06/06/2021

Leituras 2021: O tempo entre costuras, María Dueñas


Este livro esteve  na minha estante algum tempo, saiu de lá por conta de um desafios de leitura conjunta do grupo Clube de Leitura Manta de Histórias. E foi uma surpresa tão, mas tão boa! A escritora tem mesmo o dom da palavra e as descrições são fantásticas! Por vezes penso que tenho cá tantos livros em casa que devem ser tão bons e ainda não lhes peguei!

O que senti com esta leitura? Que era difícil cumprir as metas diárias, porque queremos sempre ler mais um bocado. Um bom livro é difícil de deixar, e a história de Sira é (foi) boa demais!

A história narra os acontecimentos passados em Espanha e Marrocos durante a guerra civil e a segunda guerra mundial. Acompanhamos a jovem Sira Quiroga, que trabalha com a sua mãe num atelier de alta costura em Madrid, conhece um jovem, decidem casar, até que a ambição do noivo leva Sira a uma loja de máquinas de escrever. Será esse momento que vai mudar o destino de Sira, aí se perde de amores por Ramiro e vai virar a sua vida do avesso por ele!

Mas Sira sofrerá devido a este amor louco, e em Marrocos passa de mulher enganada, iludida a uma mulher que se dota de recursos, se reinventa após os acontecimentos dramáticos que vive e com uma ajuda improvável de um inspector da polícia local e uma “comerciante” algo invulgar! Sira vai triunfar e reerguendo-se como uma fénix das cinzas, cria uma persona chamada Arish, abrindo uma casa de alta costura para as damas da sociedade marroquina. Com ajuda de alguns mas poucos bons amigos, luta para melhorar a sua condição, para trazer a sua mãe da Espanha em guerra, envolve-se em espionagem, conhecendo aquele que será o seu grande amor e fazendo pelo seu país o que poucos conseguem fazer e de maneira invulgar!

Entre Tetuán, Madrid, Lisboa, Sira fazendo da costura, a sua arma de luta, vai ajudar os ingleses a espionar a alta sociedade alemã, através das esposas dos militares e dignitários alemães tanto em Tetuán como em Madrid. E será em Lisboa numa missão altamente perigosa que Sira, reencontra o seu amor, também ele um espião ao serviço de sua Majestade!

O livro é extremamente rico, nos detalhes históricos, arquitectónicos e no retrato da sociedade da época. Numa escrita minuciosa, sempre apontando todo e qualquer detalhe que saberemos ser essencial à construção da narrativa. 

Fiz esta leitura através de um desafio da Manta de Histórias e ainda bem que a decidi fazer, pela história, pelo contexto, acima de tudo pela mulher forte que Sira se tornou e o exemplo que se tornou!


0 comentários:

Enviar um comentário