Título original: The Paris Secret
Autora: Lily Graham
Edição/Reimpressão 05-2022
Editor: TopSeller
Páginas: 208
Período de Leitura: 11 a 12 de Julho
SINOPSE
Valerie tinha apenas 3 anos quando viu Paris pela última vez. Perante os horrores da Segunda Guerra Mundial e das perseguições nazis, foi enviada pelo avô para Inglaterra com um familiar, para longe do único lar que alguma vez conheceu. Duas décadas após o final da guerra, Valerie, já adulta e praticamente sozinha no mundo, está determinada a regressar a Paris e perceber o que aconteceu com os seus pais.
Ao saber através de um amigo que a livraria do avô está à procura de contratar alguém, Valerie responde ao anúncio e, dando um nome falso, trava conhecimento com o taciturno e rabugento Vincent, que não a reconhece. E é aí que, entre livros e a sombra de um passado com feridas difíceis de sarar, Valerie fica a conhecer a trágica história de uma Paris ocupada pelos nazis, de um amor proibido e de uma mãe disposta a sacrificar tudo pela sua filha.
***********************
Opinião: a narrativa deste livro é feito na terceira pessoa e ocorre em três épocas diferentes, o presente num comboio onde Valerie,a personagem principal dosa recorda a sua história, a parte principal da narrativa em 1962 quando Valerie parte em busca da sua história e em 1940 onde se são os acontecimentos que potenciam a história subsequente.
Assim o livro vai contar-nos a história de Valerie, uma jovem que viveu parte da sua vida em Inglaterra coma sua tia-avó após a ocupação nazi em França. Valerie pensava que não tinha mais família, mas através de um anúncio de jornal descobre que o seu avô continua vivo e que partilham uma paixão comum por livros. Valerie responde ao anúncio com um nome falso e enceta uma viagem de conhecimento, a procura de si mesma e a descoberta daquele avô resmungão e tristonho.
A pouco e pouco Valerie descortina a história da sua família, é levada pelo fio do tempo através de um diário, das fotos que consegue ver do avô e através do mesmo e uma amiga comum que descobre a verdade sobre quem ela é. Valerie vê-se rodeada pela memória da sua mãe, ali mesmo naquela livraria, na Paris ocupada de 1940, ouve histórias sobre a crueldade para com os judeus, sendo a sua amiga uma e que conseguiu fugir atempadamente após se envolverem ambas perigosamente com a resistência francesa. Histórias sobre o assédio constante às mulheres, ainda o abuso com a ocupação de negócios e a imposição na casa das pessoas e também a escassez vs o luxo com que viviam os nazis.
Este é um livro emocionante, que nas suas poucas páginas nos conta muito, traz-nos a narrativa de dois romances e ainda nos fala do amor e sacrifício que por vezes se tem que fazer em nome desse amor. Assistimos à história de amor de Valerie e Freddy, o seu vizinho de longa data, à história da mãe de Valerie e o nazi por quem se apaixonou e casou em segredo. E ao amor e sacrifício dp o avô de Valerie, pois teve de abdicar dela para a manter em segurança, após a libertação de Paris.
O Segredo da Livraria de Paris é por certo um livro que vou recomendar, uma história que fala sobre a ocupação nazi e tudo aquilo associado à mesma, mas fala de um tema que nunca tinha visto abordado, as crianças filhas de nazis e ocupados, filhos de histórias de amor impossíveis, crianças que são marcadas e carregam um estigma, consideradas traidoras, e símbolos do sofrimento que as pessoas queriam esquecer. É por certo um livro a ler, fala de resistência, amor, força, sacrifício, família e amizade e a história cativa-nos do início ao fim.
Classificação: 5 estrelas
Podem ler a sinopse ou adquirir o livro utilizando os meus links de afiliada!
#desafiolivrólicos2022 #aromas_de_cor #lereessencial
0 comentários:
Enviar um comentário