20/06/2021

Leituras 2021: Segredo Mortal, Bruno M. Franco


 O meu primeiro livro do autor, um livro fora do género que aprecio e a vontade de apoiar os nossos autores, uma boa combinação. No início confesso ter ficado um pouco confusa, pois não conseguia, associar o evento que devastou Lisboa, com a história, claramente esta foi uma excelente estratégia para nos aguçar a curiosidade. E mais para o final compreendemos onde ambas as histórias de entrelaçam, onde passador presente se reúnem num final que faz todo o sentido!

Gostei da história contada a três vozes, Carlos vítima de um esquema complicado, o inspector Leonardo e o criminoso Lúcio! Descreve ainda a dinâmica entre o inspector Leonardo e a inspectora, e a sua parceira, Marta Mateus. Desde o início que pressentia que havia ali uma faísca, e o desenrolar da história só veio confirmar as minhas suspeitas. E confesso que a personagem da Marta Mateus me agradou muito, espero que nos próximos livros, sim porque certamente haverão mais, a mesma tenha mais destaque!

Os inspectores têm uma boa sinergia e esta vai ser necessária para a resolução do crime macabro, que ocorre na praia da Fonte da Telha. Acho que esta parte do relato foi arrepiante, a história pinta um criminoso doentio, com um tal requinte de malvadez que nem sei que diga, pensei, mas há disto em Portugal? Esta é uma realidade nossa? 

Mas a polícia persegue, inicialmente, o criminoso errado, e será Carlos, um jovem despreocupado num dia, que se torna perseguido e um fugitivo no outro. Está foi a personagem que mais dificuldade tive em ler, ao início não percebi porque fugiu ele da polícia? Porque não contou a sua versão da história e ajudou à investigação? Mas isso tanto teria criado o impacto e permitido a história secundária, dos verdadeiros pais de Carlos! 

É uma narrativa, que nos prende, cativa e torna-se difícil pôr o livro de lado. Está bem construída, com uma linguagem simples mas envolvente,  somos transportados para uma história, dentro de outra história, um puzzle de pequenos pedaços que no final se completa e nos deixa completamente surpreendidos! Espero ler mais deste autor e que a despedida da dupla de inspectores tenha sido um até breve!


0 comentários:

Enviar um comentário