26/06/2021

Leituras 2021: Um longo caminho para casa, Alan Hlad


Ao ter espreitado umas páginas deste livro, não resisti e comprei-o, isto porque fiquei logo com a ideia de que seria diferente, um “olhar fresco” sobre um conflito tantas vezes descrito, romanceado e trabalhado sobre diferentes ângulos.

Este é, ainda que sob a forma de romance, um livro que relata a importância que foi dada aos pombos, na transmissão de informação entre a França ocupada e a Inglaterra, num esforço de libertar a Europa do jugo nazi.

E foi uma história deveras cativante, pelas descrições detalhadas, pelos acontecimentos narrados e pelo contar da história sobre diferentes perspectivas. O americano Ollie, que após a morte de seus pais, decide juntar-se ao exército britânico e pilotar aviões no esquadrão da Royal Air Force. Susan a neta de um importante local tratador de pombos chamado Bertie. Será Susan e a sua adorada Duquesa, que com o seu conhecimento determinará o rumo de uma importante operação, que foi determinante em lograr os planos nazis de ataque à Inglaterra. 

O romance acaba por ser um compêndio de informação sobre o Serviço Nacional de Pombos que participou na chamada Operação Columba, em que milhares de pombos transportaram mensagens chave através do canal da Mancha, estabelecendo a comunicação entre militares ingleses escondidos em França e rebeldes franceses com os ingleses. Acaba, assim, por ser Duquesa parte essencial e determinante na história, mas por ser também, o elo de ligação entre os dois apaixonados. 

O que mais me agradou no livro: Susan, como ela lutava e enfrentava as situações que não lhe agradavam. Uma mulher destemida, idealista e apaixonada pelos seus pombos, vimos isto várias vezes ao longo do livro, recordo particularmente a sua indignação ao saber como estes eram transportados nos aviões e largados em França, e como manifestou o seu desagrado!

O outro lados da história, contada por Ollie, é também muito interessante, Ollie é generoso, altruísta e apaixonado por aviões, por diversas vezes temos descrições exactas dos aparelhos, das suas características, das suas limitações. É modesto mas com uma paixão por voar que poucos suplantavam. E no entanto no livro Ollie nunca pilotou, não foi o aviador herói, foi um espião por acidente e também ele teve um papel fundamental no desenrolar dos acontecimentos! 

Diferentes perspectivas de um conflito, através dos olhos vividos de Bertie, da apaixonada Susan, do destemido Ollie, da resistência francesa e do seu convívio diário com o inimigo! E da Duquesa a mensageira perdida de uma história de amor, que anos mais tarde, reúne os apaixonados que se julgavam mortos (perdoem o spoiler!).

Não sei porque mas foi um livro que me tocou muito, de certa forma relembrou-me o relacionamento que tive com o meu avô, que tinha poucas palavras, mas gostava de nos ensinar coisas sobre abelhas, sobre carpintaria, como tratar das vinhas… assim era Bertie passando a sua sabedoria a Susan e ajudando-a a manter a esperança em dias melhores.

Em suma um livro que me surpreendeu, com uma escrita excelente e que me cativou, desde a capa até ao último ponto final!






0 comentários:

Enviar um comentário