05/06/2021

Leituras 2021: Deve ser Primavera algures, Pedro Rodrigues



 
Este foi uma estreia para mim com o autor. Pensando eu que seria um livro de leitura leve e despreocupada comecei a sua leitura com a postura leve e pensando que seria um romance bonito com um final feliz. Pois não foi, é uma história triste, que fala de abandono, de desilusão e dos enganos e desenganos que a vida proporciona.

Senti pena da mãe, de coração embrutecido pelo abandono do marido, pela luta que trava numa tentativa de criar os filhos, mas fraca de espírito, presa a à religião e ao temor a Deus, mas pouco consequente no quanto as suas ações afectariam os seus filhos, condenando-a à solidão.

Acompanhamos o crescimento dos dois filhos, com a sua mãe abandonada, perdida e que nada faz senão resignar-se. Fiquei tão, mas tão triste, pelo destino de Joaninha, uma menina que poderia não  ter conhecido um lado tão negro da vida, e que por causa da sua mãe, das suas cruéis palavras, “se perdeu” nos caminhos da prostituição, sendo tão inteligente pensei que conseguisse triunfar e melhorar a sua vida. Mas não vive presa à sua mãe alcoólica e a seu irmão Manuel, que é doce, inocente e sofre de um atraso de desenvolvimento mas adora a sua irmã.

Com esta leitura senti pena, do que Joana poderia ter sido, do que Manuel sentiu ao ser tirado à mãe, é uma história que contada sem grandes floreados, nos deixa acima de tudo tristes e revoltados, com a vida, com o destino e com aquele pai que partiu é mais não quis saber dos filhos!

Este é um daqueles livros que nos enganam, capa linda, título bonito é uma história que nos parte o coração e a que não podemos ficar indiferentes!


0 comentários:

Enviar um comentário