vemos também, o papel que a Itália desempenhou no sustento da Alemanha, este país foi pilhado de tudo, graças ao seu ditador algo louco como Hitler, Mussolini estava preso numa vila, mas as suas tropas eram fiéis a Hitler, permitindo as pilhagens, os roubos sucessivos que deixaram o povo italiano na penúria e a passar fome. E no fim da guerra a crueldade com que ambos os lados trataram os prisioneiros, os colaboracionistas… numa guerra como esta eventualmente todos perderam algo ou alguém. E Pino que acabara de descobrir o amor, acaba por perder a mulher dos seus sonhos de uma forma extremamente cruel.

Acho que o autor é um excelente contador de histórias, esta fascinou-me, emocionou-me, fez-me chorar e também ficar aborrecida quando acabou, porque acho que passou tão rápido que queria mais história ou certamente percorrer as ruas de Milão para conhecer as referências feitas no livro.

Uma história que não serve só para ser mais uma entre outras, mas que se destaca das outras por ser baseada em acontecimentos reais, por mostrar a realidade da época, as tomadas de decisão de cada um, as diferentes maneiras de lutar contra o regime de Hitler, fosse um clérigo, um homem do povo, um soldado, à sua maneira todos e cada um, lutaram e tentaram ajudar não somente as suas famílias e amigos assim como os judeus. Este é um livro certamente a ler e a recomendar !

Como Pino existem tantos heróis desconhecidos, ainda hoje vi um vídeo sobre Nicholas Winton que ajudou a transportar cerca de 600 crianças judias para a Inglaterra. Sempre a aprender!

Classificação: 5 estrelas


Podem ler a sinopse ou adquirir o livro utilizando os meus links de afiliada! 


Wook: https://www.wook.pt/?a_aid=60fe8431a7210

 

Bertrand: https://www.bertrand.pt/?a_aid=6118def71f535

 

Saída de Emergência: http://www.saidadeemergencia.com/afiliados?uaft=153186&huaft=542cb012a81d8175bae861718d126dee



#desafiolivrólicosdecáedelá_2023 #aromas_de_cor #lereessencial #instabooks 

#bookstagram #bookstagrammerportugal



0 comentários:

Enviar um comentário